quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tártaro - Extração sem anestesia pode fazer mal

Dra Karen e um alerta sobre procedimento sem anestesia

Todos nós amamos nossos animais e para eles deixamos o que temos de melhor. Apesar de bem intencionados alguns cuidadores de animais vêm enfrentando tratamentos dentários sem abestesia


No entanto, esse tratamento odontológico sem anestesia é essencialmente um procedimento cosmético que aborda apenas algumas partes dos dentes do seu animal de estimação que podem ser vistas.
A questão que muitos profissionais de saúde do animal de estimação estão se perguntando é se os procedimentos sem anestesia estão fazendo realmente o que é necessário.
Uma das maiores preocupações que os veterinários têm, é que  raspando os dentes  a boca, que é  cheia de vasos sanguíneos, se torne frágil  entrada para as bactérias orais que podem cair na corrente sanguínea.
Uma vez que as bactérias entram na corrente sanguínea, podem infectar outros órgãos, como as válvulas do coração, resultando em uma doença conhecida como endocardite valvular vegetativo.
Leia na Faculdade de Veterinária da American Dental (AVDC) declaração de posição procedimentol sem anestesia.

  

Um exame/limpeza oral realmente  completo , não pode ser realizado em um animal de estimação que esteja acordado.Anestesia tem várias vantagens quando se trata de cuidar da boca do seu animal, incluindo:
  • Imobilizando o seu cão ou gato para garantir sua segurança e cooperação durante o procedimento, ele não vai compreender e é alto o estresse de ser pego a força.
  • Permite a um exame minucioso de todas as superfícies dentro da boca e a tomada de raios-x.
  • Permite o escalonamento abaixo da linha da gengiva onde a doença periodontal é mais ativa.
  • ausência  da dor.
Um cão ou gato que não está sedado simplesmente não vai tolerar uma inspeção completa da boca. Ele vai se movimentar muito, tornando o uso de instrumentos cortantes muito mais perigoso.
Limpeza abaixo da linha da gengiva de um animal totalmente alerta é algo que nunca deve ser tentado. Animais de estimação não gostam disso, porque não só o procedimento provoca um estresse tremendo, como também,  bastante dor.
E se extrações dentárias são necessárias, elas estão fora de questão para não-anestesiados .
Uma raspagem não-profissional, pode potencialmente dar aos proprietários  uma falsa sensação de segurança sobre o estado da saúde bucal do seu cão ou gato 
.
Mesmo que os dentes do seu animal de estimação que  você pode ver  - possam parecer limpos e frescos, após um procedimento sem anestésico, o que você não pode ver, é se realmente aconteceu a limpeza correta. Problemas como o acúmulo do tártaro abaixo da linha da gengiva ou gengivite, não são observados durante o procedimento, apenas arranhões e polimento dos dentes e,  as doenças  por via oral ocorrem abaixo das superfícies visíveis da boca do seu cão ou gato
Limpeza de dentes sem anestésico é um procedimento estético que não lida com problemas de gengiva ou outros riscos para a saúde geral do seu animal de estimação, desenvolvidos a partir da boca. Por não visualizar bem as gengivas,  não permite um exame mais detalhado  das  bolsas periodontais  ou da destruição do osso quando a  doença acontece.
A maioria dos cães mais velhos que são submetidos a procedimentos odontológicos sem anestesia  terminam com uma doença dental grave,  requerendo extrações múltiplas à medida que envelhecem.
No entanto,  há situações em que para remover a placa bacteriana e tártaro dos dentes de um animal o faço sem usar anestesia. Cada animal de estimação e situação é diferente. Eu não faria  sem antes realizar um minucioso exame dental, também não o faria, se não tivesse um histórico completo da boca do animal. Mas se, por exemplo, eu tenho um animal de estimação com um grande pedaço de tártaro, que é irritante na sua boca, faço a remoção  sem anestesia, se eu perceber que  posso fazê-lo facilmente e sem forçar o paciente.


Os donos sepre ficam angustiados quando precisam sedar seus amados animais. Se você está entre eles, Dr. Brett Beckman, escrevendo para dvm 360, oferece o seguinte conselho:
Práticas veterinárias como radiografia dentária e outros procedimentos odontológicos que  requerem anestesia, são realizadas por profissionais competentes que irão  monitorar seguramente o  paciente e lidar com quaisquer problemas que enfrentam.
A administração de pré-medicação em blocos  permite que os pacientes sejam mantidos com anestesia geral ligeira. Isso mantém os pacientes dormindo sem profundidade, mesmo quando extrações ou outros procedimentos invasivos são necessários, maximizando assim o débito cardíaco e da perfusão do tecido e manutenção da pressão arterial.
Para mais informações sobre o uso seguro da anestesia em animais de estimação, leia o meu artigo recente Que Você Precisa Saber Antes de o animal dormir.

Você pode ajudar a manter a saúde dos dentes do seu animal de estimação com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.