"Sabores que conquistam e dão a preferência" |
Substâncias utilizadas em alimentação humana e animal para emprestar sabor e aroma aos alimentos industrializados; é, na busca do sabor que conquista o paladar dos cães, que os palatibilizantes são desenvolvidos.
"A palatabilidade de um alimento é seu grau de aceitação por um animal, de acordo com as respostas sensoriais a características químicas e físicas específicas, a saber: cheiro, gosto e textura. A combinação de cheiro e gosto é normalmente denominada 'sabor' ("flavor", em inglês).1
A importância relativa das propriedades sensoriais que determinam a preferência por um alimento difere discretamente entre cães e gatos. Nos cães, o cheiro vem em primeiro lugar, seguido pelo gosto e depois textura; nos gatos, a ordem é cheiro, textura e gosto. Ambas as espécies são particularmente sensíveis a odores e gostos associados à carne,2 mas a aparência do alimento tem pouca importância.
Quando diante de várias opções de alimentos, os cães primeiro os cheirarão e, quase imediatamente, decidirão qual deles querem comer. No entanto, eles irão periodicamente experimentar os outros, mesmo quando um dos alimentos detiver a preferência mais marcada. Se um alimento escolhido originalmente for mais palatável que os demais, os cães retornarão a ele rapidamente.3 Em geral, cães apreendem o alimento com seus dentes.
Por outro lado, os gatos não apenas irão cheirar todos os alimentos disponíveis, como também experimentarão todos antes de decidir qual comer, a não ser que o odor de um deles seja significativamente mais atraente.4
Gatos apreendem o alimento com a língua, e não com os dentes. Enquanto comem, os gatos podem mudar de idéia várias vezes. Tanto cães quanto gatos farejam bastante os alimentos desconhecidos antes de comer, o que aumenta muito o fluxo de ar através da mucosa olfatória" (Fonte: http://www.hillspet.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário