segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vai um Boeuf Bourguignon aí?



Alimentos Gourmet para Animais de Estimação

O artigo abaixo, eu escolhi porque sempre achei muito sem graça as rações que eram oferecidas aos meus cães. Quando conheci o Cachorro Verde, da Sylvia Angélico, pude me aventurar por muitas outras informações sobre nutrição de cães e gatos e escolher a que mais acho adequada aos meus queridos peludos. É lógico que não estou desacreditando dos alimentos comerciais, até porque, até onde me informaram, são realizadas muitas pesquisas para seu desenvolvimento. Mas sabor e saúde devem andar juntos, vocês não acham? Bom, leiam e tirem suas conclusões.

“Esta noite em várias partes do mundo, muitas pessoas vão se sentar para um jantar aquecendo os restos do almoço ou pedindo uma entrega de pizza. Seus cães e gatos, entretanto, irão jantar como  epicuristas, beneficiários de uma revolução foodie que transformou muitas cozinhas em restaurantes de quatro estrelas para animais de estimação.

Os gatos que antes se regalavam com atum simples agora saboreiam em sua mesa, pratos como salmão selvagem, guarnecido com ovo soufflé e folhas verdes; toda essa sofisticação faz  parte da linha de pratos elegantes para gatos em um restaurante australiano temático de Weruva, com peixes nativos como barramundi e trevally.

A espécie canina pode degustar  no Café francês, uma mistura sedutora de pato, arroz integral, cenoura, maçãs douradas deliciosas e ervilhas oferecidos por Merrick, uma pequena empresa familiar em Amarillo no Texas ou, testar suas papilas gustativas no Havaí com Luau Kauai, frango com arroz integral, batata doce, camarão, ovo, alho e couve em um consommé de lagosta. A festa na praia é um dos deleites do cão Tiki de Petropics..

Na maioria dos lares americanos, as pessoas têm que apertar o cinto. A hora das refeições perderam um pouco do seu brilho. Mas...,  no chão da cozinha, no entanto, o quadro é otimista.

"Hoje em dia é considerado socialmente aceitável o tratamento de animais de estimação como membros da família o que se expressa com gastos generosos especialmente quando se trata de comida", disse David Lummis, o analista sênior da indústria pet.


Joe Davison, um consultor financeiro em San Francisco com lojas de Catnip & Bones na Chestnut Street, deu aos seus dois Labradores pretos um upgrade culinária cerca de quatro anos atrás. Eles agora jantam no Cookout Cowboy e Grammy Pot Pie, dois dos sabores retro-americanos vendidos por Merrick.


"Os cães adoram e, eu acredito, que essa alimentação contribui para suas magníficas pelagens, mas admito que é parcialmente baseado no que parece ser bom para mim, o Sr. Davison disse. "Você pode ver as ervilhas verdes e pedaços de batata, juntamente com os pedaços de carne. É surpreendente uma comida de gente. "

A nova geração de alimentos para animais feitos por chefs  detem apenas 5% do mercado de pet food, mas é um mercado promissor. As vendas no varejo de alimentos para cães e gatos ultrapassaram US $ 19 bilhões em 2011, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. Além disso, as margens de lucro no que é às vezes chamado de categoria super-premium, um nicho vagamente definido que abrange alimentos para animais natural, orgânico e gourmet, pode chegar a 40 por cento, em comparação com 30 por cento de marcas de prestígio e de 20 por cento das marcas padrão.

Os proprietários, chamados "pais de  animais de estimação" pelos fabricantes de alimentos super-premium, não se importam de abrir suas carteiras e pagar extra, mesmo em épocas de recessão.

Duas forças subjacentes têm intensificado o desejo de gastar: animais de estimação o envelhecimento desses animais e uma população cada vez maior de donos ricos que gastam dinheiro com eles.


A Associação Americana de Produtos para Animais (American Pet Products Association), afirma em seu mais recente estudo que em cerca de 4 em cada 10 lares americanos possuem um gato e quase metade, um cão. Cada vez mais, estes animais são de meia-idade ou idosos. A mais recente edição do "American Veterinary Medical Association nos EUA Propriedade Pet e Demografia Sourcebook ", publicado em 2007, relatou que cerca de 4 em 10 desses cães e gatos têm idade superior a 6.

Ao mesmo tempo, relatou, que as famílias com renda de mais de 70.000 dólares representa quase metade da despesa total em alimentos para animais em 2010, contra menos de um terço em 2000. Um novo estudo da indústria pet através de relatórios mostrou que, aqueles que ganham mais de US $ 100.000 por ano aumentaram a sua quota de pet food na despesa e agora respondem por cerca de um terço do mercado total.

Estes são precisamente os consumidores conscientes da importância de uma boa saúde, procurando restaurantes que satisfaçam os seus cães e gatos na hora das refeições.

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"Eles podem cortar despesas como comprar um  carro novo ou fazer uma viagem ao redor do mundo, mas eles não vão economizar com seus animais de estimação", disse Tom Nieman, o proprietário de uma empresa de alimentos – “Isso não vai acontecer."


Os gigantes do pet-food, empresas como a Nestlé Purina Pet Care, a fabricante de alimentos para gatos Fantasia Festa, enxergaram esse cenário e criaram as linhas de luxo. A Purina apresenta Medleys elegantes, um ramo de luxo Festa Fantasia, em 2006, com sabores como “Peru Florentino em um molho delicado com os verdes do jardim", que custa cerca de 20 centavos a mais do que um produto simples e vende por cerca de 70 centavos.

Em 2009, a empresa trouxe uma linha de aperitivos para gatos em sabores como o vapor de tilápia e caldo de atum Tongol. Para os cães, Purina veio com criações caninas Chef de Michael ("chef de inspiração, canino-desejado") em 2009, uma linha de alimentos secos e molhados em sabores como frango assado com guarnição de cenoura e milho. A empresa está adicionando costela, frango ensopado e sabores do peito de carne bovina neste inverno.
Embora não assutem a grande Purina, que controla cerca de um terço do mercado de pet food, as empresas de boutique têm registrado um forte crescimento, muitas vezes em casa dos dois dígitos, ao longo dos últimos anos.

Todos se beneficiaram grandemente quando em 2007 aconteceu algo terrível no mundo pet-food, quando o glúten contaminado na  proteína de arroz da China causaram insuficiência renal fatal em milhares de cães e gatos em todo o mundo. A proteína contaminada foi encontrada na comida para animais fabricada pela Menu Foods, uma empresa canadense que fornecia cerca de 100 pet-food marcas nos Estados Unidos.

Durante a noite, milhares de donos de animais em causa mudaram sua lealdade para pequenas empresas com uma identidade de marca construída sobre o uso de ingredientes puros, muitas vezes comercializados como " humana" e fabricado em usinas que também produzem o alimento enlatado para os seres humanos. Em alguns casos, os ingredientes são embalados à mão.
"Um monte de marcas da linha média premium, que ainda tem um monte de grãos e carboidratos em si, perderam a tração para empresas como a minha", disse Christine Hackett, que fundou Petropics com seu marido, Robert, em 2005, depois de trabalhar em pesquisa e desenvolvimento para Petco.

O cão Tiki e Gato Tiki representam um nicho, fantástico que, nos últimos cinco anos, estabeleceu uma identidade separada das dezenas de marcas de comida saudável e nutritivas que lotam as prateleiras de lojas pet. Os principios da saude continuam a fazer parte da campanha de marketing, mas o novo restaurante com estilo pet alimentos é um novo território, orientando as glândulas salivares suscetíveis de pais do animal de estimação.

"Nós queríamos que a arte, a culinária, a sensação de férias", disse Hackett, um devoto da cultura polinésia e arte tiki. "As receitas foram inspiradas em nosso próprio jantar quando comememos fora." Daí Luau Lanai para gatos (atum em caranguejo surimi consommé) e Maui Luau para cães (frango com arroz integral, batata doce, ovo, alho e couve em consommé de frango). Quem sabia que havia uma Margaritaville para animais de estimação?


Sr. Nieman, em Fromm, falou de sua visão da rede de produção de alimentos pets na formulação de sua "quatro estrelas" - linha de alimentos secos para cães e gatos. O Surf grão-livre e Turf para cães, uma viagem culinária em um saco, inclui ingredientes como salmão selvagem, pato, galinha e "escolhidos a dedo" legumes e frutas. O queijo de Wisconsin dá um toque sutil locavore.


A Linha Azul Buffalo de bistrô inspirada em comida de gato oferece receitas consagradas pelo tempo como o clássico boeuf bourguignon. A empresa tem também uma linha spa.


Refletindo uma tendência forte em jantar do restaurante, algumas empresas pet-food, deliberadamente tomam um desvio em torno de alta cuisine e traz de volta, deleites reinterpretados e atualizados. Alimentos Merrick para cão enlatado inclui tudo o que os americanos adoram;  tentações como hambúrguer e batatas fritas, Festa Trout Campfire e bagageira Gameday. Os gatos podem ir de regional com New England Ferver (peixe branco, lagosta, caranguejo, camarão e sardinha) e Southern Delight, uma mistura para lights de bagre, frango e lagostim.

Weruva introduziu na cozinha para gatos , uma linha de pratos com nomes bonitinhos stewlike como abóbora respingo Jack e Love Me Tender.

Nada é muito bom, quando se trata de oferecer a  bola de pêlo, persnickety que governa a casa. "Você fica muito feliz por ser  capaz de oferecer alguma coisa nova e ver o gato lamber todo o prato", disse Hackett de Petropics. "E os gatos o fazem!”

E você? O que tem oferecido ao seu mais querido e devotado amigo? Conta pra gente!

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