sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TOXOPLASMOSE X GRAVIDEZ

Gatos e gravidez

A matéria abaixo me chamou atenção porque muitas vezes falta de informação provoca um mal maior.

Muitos médicos aconselham os donos de gatos, a livrarem-se dos gatos durante a gravidezdevido ao risco de exposição à toxoplasmose. Se não quer ficar longe do seu animal deverá tomar determinadas precauções simples, mas muito importantes, para evitar o contágio.
O QUE É A TOXOPLASMOSE?
A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita. As fontes comuns de infecção são as carnes mal cozinhadas, os gatos, as frutas e vegetais não lavados, ou solos contaminados por fezes de animais.

Ter gatos ou outros animais dentro de casa, trás responsabilidades, pois apesar de gostar muito do seu animal, deve manter as condições de higiene mínimas, tudo deve estar bem limpo. A única maneira de ter toxoplasmose transmitida pelo seu gato é através do contacto directo com as suas fezes. A maioria das pessoas nunca tem contacto directo com as fezes do gato! Para reduzir o risco de exposição a este parasita, deve usar luvas ao limpar a caixa de areia do gato ou na jardinagem em áreas que são frequentadas por gatos. Lave bem as mãos quando tiver terminado.
Uma vez que o organismo é eliminado nas fezes, leva 24 horas para se tornar activo e capaz de infectar. Por isso é importante trocar a caixa de areia diariamente. Se mesmo assim estiver preocupada com a sua gravidez, peça a alguém para limpar a caixa de areia por si. Outra forma de reduzir o risco de contagio é evitar comer carne mal cozida. Certifique-se de lavar bem, todas as frutas e vegetais frescos. Mantenha as mãos lavadas, especialmente durante toda agravidez. Isso irá reduzir o seu risco, também.

Hoje em dia um simples exame de sangue pode dizer se já foi exposta à toxoplasmose. O teste procura os anticorpos que são produzidos pelo sistema imunitário para a proteger do parasita dataxoplasmose. Se for exposta à toxoplasmose durante a gravidez, as probabilidade de defeitos de nascimento são mínimas. Os sintomas da exposição são semelhantes aos da gripe. Mas, não entre em pánico a toxoplasmose é tratável. Em caso de suspeita de contágio, ou qualquer outro sintoma diferente do habitual, entre em contacto com o seu médico e exponha-lhe os seus receios.

*Fonte: http://geekcats.com/balaio/m/articles/view/Gravidez-e-Gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.