quinta-feira, 5 de maio de 2011

É dificil alimentar um cão mais velho?

Achei esse artigo da Dra. Becker muito bom e esclarecedor. Bolinha (BBB), já dá sinais de que não é mais um bebê e, diante disso, tenho procurado me informar sobre a individualização da sua dieta alimentar já que conto com outros animais em casa com idades e necessidades diferentes. Gostaria de ter mais tempo para dar a ele toda a atenção nutricional que necessita, porque carinho, isso ele tem de sobra.

Por que muitos donos não sabem como que alimentar seus animais idosos ?

Segundo a Dra. Lisa M. Freeman, uma professora da Escola Cummings de Medicina Veterinária da Universidade Tufts, fabricantes de alimentos para animais de estimação Uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Tufts descobriu que a maioria dos proprietários de animais nos EUA, acreditam totalmente no que prometem alimentos “seniors”, informações que podem não ser verdadeiras.

A maioria acredita que os cães mais velhos devem comer de forma diferente do que os adultos, mas apenas metade deles utilizam realmente uma dieta sênior. A realidade é que as necessidades nutricionais devem ser adaptadas para cada animal de forma individual - não se baseando apenas na idade do animal.
Nem AAFCO (Association of American Feed Control Funcionários), nem o National Research Council (NRC"poderia usar um aumento da proteína, diminuindo a proteína ou mantendo-o mesmo."
Os entrevistados da pesquisa (bem como muitos veterinários) geralmente acreditam que as fórmulas alimentares sênior do cão possuem baixas calorias e contêm menos proteína, gordura e sódio.
De fato, das 37 fórmulas comerciais sêniors testadas pelo Dr. Freeman e seus colegas não têm necessariamente diminuição dos níveis desses três ingredientes e, a contagem de calorias por xícara varia amplamente, de 246 para mais de 400.
(Fontes: PetfoodIndustry.com 01 de abril de 2011
Levantamento de opiniões sobre Exigências Nutricionais de Cães Sênior e análise dos perfis dos nutrientes de dietas comercialmente disponíveis para cães Senior)

Comentários Dra. Becker:

"Sabemos que a mudança dietética para os seres humanos acontece de acordo com o avançar da idade. E enquanto há poucos estudos comprovando a recíproca em animais pode-se dizer que acontece o mesmo com animais: “ cães e gatos também têm necessidades nutricionais especiais à medida que envelhecem.”
No entanto, como nos humanos, a dieta do animal deve atender suas necessidades nutricionais individuais, que podem ou não, serem similares a outros cães de sua idade. Observar a condição corporal do seu cão e de qualquer doença subjacente são considerações mais importantes do que sua idade.
Na maioria dos alimentos comerciais para cães, testados pelo Dr. Freeman e co-autores do estudo da Universidade Tuft,s, haviam algumas coisas em comum, incluindo:
• Redução de calorias


• Redução de proteína


• Diminuição dos níveis de fósforo e sódio


• Aumento da fibra


• A adição de suplementos como os ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e suplementos comum
Vamos observar cada tópico em relação aos cães:
Um cão velho, não é necessariamente gordo.


Alimentos com valor calórico reduzido para cães sêniors obviamente não é uma boa escolha para um animal de estimação que esteja com um peso bom ou é muito magro.


Muitos cães mais velhos conhecem os sinais de envelhecimento, tais como:
• O apetite diminui


• Dificuldades de manter os alimentos na boca e de mastigação


• Redução no olfato e paladar


• diminuição do metabolismo e atrofia muscular


Qualquer um desses ou sua combinação, pode causar ao seu animal de estimação, a perda de peso em seus anos de seniores, e ainda a maioria das dietas comercializados para cães mais velhos têm menos calorias do que as fórmulas de manutenção de adultos.
Se o seu cão sênior está com sobrepeso ou obeso, o controle do alimento e a pratica regular de exercício aeróbio, são as chaves para ajudar seu amigo peludo a perder os quilos extras e manter uma condição corporal adequada.
As necessidades de proteínas não diminuem com a Idade do seu cão, na verdade, estudos apontam para uma maior necessidade de proteína para eles com o avançar da idade. As fórmulas alimentares sênior do cão reduzem o teor de proteína baseadas numa lógica defeituosa.
Uma proteína da qualidade excepcionalmente pobre, utilizada na maioria dos alimentos comerciais para animais de estimação; provoca dificuldades nos organismos jovens e saudáveis, imagine então, nos corpos mais velhos, prejudicando os rins e o fígado, quando da tentativa da digestão e assimilação do alimento não biologicamente adequado Anos de uma dieta baseada em péssima qualidade de proteína, provoca nos rins e no fígado o comprometimento das funções renais e hepáticas, porque o alimento «sénior» para cães contêm menos proteínas do que as fórmulas de manutenção de adultos.
Com o passar dos anos, os órgãos do animal começam a falhar e uma dieta de proteína de baixa qualidade, vai ser extremamente prejudicial


É uma situação lamentável, porque o seu cão realmente precisa de mais proteína como a idade - não menos -, para manter a massa muscular magra e órgãos saudáveis com boa função imunológica. Mas a proteína que faz os cães prosperarem, não pode ser processada, a preferência é que seja crua.
Adicionar fibra não é biologicamente adequado para cães, muito embora seja verdade que alguns cães idosos têm problemas com a constipação, a fibra adicionada a alimentos comerciais para animais de estimação não é a melhor resposta.

Uma fórmula sênior com fibra aumentada pode fazer o cocô do seu cachorro ser mais frequente, mas que irá bloquear a absorção de nutrientes saudáveis. Fibra em demasia pode criar uma barreira no intestino delgado, que impede antioxidantes, vitaminas e minerais sejam assimilados
Para evitar a constipação em cães de qualquer idade, ao invés de comprar uma fórmula comercial com fibras, eu recomendo o seguinte:
• Alimente com uma dieta úmida, equilibrada, rica, e apropriada.
• Ofereça suplemento com enzimas digestivas e probióticos.
• Verifique se o seu animal de estimação pratica exercício diariamente.
Se a fibra adicional for necessária para as necessidades individuais do seu cão, tente estas alternativas mais saudáveis do que as formulas comerciais.
pó de casca • Psyllium: 1 / 2 colher de chá por cada 10 quilos de peso corporal 1-2 vezes ao dia na comida;
• vegetais de folhas verdes escuro: 1 colher de chá por cada 10 quilos de peso corporal 1-2 vezes por dia com alimentos;


• Fibra de Coco: 1 colher de chá por cada 10 quilos de peso corporal 1-2 vezes ao dia na comida;
• Sementes e fibras de abóbora: 1 colher de chá por cada 10 quilos de peso corporal 1-2 vezes ao dia na comida;
Não conte com nenhum alimento processado de Omega-3, os ácidos gordos ou suplementos comuns com Omega-3, são muito sensíveis ao calor e luz. O processamento comercial de alimentos para animais de estimação torna ómega-3 em ácido inútil.
Tecnicamente, eles ainda estão nos alimentos, mas não estão mais ativos ou para serem úteis ao organismo do animal.
Eu recomendo a suplementação com óleo de krill, um outro óleo de peixe ou DHA de algas para fornecer seu cão com uma boa fonte de ômega-3.
Os suplementos comuns são outra área em que eu não contaria ser de boa qualidade ou benéfico. Os valores adicionados aos alimentos não fornecem níveis terapêuticos de apoio. Eles são adicionados para melhor comercializar os alimentos. Se o seu cão mais velho precisa de ajuda para as articulações doridas ou antioxidantes adicionais, recomendo consultar o seu veterinário holística sobre os seguintes suplementos:

• Sulfato de glucosamina com o MSM, meristoleate cetílico, a membrana da casca do ovo
• Rhus Tox Homeopática, Arnica
• Ubiquino
• Alimentos Supergreen, como SpiruGreen
• As fórmulas anti-inflamatório natural (ervas como açafrão e mandioca, enzimas proteolíticas e nutracêuticos)
• Injeções
Eu também recomendo que você converse com seu veterinário holístico sobre se o seu cão sênior precisa de uma dieta que restrinja o consumo de fósforo e sódio. Isso vai depender das suas necessidades nutricionais individuais e quaisquer desafios de saúde para o que está se propondo.

Baseado no levantamento de Tufts, parece que a maioria dos "seniores" fórmulas no mercado parecem ser mais errado do que certo.
Aconselho você a discutir necessidades alimentares de seu cão senior com um veterinário holístico que compreenda a importância da nutrição adequada da espécie e as necessidades individuais de cada animal de estimação."













Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.