sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Salmonelas – onde menos se espera!


Se você alimenta seu animal de estimação na cozinha, por favor, leia isto agora!

Algo que eu sempre fazia, mas agora não faço mais! Não por causa dos meus "filhos caninos", mas por causa de rações que podem estar contaminadas. Leia o artigo abaixo da Dra. Becker.

"Se você possui um animal de companhia e utiliza rações industrializadas, é necessário ter cuidados com a sua manipulação, pois é cada vez mais freqüentes os casos de pessoas contaminadas pelo contato com esses alimentos na hora de servi-los aos seus animais de estimação.  
Em 2007 houve a retirada das prateleiras, de alimentos para animais contendo Melamina, produto químico tóxico usado em plásticos, produtos de limpeza, laminados, fertilizantes entre outros, porque neles foi encontrado ácido cianúrico no glúten de trigo presente em determinados alimentos para animais de estimação, importados para os EUA da China.


A combinação de Melamina e Ácido Cianúrico é conhecida por causar insuficiência renal em animais de estimação, e, muitos deles ficaram gravemente doentes, outros morreram, após a ingestão de alimentos contaminados.

A maioria dos grandes fabricantes de ração animal e os fabricantes tiveram seus produtos retirados por suspeita de contaminação, em especial com a bactéria salmonela.


Em 2008, em razão de uma sequência de inúmeros casos de contaminação por salmonela, o principal fabricante de pet food Marte Petcare nos EUA, foi forçado a fechar suas portas. O CDC constatou que a contaminação ocorreu na sala de aroma da fábrica já que os alimentos secos foram pulverizados com intensificadores de sabor antes do empacotamento.    

 
Para obter uma lista completa de alimentos para animais de estimação recordado pelo nome do produto, visite FDA.gov. Como você verificar na lista, estão as marcas de alimentos para animais de estimação, que mesmo considerado de alta qualidade não estão isentos de contaminação.

Sinais e sintomas de uma infecção por salmonela em seu cão ou gato podem incluir:

        * Diarréia, às vezes sangrenta
        * Vômitos
        * Febre
        * Letargia
        * Perda de apetite
        * Dor abdominal




Salmonella é a bactéria mais comum entre os humanos. dados da agência de saúde, estima-se que  1,5-4 milhões de pessoas nos EUA são contaminadas cada ano, e cerca de 1.000 morrem.

A grande maioria das infecções humanas é proveniente de outras fontes de animais ou alimentos para animais de estimação, porém, a bactéria pode ser transmitida a partir de alimentos para animais de estimação para as pessoas de várias maneiras.


Seu animal pode eliminar a bactéria em suas fezes até 12 semanas após entrar em contato com salmonela - mesmo que ele nunca aparece doente.

Nas crianças a infecção ocorre por manipulação de alimentos para animais de estimação sendo as mãos o principal o veículo de condução da bactéria (crianças sempre põem a mão na boca) ou o próprio alimento.
Famílias que alimentam seus animais de estimação na cozinha parecem ser o maior grupo de risco, especialmente se houver crianças muito jovens (menos de dois anos de idade) em casa.
Existem suspeitas que os surtos de salmonela relacionadas com a alimentação podem ter acontecido pelo fato de que a bactéria salmonela se multiplica em alimentos para animais servidos em comedouros sujos.

 
Muitos dos sintomas de infecção por salmonela em humanos são semelhantes aos animais e podem incluir:



        * Náuseas e vômitos
        * Diarreia, sangue nas fezes
        * Dor abdominal
        * Febre e calafrios
        * Dor de cabeça
        * A dor muscular

    

Em um caso típico de salmonelose, os sintomas ocorrem dentro de 12 a 72 horas de exposição e dura de quatro a sete dias. A maioria das pessoas se recupera sem tratamento, mas para alguns, a diarréia é tão grave que a internação é necessária. Nesses pacientes, a infecção pode se espalhar para a corrente sangüínea e para outras partes do corpo. Crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos são mais propensos a ficarem gravemente doente com uma infecção de salmonela.


Como acontece a contaminação.

 
Curiosamente, a bactéria não aparece nos ingredientes do alimento;   Antes de serem embalados para o transporte, o croquete é enviado para uma sala especial para ser pulverizado com intensificadores de sabor. Esta sala é constantemente úmida, sendo esse o ambiente ideal para o crescimento da bactéria salmonela.


Estes aditivos são concebidos não só para tornar o sabor de alimentos secos mais atraentes para seu animal de estimação, mas também viciar o seu paladar a um determinado produto. Isto garante que você, sua dona coruja, se torne um cliente fiel de uma determinada marca de alimentos para animais de estimação.

Segundo a Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA):

"Muito embora os alimentos para animais de estimação contenham produtos de origem animal, e corram o risco de contaminação por Salmonella, E. coli e outros organismos, são cozidos a altas temperaturas o que garante que os organismos sejam destruídos - no entanto, se um aditivo contaminado (um aromatizante, por exemplo) é adicionado aos alimentos após o cozimento ou se entra em contato com materiais contaminados, esses alimentos serão contaminados.    A Salmonella pode viver em alimentos secos para animais tratados com sprays aromatizantes contaminados por meses depois que o produto é embalado e transportado. O que é preocupante: quase todas as marcas de alimentos para animais no mercado é tratado com "intensificadores de sabor."

Não importa a fonte de alimentos contaminados por salmonela no animal de estimação, o problema não tem solução simples. Na verdade, um especialista acredita que a situação vai se tornar mais generalizada.

"Já ocorreram problemas com os alimentos para animais de estimação antes", disse o Dr. Pascal James Imperato, presidente do departamento de medicina preventiva e saúde comunitária da Universidade Estadual de Nova York Downstate Medical Center, em Nova York." E reintera...
"Se a comida tinha qualquer produto de origem animal em sua composição, poderia ter acontecido a contaminação, ou se estava sendo processada em uma fábrica, onde também foram desenvolvidos outros produtos de origem animal, nesse quadro, a contaminação pode ocorrer facilmente", disse ele.
"Há uma maior industrialização na fabricação de produtos alimentares, tanto para seres humanos como para animais, através de complexos sistemas de processamento. Conseqüentemente, há maior possibilidade de contaminação", Imperato disse. "É provável que ocorram muitos mais casos
."
Como manter toda a sua família segura?
    
A maioria dos alimentos quando industrializados mesmo de maneira correta traz o sempre riscos de provocar doenças em pessoas e animais. Mas quando você prepara suas refeições em casa, usando alimentos frescos, saudáveis e práticas de bom senso para a cozinha, manuseio e armazenamento, exerce controle absoluto sobre a situação.
A única maneira de assegurar eu os seus familiares não sejam expostos a alimentos contaminados para animais de estimação, é preparar o alimento do seu cão ou gato pessoalmente. Isso não elimina totalmente o risco de exposição a alimentos comerciais para animais de estimação, mas feito corretamente, ele também irá proporcionar para o seu animal de estimação bem-estar e qualidade de vida.
Conclui a Dra. Becker:

"Se você está pronto para mergulhar de cabeça e aprender a alimentar o membro peludo da família peludo através de refeições nutritivas, existem diversas publicações sobre o assunto, inclusive , eu sou co-autora de um manual de como fazer, que inclui receitas para as duas dietas cruas e cozidas chamados alimentos reais para Saudável Cães & Gatos. A primeira seção do livro, após a introdução, aborda como preparar e armazenar a comida de verdade, o que você deve comprar para seu animal de estimação.
Para aqueles que pretendem continuar a alimentar seus animais com rações comerciais, comprometam-se a servir dentro dos padrões listados a seguir pela AVMA:
 * Lave bem as mãos depois de manipular qualquer alimento para animais de estimação;
* Não permita que crianças muito jovens, os idosos ou aqueles que estão imunocomprometidos manipulem alimentos para animais de estimação.
* Mantenha os alimentos para animais de estimação e guloseimas longe da comida da sua família.
* Não prepare alimentos para animais na mesma área ou com os mesmos equipamentos / utensílios que você usa para preparar os alimentos humanos.
* Não permita animais de estimação em bancadas ou outras áreas onde a alimentação humana está preparada.
* Durante a investigação de surtos de salmonela recentes, a alimentação de animais na cozinha foi apontada como uma fonte de infecção, e por esta razão, considere encontrar um local separado da sua cozinha para alimentar o seu animal de estimação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.