Observar o nosso animal de vez em quando, nos alerta sobre possíveis doenças que, se graves, podem ser curadas a tempo e se comuns, podem ser combatidas sem que incomodem por tanto tempo o nosso amigo.
Assim, quando você for ao veterinário com o seu pedludo, vai poder dar importantes informações ao profissional que deverá compor o quadro, identificando mais facilmente o que está por trás do incômodo do cão/gato. O artigo abaixo no mostra como podemos fazer esse exame doméstico
CHECK-UP DOMÉSTICO ,O QUE OBSERVAR ?
OLHOS
Os olhos dos cães devem ser brilhantes e sem corrimento. Algumas raças apresentam algum corrimento, o que é normal desde que este seja líquido e claro. O corrimento não deve ser espesso ou amarelado/esverdeado. Vermelhidão e pálpebras meio fechadas não são normais
OUVIDOS
Os ouvidos devem estar limpos. Pode aproveitar o check-up para fazer a limpeza. Os ouvidos não devem ter feridas, excesso de cera ou zonas mais vermelhas.
BOCA
Nem todos os cães se mostram confortáveis com inspecções à boca, por isso deve habituá-lo desde pequeno a este exercício. As gengivas devem ser rosa e húmidas. Os dentes devem ser brancos e brilhantes. Tártaro, zonas inflamadas e feridas nas gengivas ou língua são problemas que devem ser colocados ao veterinário.
PATAS
Os pés são zonas sensíveis, devido às almofadas, e estão bastante expostas a perigos quando o cão sai à rua. Os pés devem ser verificados individualmente. Feridas, cortes ou objectos espetados devem ser tratados pelo veterinário. A zona entre os dedos não deve ter sujidade. As unhas não devem estar demasiadamente compridas, pois curvam e espetam-se nos pés do cão. Leve o cão a cortar as unhas regularmente ou se souber como, corte-as em casa.
PÊLO E PELE
O pêlo deve ser macio, caso o cão tenha o pêlo liso. Cães com pêlo cerdoso podem ter o pêlo mais áspero. A pelagem deve ser brilhante, sem zonas baças. Sem peladas, o pêlo deve crescer uniformemente, exceptuando nas raças com zonas do corpo mais peludas. Nestas raças, deve certificar-se que essas zonas têm de uma maior densidade de pêlos. A pele deve apresentar uma coloração uniforme, sem pontos vermelhos. Má nutrição e alergias estão por detrás de muitos problemas no pêlo/pele.
CORPO
O cão não deve ser nem gordo, nem magro. Coloque as mãos sobre a zona das costelas. As costelas devem poder ser sentidas esfregando levemente, mas não devem poder ser vistas. As pernas devem ser musculosas. Percorra o corpo com as mãos à procura de altos ou feridas.
CAUDA
Deve incluir a cauda na avaliação. Percorra a cauda e observe a reacção do cão. Este não deve mostrar dor. Levante a cauda e examine a zona genital. Esta deve estar limpa e com bom aspecto.
O check-up não depende apenas daquilo que vê. Qualquer mau odor, sobretudo da boca e orelhas, pode indicar problemas de saúde.
Em caso de dúvida, relativamente a um ou outro sinal, ligue ao veterinário e coloque-lhe as questões. Se for necessária uma visita ao médico, o veterinário, pode dar-lhe essa indicação.
http://youtu.be/IKhukpUJ0CY - nesse vídeo você pode observar melhor como fazer.
Fonte: arcadenoe.sapo.pt http://youtu.be/IKhukpUJ0CY - nesse vídeo você pode observar melhor como fazer.
http://www.dicaspraticas.com/articles.php?article_id=538&rowstart=1 )
Quem sou eu
DENISE DECHEN
Visualizar meu perfil completo
Páginas
VOCÊ AMA? ENTÃO NÃO SONHE COM ABRIGOS....
VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA TER UM BICHINHO?
VAI COMPRAR? ENTÃO TE FAÇO 1 PEDIDO....
ALERTA!!! NÃO SEJA VÍTIMA DE GOLPISTAS NA NET!
VOCÊ É UM PROTETOR? SERÁ? LEIA E REFLITA..
DA PRÓXIMA VEZ NA QUAL VOCÊ DISSER “EU AMO”, LEMBR...
Nenhum comentário:
Postar um comentário