Alimentos comuns podem ser tóxicos para os nossos animais de estimação
Escrito por Dr. Weaver Sherry
Nós todos amamos nossos animais de estimação. Para muitos de nós, uma maneira de mostrar o amor é através de guloseimas especiais, entre elas, o alimento humano. Mas não abuse, tanto quanto nós, eles estão ao alcance da epidemia de obesidade e, estas pequenas delícias podem ser gostosas e promover alegria entre os donos e cães. No entanto, é importante perceber que os cães e gatos são diferentes dos seres humanos e algumas particularidades em matéria de alimentos, podem resultar em tragédias para os pais desinformados.
Um dos mais recentes e facilmente acessíveis alimentos humanos altamente tóxico para cães, é xilitol. Xylitol está presente em produtos de gomas de biscoitos sem açúcar. Quando ingerido em quantidades relativamente pequenas, este adoçante pode resultar em baixa de açúcar no sangue, convulsões, insuficiência hepática e morte. Estes sintomas podem aparecer tão rapidamente quanto 30 minutos ou até 12 horas após a ingestão, e o tratamento deve ser rápido e agressivo, porque podem ser fatais.
Uvas e passas têm sido apontados recentemente de induzir insuficiência renal em alguns animais. Essa falha pode ser permanente e põe o animal em risco de vida. Não parece relacionar-se com o volume ingerido e, nem todos os animais parecem ser igualmente suscetíveis. Apesar de alguns cães comerem uvas durante anos, o indicado é para evitar uvas e passas completamente.
Devido a artigos como este, muitas pessoas já estão conscientes da toxicidade do chocolate em cães e gatos. Com a popularidade recente dos chocolates que são 60 e 70 por cento de cacau, este risco se tornou muito mais grave. Chocolates escuros sempre foram mais tóxicos do que os chocolates de leite. As doses tóxicas de chocolate podem causar batimentos cardíacos anormais, insuficiência renal e morte. A dose tóxica é dependente do peso, os cães pequenos correm maior risco, mas com os níveis cada mais elevados de cacau nos produtos de chocolate, agora mesmo os cães maiores estão em risco.
As cebolas são saborosas para nossos animais de estimação, assim como para nós, mas também as cebolas podem ser perigosas. Altos níveis de ingestão de cebola em cães e gatos podem causar anemia com risco de vida. Com toda a exposição a substâncias tóxicas, os minutos contam, e é preciso saber o que fazer para salvar uma vida. Mais importante - você deve ter o número de telefone do controle de veneno, o telefone do seu veterinário regular e um hospital. Encontre primeiro o controle do veneno antes de qualquer coisa, Normalmente você vai ser orientado para fazer o seu animal vomitar para se livrar de algumas das substâncias tóxicas. O vômito pode ser induzido com uma colher de chá de peróxido, se você não tem, dê o de ipeca. Dê o peróxido pela boca com intervalos de minutos, dando tempo ao animal para relaxar entre os vômitos. Uma vez que ocorra o vômito em poucos minutos, é urgente a procurar da ajuda profissional de um veterinário qualificado. Certifique-se de ter uma idéia do quanto da substância do seu animal ingeriu e há quanto tempo isso aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário