quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Uma matéria importante - Leishmaniose: Governo fará teste com coleira impregnada

O projeto-piloto do governo servirá de estudo para avaliação da coleira impregnada com deltametrina a 4%
O MINISTÉRIO da Saúde anunciou na semana passada que fará um projeto-piloto de encoleiramento em massa de cães como uma das medidas de controle da leishmaniose visceral a partir de 2011. Segundo um representante do governo, o projeto-piloto será um estudo para avaliação da coleira impregnada com deltametrina a 4% quando utilizada em larga escala, como ferramenta adicional no Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral.
As coleiras chamadas de Scalibor e fabricadas pela Intervet/Schering-Plough Animal Health, devem ser distribuídas gratuitamente pelo governo para algumas cidades brasileiras consideradas endêmicas (ainda em estudo pelo governo), contempladas no estudo. Para quem ainda não conhece, a Scalibor é uma coleira impregnada de deltametrina a 4%, princípio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das ferramentas que auxiliam na prevenção da leishmaniose visceral.

Coleiras serão distribuídas gratuitamente pelo governo para algumas cidades brasileiras

"A LEISHMANIOSE Visceral é motivo de muitas polêmicas aqui no Brasil. Isso porque até esse anúncio do Ministério da Saúde, a única recomendação do governo federal era o sacrifício de animais infectados. A recomendação de sacrifício dos animais deixa um grupo crescente de donos de cachorros indignados, pois defendem que deveria haver pelo menos o direito de tratar dos seus bichos infectados pelo parasita Leishmania chagasi. O assunto é de difícil solução, já que a doença não tem cura e pode ser transmitida para outros bichos e até para o ser humano pela picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”." (Fonte: http://caninablog.wordpress.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.