quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Quando e como fazer o desmame dos filhotes



Leona ainda está amamentando os filhotes que já contam com 8 dias de idade, mas como e quando acontecerá o desmame. Resolvi consultar alguns sites e fazer um apanhado para ilustrar da melhor forma esse tempo de transição que não é nada complicado - a Mãe Natureza é sábia.

Quando você leva um filhote pra casa, é bom falar com o dono do canil ou mesmo com o dono da mãe do cãozinho,  se o desmame já aconteceu e, que tipo de dieta ele vinha recebendo. Para que a adaptação ocorra sem sustos, é aconselhavel para ajudar o cachorro a se ajustar ao novo ambiente e, também,  para evitar problemas digestivos graves, que a dieta continue a mesma até que, se você quiser mudar para outra forma de nutrição, um alimento novo por exemplo, uma semana depois é o tempo ideal. 
Quando iniciar o desmame?
Os filhotes normalmente começam as mamadas após duas ou três horas do  nascimento, alguns, imediatamente depois que nascem. Com isso, se beneficiam dos anticorpos da mãe no colostro nas primeiras 16 horas após o nascimento, então, se observa como é importante que eles mamem, nesse momento, para que possam ganhar a proteção contra doenças.
Quantas vezes devem mamar os Filhotes?
Filhotes mamam a cada duas horas durante a sua primeira semana, na segunda semana passam a mamar a cada três horas e, até a terceira semana, as mamadas acontecem apenas de quatro em quatro horas. Depois de cda mamada , a mãe vai lamber os filhotes ao redor de seus órgãos genitais e do ânus, para estimular os movimentos intestinais e micção.
Melhores Práticas
Entre uma mamada e outra os filhotes devem ser afastados da mãe entre enfermagem para reduzir o stress da mãe e lesões no cachorro. Deve ser dado a mãe, um tempo depois da mamada para limpar cada um dos filhotes e ajudá-los a aliviar suas entranhas e de urinar.
Quando o Desmame começa?
A maioria dos criadores começam a desmamar filhotes após três e uma meia-semana de idade. Isto pode parecer muito cedo;  algumas pessoas argumentam que é muito cedo para o desmame - mas se o desmame for realizado lentamente, os  filhotes não serão prejudicados. Outros donos de animais não desmamam seus filhotes até que eles completem de quatro a seis semanas de idade, mas, mesmo dessa forma, o desmame também tem sucesso.
Há uma série de misturas que são úteis quando do desmame dos filhotes, como alimentos para bebés e substitutos do leite, mas a maioria dos especialistas concorda que os filhotes devem ser desmamados com uma mistura que contenham alimentos de alta qualidade . A ração pode ser colocada em uma panela com água morna, de modo que se torne mole, ou pode ser misturada com substitutos do leite para filhotes ou alimentos para bebês e em seguida misturados em um processador de alimentos.
Quanto tempo leva o desmame ser?
O período de desmame deve levar pelo menos, de três, a quatro semanas, se os filhotes já contarem com  uma idade  de três semanas e meio. Se  são desmamados com uma idade mais avançada (cerca de seis semanas de idade), o processo de desmame deve durar cerca de duas semanas.
Filhotes instintivamente começam a experimentar a comida da sua mãe  e logo eles vão começar a aprender a comer. Durante o processo de desmame, nunca se deve ser forçar os filhotes a comerem, em vez disso, devemos encoraja-los a explorar e comer a comida no seu próprio ritmo.
Saiba mais sobre o desenvolvimento do seu filhote, visitando o pet shop Dr pet na Rua Dona Mariinha Mendes, 21 - Inocoop - Alto de S. Manoel - Mossoró-Rn (na rua da UPA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.