quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Transtorno Obsessivo Compulsivo em Cães e Gatos


Hoje eu trago para você, um importante assunto que há pouco tempo atrás passava despercebido, um comportamento que deve sim ser investigado e tratado o mais urgente possível em favor da nossa feliz convivência com os animais.
Observei que o nosso Bolinha, quando os nossos passeios ao ar livre demoram a acontecer, morde e lambe as patinhas tão fortemente que chegam a sangrar e, apresenta sintomas de depressão -  um outro exemplo, uma cadelinha que era nossa cliente em banhos no pet e que, apresentava um comportamento que nos causava muita tristeza e revolta; ela ficava o dia inteiro amarrada a uma arvore e só a noite  ia para um quarto de despejo dormir, o resultado: ela ficava o tempo inteiro rodando sobre si mesma, não parava, era muito triste.
O artigo abaixo me ajudou a entender esse transtorno  como preveni-lo ou tratá-lo de forma correta.


Comportamento compulsivo ocorre em muitos tipos de animais, incluindo cavalos, cães, gatos, pássaros exóticos, porcos e muitos habitantes zoo. Dois dos comportamentos mais comuns nos cães são; a lambedura, que resulta em dermatite acral (ALD), também conhecida como granuloma lamber e, a perseguição da cauda.
Em gatos, os comportamentos obsessivos mais comuns incluem engolir pêlos e a ingestão de substâncias não alimentares), alopecia psicogênica (perda de cabelo e calvície de grooming excessiva dos cabelos e da pele).
De acordo com notícias Práticas Veterinárias:
"Em pessoas com TOC e por analogia, em animais exibindo um comportamento compulsivo, o ciclo seria mais ou menos assim: a ansiedade leva ao desenvolvimento de um comportamento repetitivo (compulsão), que proporciona alívio temporário; mais tarde, um pensamento constantemente recorrente (uma obsessão) provoca ansiedade crescente. A compulsão alivia a ansiedade, e assim o ciclo se propaga."
Animais com distúrbios compulsivos tendem a ser aqueles que são relativamente ansiosos e que vivem sempre presos. Não é comum encontrar esse distúrbio de comportamento em animais descontraídos. Uma natureza ansiosa pode ser herdada, no entanto, a pesquisa indica um componente da natureza, por exemplo, uma situação de conflito pode desencadear um comportamento compulsivo
Ao considerar o tratamento para um animal de estimação com TOC, de acordo com Práticas Veterinárias:
"O enriquecimento ambiental por si só não será capaz de reverter um transtorno compulsivo, mas ausência de estresse, ambiente calmo e tranqüilo, podem prevenir o comportamento compulsivo e tornar menos provável uma recaída após o tratamento farmacológico bem sucedido.
A prevenção para impedir que um cão ou gato apresentem um comportamento compulsivo não é prender o animal, de alguma forma isso só levará a mais ansiedade, nada mais que isso... ."
Fontes: Notícias Práticas Veterinárias 23 de maio de 2011

Comentários Dr. Becker:
... "Infelizmente, eu vejo um monte de cachorro e gato obsessivo compulsivo em minha prática.

 É uma maldição entre as muitas bênçãos da vida moderna e conveniência. Nós amamos os animais com os quais compartilhamos nossas vidas e como causa dessa convivência, achamos que tratamos da sua saúde e felicidade, sem perceber que muito poucos de nós não estão em posição de permitir a eles, uma existência de acordo com sua natureza canina ou felina. verdade.
Na minha recente entrevista com Ted Kerasote, falamos sobre a compreensão da natureza essencial de cães - e, se eles fossem deixados à sua própria sorte? Ora, Viveriam vidas extremamente ativas, com enormes quantidades de atividades ao ar livre. Este seria o seu destino genético como descendentes de lobos.
Nossos gatinhos são solitários, mas são, naturalmente, caçadores e atletas. Seu lugar em nossas vidas dentro de casa não lhes permite a oportunidade de exercitar seus músculos de uma forma genética.


Sugestões para Prevenir, controlar ou reduzir TOC em seu animal de estimação
Em primeiro lugar: otimizar a saúde física de seu cão ou gato.

Oferecer uma dieta balanceada, com espécies apropriadas. A nutrição para cada espécie é a base da saúde e longevidade do seu animal. Nós somos aquilo que comemos, e isso serve para o seu companheiro também. Alimentá-lo com o que a natureza projetou-o para comer.

Prever um corpo resistente - estrutura e órgãos - com o exercício regular e consistente. Seu animal de estimação deve ter bom tônus ​​muscular - peso corporal saudável ... coração forte, pulmões, rins, fígado e outros órgãos ... e, uma boca limpa.
Assegurar o equilibrio do sistema imunológico funcional.
Equilíbrio é a chave aqui. O sistema imunológico do seu animal de estimação deve ser forte o suficiente para protegê-la de doenças, mas não auto-reativa ao ponto de criar alergias e doenças auto-imunes.

Se o seu cão ou gato está bem nutrido, com uma alimentação apropriada, em boa condição física com um coração saudável, não vacinado em demasia e, toma pouco ou nenhum medicamento, parabéns! Você já construiu uma base sólida para uma fantástica saúde física e mental do seu peludo.
Eu não vejo muita incidência de toc intratável em animais saudáveis e ativos fisicamente em meu hospital. Recomendo que você leve seu cão ou gato ao veterinário para um exame de bem-estar para garantir a origem do comportamento obsessivo; se é realmente comportamental e não uma condição física, como doenças da tireóide, que precisará ser tratada.

Se seu animal de estimação é um cão
A maioria dos cães, nas raças, especialmente maiores, não são fisicamente ativos quanto deveriam ser pelo tamanho. Pode ser um desafio cansar um cão grande, especialmente nas raças de trabalho ou desportivas.
Se seu cão está demonstrando comportamentos compulsivos, tente aumentar o seu exercício.

 
Algumas sugestões:
  • Passeios e caminhadas
  • Leve seu cão para um mergulho
  • Jogar e buscar a bola
  • Jogar cabo-de-guerra

  • Passear de bicicleta com uma coleira especial
  • Brincar de esconde-esconde com guloseimas e brinquedos
  • Andar de patins ou fazer jogging ao lado de seu cão
  • Envolva-se em adestramento de obediência ou rastrear eventos, flyball, agilidade ou outros esportes
Eu também recomendo que você ajude o seu cão a permanecer mentalmente estimulado com brinquedos de mastigação e com brinquedos inteligentes como o K-9. Use, também, colocar pequenos agrados ao redor da casa para ele/ela descobrir, junto com outros seus brinquedos favoritos.

Você pode também considerar investir em um colar de DAP ™ ou difusor para seu cão. DAP ™ é um acrônimo para Pheromone Dog Appeasing e é projetado para ter um efeito calmante sobre cães.
O colar parece funcionar bem para muitos proprietários do cão com filhotes que sofrem de stress relacionados com comportamentos.

Converse com seu veterinário holístico sobre remédios homeopáticos para comportamentos obsessivos.

Se o seu animal de estimação for um gato


Mudanças na rotina são extremamente estressantes. Quando você interrompe a rotina do seu gatinho, ela traduz a ele como uma perda de controle sobre sua própria sobrevivência.

Se um gato em sua casa está exibindo comportamentos OCD, a primeira coisa que você deve fazer é limitar drasticamente o número de eventos externos incomuns aos quais o seu animal de estimação está exposto.
  • Os gatos são independentes. Eles gostam de definir os seus próprios horários, exercem pleno controle sobre seu ambiente e, dependem apenas de si para a sobrevivência.

    Só porque o seu amado felino vive na casa com você não significa que ele perdeu a sua unidade para governar o poleiro. Assim, quanto mais você pode fazer para ajudar o seu gato a se sentir no controle e não um estrangeiro em uma terra estrangeira, menos stress que ele vai sentir.

    Algumas sugestões para o enriquecimento ambiental para o seu gatinho:
    • Alimentação e rotina de cuidados (caixa de areia escavar, escovação, etc) devem acontecer sempre na mesma hora, a cada dia.
    • Mantenha bacias do alimento e caixas de areia no mesmo local - não movê-los desnecessariamente.
    • Mantenha caixas de areia limpas, bem como roupas de cama.
    • Forneça uma variedade de brinquedos para gato aplicáveis às casas - escondedores, arranhadores / árvores, etc, e certifique-se que o seu animal tenha o acesso constante a estas guloseimas.
    • Considere colocar uma música suave durante uma hora ou duas a cada dia.
    • Você pode também oferecer brinquedos ou comida de dispensação para gatos, poleiros nas janela para que eles vejam o mundo lá fora.
    • Passe algum tempo todos os dias a brincar com seu gato, usando brinquedos interativos, como um ponteiro laser ou Pássaro de brinquedo.
    • Considere também dar remédios de estresse aos felinos como florais.
    • Discuta os remédios homeopáticos para o comportamento obsessivo com o seu veterinário holístico.


Farmacoterapia para Pet TOC


Como você deve ter adivinhado, eu não sou um grande fã do uso de ISRS (inibidores seletivos da recaptação da serotonina, como Prozac e Zoloft) ou N-metil-D-aspartato (NMDA) bloqueadores no tratamento de comportamentos obsessivos em animais.

As vezes são indicados em casos extremos, intratáveis ​​e / ou quando um animal está causando mal a si próprio. Às vezes, eles podem ser usados ​​como uma medida provisória para interromper o ciclo de comportamento, ao mesmo tempo outros remédios menos prejudiciais estão sendo tentadas.
Mas a minha recomendação geral é de tentar uma grande variedade de remédios naturais em primeiro lugar, uma vez que cada droga tem efeitos colaterais."

Um comentário:

  1. Ótima matéria! Poderias sugerir alguns tipos de remédios naturais para uma fase obsessiva compulsiva canina? Grata.

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.