Claro que sim! Depende do que você entende por "Alimentação!"
O conceito de “Alimentos para Cães” ou “Alimentos para gatos” deve ser deixado de lado. A verdadeira alimentação é aquela produzida pela terra, para qualquer ser vivo, humano ou não.
Muitos donos têm receio de alimentar seus animais com alimentos ditos “humanos” sem perceber que cada dia mais, alimentos processados são lançados aos animais, sem controle ou vigilância; cães e gatos possuem o direito de receber alimentos saudáveis, frescos, assim como nós fazemos.
Lógico que os alimentos oferecidos devem ser adaptados para atenderem as necessidades nutricionais dos animais, no entanto, aqueles industrializados seguem o mesmo padrão dos nossos alimentos processados, são como oferecer um “shake”, substituindo as três refeições do dia pelo resto da vida. Você faria isso com seus filhos? Claro que não! Alimentos frescos são mais saudáveis!
Alguns profissionais recomendam aos donos que alimentem os seus animais com alimentos processados (rações, carnes enlatadas, etc) e, alguns até chegam a dizer que outro tipo de alimento que não a ração, é prejudicial a saúde dos animais já que alimentando-os de outra forma, estariam expondo sua saúde a riscos.
Esse paradigma tem deixado os proprietários confusos; na realidade, uma alimentação biologicamente adequada (incluindo aí uma variedade de alimentos frescos), é a única maneira de fazer o seu animal prosperar
De fato, um número crescente de veterinários condena o alimento processado (secos e enlatados), apontando-os como causa de doenças, alergias e até morte prematura em cães e gatos modernos.
Conclusão? Sim! Você pode e deve oferecer ao seu animal de estimação alguns dos alimentos que você come! Se esses alimentos possuem nutrientes corretos, serão os mais saudáveis que seus animais já consumiram.
Os veterinários favoráveis a alimentação natural, recomendam produtos frescos para uma dieta balanceada em termos de nutrientes. Para muitas pessoas o principal impedimento nesse caso, é o custo, já que os produtos frescos são mais caros do que alimentos industrializados. Entretanto, animais que recebem esse tipo de dieta têm menos problemas de saúde, o que significa reduzir as contas de veterinário durante toda a vida. Se você não tem tempo para alimentar o seu animal de estimação com produtos assim, não deve deixar de oferecer alimentos naturais ao longo do dia, na forma de frutas e verduras Lembre-se, (ainda que realmente saudáveis) não devem constituir mais de 15% do consumo na sua alimentação diária.
Frutas são uma das melhores guloseimas que você pode oferecer.
Uma salada sem molho, mas com abundância de vegetais folhosos verde escuro, também é bom para seu gato – já que eles mastigam as plantas domésticas por algum motivo, afinal.
Evite dar seus companheiros biologicamente carnívoros, alimentos inadequados, incluindo grãos, como aveia, soja, milho, trigo ou arroz. Cães e gatos não têm uma grande exigência de carboidratos e alimentando seus animais de estimação com destes alimentos pró-inflamatórios estará criando obstáculos desnecessários para a saúde metabólica.
Além disso, existem alguns alimentos que são tóxicos para eles;, uvas, passas, nozes de macadâmia e cebolas, não devem nunca compor os pratos dos seus animais.
Como escolher os alimentos ideais para o seu animal?
A Dra. Becker, a exemplo de outros veterinários, recomenda uma alimentação com alimentos crus como carnes, frutas e vegetais, dieta biologicamente adequada, dieta pelo resto da vida
Se você não puder, ou, não quiser alimentar o seu animal de estimação com uma alimentação equilibrada, dieta de alimentos crus, então recomenda-se que seja utilizada a melhor opção: alimentos enlatados de elevada qualidade (verificar os rótulos com ajuda ao seu veterinário), e, completar com nutrientes saudáveis.
A última opção seria um alimento seco (ração), feita com ingredientes de primeira qualidade humana, com pouco ou nenhum grão e muita água.
Mas não importa qual opção você escolher, lembre-se que você pode oferecer o seu cão e gato, frutas, verduras, castanhas e muitas outras frutas frescas, vegetais e carnes de forma regular.
Através dessa informação, você poderá conhecer melhor os alimentos, oferecendo com mais confiança aos seus animais o que existe de mais puro e fresco. “Eles merecem o mesmo benefício da vida, através de alimentos que você mesmo consome, e não há maneira melhor para começar do que através da partilha de alguns destes alimentos crus e saudavéis, com seu cão ou gato hoje.” (Adaptação dos comentários da Dra Becker - http://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/dr-karen-becker.aspx)
Nenhum comentário:
Postar um comentário