segunda-feira, 3 de setembro de 2012

HIPOTIREOIDISMO - COLEIRAS E CASOS

Será que li direito? Coleiras de pescoço podem provocar lesões na glândula tireóide? Mas como?!!

TRATAMENTO HOLÍSTICO DO HIPOTIREOIDISMO EM CÃES

Na semana passada, uma cliente chegou aflita no DrPetShop - ao encerrar o passeio com a sua pastor, entrando a em casa, a cadela começou a vomitar sangue, o que a trouxe até nós. Diante disso, o
artigo abaixo (que me foi indicado para leitura, via twitter, do cachorroverde), fez uma ligação sobre o que iria compor o nosso cantinho hoje.  Corri lá pra ler e me encantei com o teor do artigo, mas ele estava em inglês, então, fiz a tradução para que todo mundo pudesse ter acesso a esse fabuloso estudo. Espero que todos compreendam que não sou uma poliglota, mas com boa vontade e a  juda do meu QM (especialista em nutrição animal) e da minha filha veterinária, ficou claro e suscinto. Boa leitura, mas se preferir em inglês, veja aqui

Coleiras, ferimentos no pescoço e alimentos processados contribuem para disfunções da Tireoide. mas, o que é HIPOTIREOIDISMO?


A Tireóide produz um hormônio chamado de Tiroxina - esse hormônio aumenta e acelera o metabolismo das celulas - "é mais ou menos como a chama do fogão; para cima, aumenta - para baixo, diminui.essa disfunção ocorre em seres humanos e também nos cães. Os gatos aparentemente desenvolvem mais o Hipertiroidismo (aumento da chama). nessa condição, os cães ficam letárgicos, coração fraco, músculos fracos, pele escamosa e insalúbre, sendo propenso ao acúmulo de gorduras e toxinas.

  • O Hipotireoidismo ocorre quase que exclusivamente em cães.
  • Prevalece em raças grandes, principalmente naqueles que puxam alguma coisa, ou que usam coleiras constantemente
  • Cães com Hipertireoidismo apresentam ferimento no pescoço pelo uso de coleiras.
  • A vacinação pode alterar o sistema imunologico resultando em danos na glândula Tireoide.
  • Na maioria  dos cães com essa disfunção, apresentam desnutrição
  • Cães com hipotireoidismo apresentam toxinas no fígado e barço.
Fatores Predisponentes
Alimentícios - Carboidratos
Todo mundo sabe que um combustível usado faz o carro quebrar. " na minha opinião, carboidrato e alimentos a base de cereais é uma das maiores causas da doença em cães e pessoas. D esequilíbrios digestivos e deficiências, resultam em  um estado de esgotamento  e agitação do sistema imunológico. " Os cães não pastam, em campos de milho e trigo, então por que as empresas de alimentos para animais recomendam alimentos com grãos?! PORQUE É MAIS BARATO!" Por muitos anos acreditei que as raças grandes eram genéticamente predispostas ao Hipotireoidismo, mas depois, pude perceber claramente a conexão -  cães grandes puxam a coleira (animados com o passeio), com muita força. Isso faz todo o sentido! Os cães puxam a coleira que exerce pressão sobre a Tireóide. Esse trauma gradual e repetido, conduz a inflamação da glândula, ativando o  sistema imunológico e a remoção da inflamação do tecido tireoidiano resulta na diminuição do hormônio da tireóide  e aí, acontece o HIPOTIREOIDISMO. Por esta razão defendo os peitorais e desde que passei a recomendá-los, vi a taxa de Hipertireoidismo cair de forma acentuada. 
Vacinação - Pode causar um ataque grave ao sistema imunológico - Dr Jean Dodds, da Califórnia  provou uma ligação direta entre a vacinação e o Hipotireoidismo. Devo concordar que a vacinação parece estar ligada a algum início precoce de hipotireoidismo em filhotes e também em cães vacinados repetidamente.
    
Lesões no Pescoço - Desempenham também um importante papel nesse caso. Se seu cão sofre uma lesão no pescoço, seja por problemas na coluna, queda ou puxões, o fluxo de energia é suprimido pela pressão nos músculos do pescoço e a glândula tireóide sofre as consequências. 
bcb

Minerais e o Esgotamento dos Nutrientes - Uma das principais causas da doença, além de uma dieta inadequada, a depredação do solo conduz às deficiências de vitaminas, minerais e nutrientes reduz a função da glândulas e órgãos. O iodo é um dos elementos mais importantes na funçãoda tireóide, entretanto, outros minerais e óleos ricos em ômega também são importantes. Por isso é importante a administração desses suplementos

Toxinas - Fator que precisa ser encarado como causador de doenças - todo mundo sabe que se o lixo, contido em latas, cestos, sacos etc., não for recolhido, vai apodrecer. Com os cães não é diferente e por isso, estão constantemente sob a influência das toxinas presentes nos alimentos e drogas. " Na minha experiência, a utilização de produtos farmacéuticos em medicina veterinária pode ser reduzida em 80%. A adição de produtos quimicos tóxicos, dificulta e retarda o processo de limpeza do organismo - esse processo pode ser comparado a purificação da água potável adiconando à  ela , a água de esgoto. Também aconteceu uma tendência de usar produtos mais baratos vindos da China (que tem a uma duvidosa história de recalls). Por isso, se você quiser manter seu cão saudável, ofereça a eles alimentos crus, de preferência, orgânicos.

Diagnóstico - No  hipotireoidismo primário TSH (hormônio estimulante da tireóide), os níveis são elevados e T4 ( thyoxin) e T3 ( precusor da tiroxina), são baixos. O THS aumenta quando o T4 e T3 caem; Então, o THS "solicita" a tireóide mais hormônios. Alguns profissionais medem os anticorpos da imunoglobina contra a glândula tireóide. Se o resultado for positivo para o Hipotireoidismo existem duas possibilidades;

1. Isso significa que a glândula ou estava traumatizada e o corpo produziu anticorpos contra os tecidos inflamados da Tireóide.
2. Ou que o sistema imunológico do corpo está em desequilibrio e ataca seus próprios tecidos. No entanto, em ambas as situações a prevenção e tratamento ainda consistem nos passos abaixo descritos e, é por isso que eu, nem sempre faço testes de anticorpos. 
 terapeuta ou quiropratico.

Prevenção 
  • Se o seu cão puxa muito a coleira, use o peitoral
  • Utilize alimentação crua ou pelo menos uma dieta cozida saudavel. evite alimentos processados.
  • Utilize suplementos que promovam um DETOX no corpo do seu animal
  • Adicione vitaminas naturais, como frutas e legumes orgânicos e peixes como sardinhas (pode usar suplementos)
  • Evite produtos quimicos para limpeza  de casa, gramados e jardins; prefira tratamentos naturais e fitoterápicos.
  • Leve o seu cão para exames regulares, a partir dos 5 anos com o profissional osteopata fisioterapeuta ou quiropratico.
  • Realize exames periódicos anuais da glândula tireóide a partir dos 5 anos de vida do seu cão.
Tratamento
  • Se os resultados lhe mostram valores um pouco acima do normal, sem sinais clínicos, aconselho a não usar hormônio sintético
  • Ofereça concentrado de clorofila para limpar o sangue
  • Trate o fígado usando um suplemento natural para limpeza desse órgão
  • Adicione vitaminas e fale com seu veterinário sobre suplementos
  • O uso de remédios homeopáticos é altamente recomendado, desde que seja com orientação de um medico veterinário homeopata.
Se os resultados estão bem abaixo do normal, sugiro seguir os passos acima e fazer os exames sempre depois de 2 meses.
Se os resultados são melhores que antes, continuar o tratamento e repetir sempre os exames em intervalos de 3 meses.
Porém,  se os resultados indicam uma piora, pode estar acontecendo que o corpo tenha perdido a capacidade de produzir o hormônio da tireóide de forma permanente. Nesses casos considere o uso da tiroxina, além dos suplementos. Synthroid e Eltroxin - são excelentes na minha opinião a Tiroxina é uma das drogas mais úteis, baratas e produzida naturalmente e não provoca efeitos colaterais.

O texto ficou claro pra você? Que assunto você gostaria de encontrar aqui? Conte pra gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.