quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Artrite em animais de estimação
"Impeça que essa doença debilitante cheque ao seu animal com medidas preventivas"
Dolorosa e debilitante, é assim que é definida a artrite, sendo ela mais comum do que se imaginava, inclusive em animais jovens, deixando de ser doença exclusiva da idade avançada. No Brasil ainda não existem números, mas nos EUA, 14 milhões de animais sofrem dessa doença e apenas uma pequena percentagem recebe tratamento adequado.
Definição - A artrite é uma inflamação que causa danos às articulações.
Causas de artrite em animais de estimação
As articulações do corpo do animal, são compostas de tecido mole e de cartilagem, sendo o seu papel, fornecer amortecimento entre os ossos para permitir o movimento normal. Artrite em animais tem causas diferentes do que a artrite nas pessoas. Nos humanos, a artrite é uma condição relacionada à idade, já em animais, é mais freqüentemente causada por um dos seguintes procedimentos:
* Perturbações do Desenvolvimento, para o quadril ou cotovelo ex. displasia
* Alto teor calórico, dietas baseadas carboidratos que faz estimação crescer mais rapidamente do que a cartilagem, induzindo déficits cartilagem
* Lesão ou trauma de uma articulação, como uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA)
* Infecção bacteriana ou carrapato cargo
* Doenças auto-imunes que alteram o sistema imunológico do animal para atacar a si mesmo
Animais velhos e de raças grandes são mais propensos a desenvolverem artrite do que os cães jovens, de raças pequenas ou gatos, por razões óbvias. Quanto mais tempo uma articulação é usada durante a vida útil de um cão, mais favorece as doenças.
O peso de um animal, coloca uma quantidade correspondente de stress em suas junções, assim que um cão de raça grande ou gigante será mais incapacitados pela artrite do que um cão de pequeno porte. Além disso, problemas comuns de ossos caninos como a displasia da anca ou do cotovelo são alterações mais freqüentemente observada em cães de crescimento rápido
Se o seu cão ou gato está com sobrepeso ou obesos que significa mais pressão sobre as articulações também.
A seguir, alguns sinais de alerta precoce de artrite em cães:
* Dificuldade de ficar pé a partir de uma posição sentada ou deitada
* Resistindo toque, choramingando ou chorando quando fr tocado
* Dormir mais do que o habitual
* Ganho de peso de uma diminuição da atividade física
* Favorecer mais uma perna
* Perda de interesse em atividades fisicas
* Mover-se lentamente ou rigidamente
* A relutância em saltar, correr ou subir escadas
Pode ser mais complicado de identificar artrite em seu gato. Os gatos, quando não se sentem bem, e ao contrário dos cães, eles não costumam denunciar, mesmo na presença de uma condição dolorosa como a artrite.
Se você tem um gatinho, fique atento para mudanças de comportamento que sugere problema, como a artrite, incluindo:
* A relutância em saltar até seus pontos favoritos em móveis ou outras superfícies, ou uma incapacidade para ganhar a altura necessária
* Eliminação fora da caixa de areia, especialmente se a caixa tem os lados alto ou por alguma outra razão é difícil para o seu gato para entrar ou sair de algum local.
* Diminuição do interesse em membros da família e outros animais de estimação
* Não é mais com a sua urina ou fezes na caixa que ele se alivia
* Falta de apetite
* Tornar-se menos ativo
* Dormir muito
* Desgaste muscular nas pernas
As Lesões precoces pode levar à artrite, anos mais tarde um animal de estimação
Muitas doenças comuns na meia idade desenvolvem-se como resultado de uma lesão (às vezes muito mais cedo), que aconteceram mais cedo e que, muitas vezes aparentemente somem sem traumas.
Filhotes são ainda, criaturas desajeitadas e, uma queda das escadas ou um salto para o chão de uma superfície elevada pode levar ao cenário de uma degeneração articular futura.
Uma das lesões mais comuns que eu vejo na minha prática é a lesão cervical em cães propensos a salto ou empurrão contra a coleira durante os passeios.
Vejo lesões semelhantes causadas por instrutores do cão mal-informados e os proprietários do animal de estimação que acreditam que empurrando o cão pelo pescoçoquando ele está amarrado é uma boa maneira de corrigir comportamentos de pulos. Eu não recomendo esta prática, porque ela resulta muitas vezes em trauma cervical, o que leva à doença articular degenerativa como a idade do cão.
Gatos também podem ser atingidos por carros ou graves brigas, muitas vezes resultam em lesão ou trauma.
Obesidade + Falta de exercício = Artrite
A epidemia da obesidade do animal de estimação neste país está para ter resultados previsíveis, uma das quais é um aumento de cães e gatos com doenças nas articulações
Um animal de estimação do excesso de peso tende a sofrer os mesmos problemas de saúde relacionados à obesidade como uma pessoa obesa, poi s o excesso de peso , coloca uma enorme tensão sobre o seu cão ou gato, resultando muitas vezes em danos permanentes aos tendões e ligamentos.
A fim de manter um bom peso e ser perfeitamente saudável, seu cão ou gato deve utilizar uma dieta da espécie adequada e nutricionalmente equilibrada. Cães e gatos são carnívoros, dietas baseadas em carboidratos, mesmo as comercializadas por empresas de alimentos e intituladas como "gestão de peso" ou "baixo teor de gordura, não são o seu animal de estimação deve comer.
Além disso, carboidratos promovem a inflamação e são a última coisa que seu animal de estimação com um problema inflamatório deverá comer
Se o seu animal de estimação não é pratica exercícios , mesmo se seu peso está bom, é um forte candidato para a artrite quando envelhecer
Os animais são projetados pela natureza para o movimento. Se o seu animal de estimação não têm a oportunidade de ir passear com você, correr, brincar e fazer exercício físico aeróbico regular, pode acabar com doenças debilitantes que afetam os ossos, articulações, músculos e órgãos internos.
Seu animal deve exercitar-se pelo menos por de 20 minutos e fazer o coração bater mais por pelo menos três vezes na semana. Trinta minutos é melhor do que 20 - seis ou sete dias por semana é melhor do que três.
Alguns proprietários do animal de estimação, querem , assumir atividades de fim de semana para compensar o sedentarismo seu filhote de segunda a sexta-feira. Isso não merece ser feito, isso realmente pode ser prejudicial para o seu cão com um guerreiro de fim de semana. Se o corpo do seu cão não está bem condicionado, uma súbita explosão de atividade pode criar o tipo de lesões que levam a longo prazo, lesões articulares. Experimente o movimento físico diário que é muito mais seguro para o seu cachorro.
Seu gato precisa de muito exercício, tanto para o seu físico e bem-estar mental. Conseguir um gatinho fisicamente ativo pode ser desafio, então prepare-se para ser criativo. Nós usamos um ponteiro laser em minha casa para encorajar os nossos gatinhos para o exercício.
Não importa a idade de seu animal de estimação, o exercício é importante. Mesmo os gatos idosos e geriátricos e os cães velhos precisam de atividade física regular, mas não na mesma intensidade como animais de estimação mais jovens.
Mais sugestões para prevenir ou controlar a artrite no seu animal de estimação
Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir artrite debilitante em seu animal de estimação ou para melhorar substancialmente a qualidade de vida de um cão ou gato artríticas. Entre eles:
* Se o seu cão ou gato fica ferido, levá-lo para um quiroprático pet. tratamentos de Quiropraxia pode ser uma maneira eficaz, acessível de realinhar sua coluna para que ele não venha desenvolver uma lesão compensadorpermanente.
* Dê o seu animal de estimação massagens para aliviar a inflamação dos tecidos danificados e prevenir o agravamento do prejuízo através de uma compensação. Dar o seu cão ou gato massagens regulares é também uma ótima maneira de aumentar o vínculo entre vocês.
* Esticar seu animal de estimação é outra maneira de aumentar a saúde e mobilidade de suas articulações, tendões e ligamentos.
* Terapia laser de baixo nível é usado para melhorar a cicatrização, reduzir o trauma pós-inchaço e facilitar o alívio da dor de longa duração, estimulando a liberação de dor
* A acupuntura pode ser extremamente benéfico para ambos os gatos e os cães com doença articular degenerativa.
* Terapia aquática, também conhecido como hidroterapia, que utiliza uma esteira debaixo d'água para tirar a pressão nas articulações ou feridas dolorosas do seu cão. A terapia da água também melhora a saúde cardiovascular do seu animal, a força muscular e a amplitude de movimento. Na Piscina se usa movimentos normais do animal para melhorar a mobilidade.
* Adição de determinados suplementos de dieta do seu animal pode fornecer as matérias-primas para o reparo da cartilagem e manutenção, entre eles:
sulfato de glucosamina com o MSM
Rhus Tox Homeopática o
o Ubiquinol
o Natural fórmulas anti-inflamatórios (ervas, enzimas proteolíticas e nutracêuticos)
Trabalhe com o seu veterinário holística para determinar a melhor forma de tratar a inflamação e as dores causadas pela artrite seu animal de estimação, bem como a forma de nutrir a cartilagem restante.
Também indicamos ao seu veterinário sobre injecção Adequan, o que pode estimular o líquido articular rapidamente em animais com artrite.
Se no seu cão ou gato a artrite é avançada deve tomar medicamentos para ajudar a aliviar a dor e a inflamação, eu recomendo que você consulte um veterinário holístico para determinar quais os tratamentos alternativos podem também ser utilizados. Muitas vezes, quando uma abordagem integrativa é levado para a gestão da artrite de um animal, suplementos e terapias podem reduzir ou substituir a necessidade de drogas potencialmente tóxicas.
Não existem suplementos ou pílulas que melhorem a amplitude de movimento, assim quero enfatizar que a massagem, alongamento e exercícios apropriados desempenham um papel enorme no conforto do seu animal de estimação artríticos e qualidade de vida. (texto retirado do site da Dra. Karen Becker (http://healthypets.mercola.com)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um ótimo anti-inflamatório para artrite canina é o Trocoxil da Pfizer que você pode comprar sem sair de casa na Pets.Cão - http://www.petscao.com.br/buscar/?termo=TROCOXIL&categoria=
ResponderExcluir