Mal hálito, gengivite, dentes tomados por “crostas” amareladas ou esverdeadas? São sinais de doença periodontal, o “tártaro”, que acomete 80% dos cães e gatos de forma significativa a partir dos três anos de idade. Esse mal silencioso pode ter consequências desastrosas para os rins, para as articulações e para o coração, já que grandes volumes de bactérias da boca têm acesso à circulação sanguínea do animal, podendo se instalar nessas estruturas.
Previna essa doença oferecendo uma dieta abrasiva (que exija mastigação), como a Alimentação Natural, à base de meaty bones (ossos carnudos) crus. Semanalmente, dê um osso recreativo para o pet limpar com gosto os cantinhos dos dentes que não foram atingidos com a mastigação diária. Saiba tudo sobre meaty bones e ossos recreativos lendo esse nosso artigo.
Evite oferecer alimentos ricos em carboidratos aos pets. Eles não têm necessidade alguma de carboidratos na dieta e esse tipo de comida se adere aos dentes, onde fermenta e propicia o “tártaro” e o mal hálito. Se possível, escove vigorosamente os dentes do pet pelo menos dia sim, dia não, com pasta e escova apropriadas para cães.
Esses cuidados, além de garantirem uma boca mais limpa e sadia, dispensarão a necessidade periódica de raspagem do cálculo dental (“tártaro”), que envolve anestesia geral e medicação com antibióticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário