
ESSA checagem não precisa ser desconfortável para o cachorro. Na verdade, a veterinária sugere que você acostume seu bicho a receber carinho e toques suaves desde pequeno. “O animal deve estar deitado e relaxado. E o proprietário deve tocar o corpo do bicho, passando as mãos com suavidade por toda a pele”, ensina.
QUE partes devo checar?
PELE, áreas como orelhas, abdômen, patas e mamas merecem atenção especial. “Nas mamas o ideal é colocá-las entre os dedos e fazer uma leve pressão. Nunca usando força!”, diz a diretora do Pet Care. “Nos machos, é difícil o proprietário conseguir examinar os testículos, mas existem animais que permitem acesso a essa região. Nesses casos, é importante examinar também o local.”
O QUE observar?
Durante o toque, o dono deve buscar por nódulos, manchas, áreas sensíveis, machucados e sempre estar atento às características do animal. “Quando o toque é feito regularmente fica fácil perceber quando algo está diferente. É importante buscar orientação profissional sempre que algo anormal for encontrado”, alerta a médica veterinária do Pet Care.
QUANDO realizar?
SEMANALMENTE e antes de um passeio ou de um banho, durante a escovação dos pelos ou brincadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário