sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cadelas grávidas e lactantes - nutrição correta

Cadelas grávidas e lactantes têm diferentes necessidades nutricionais daquelas quando estão fora desse período. Na verdade, durante esse período, a nutrição correta se torna um grande desafio Existem considerações especiais para a alimentação e cuidados para cadelas nesse estado. Geralmente, recomenda-se aos experimentados e bem equipados criadores profissionais, que na criação de filhotes, é muito importante manter os filhotes perto da mãe, até que estes se separem dela de forma natural, sem nenhum transtorno - sendo esse um procedimento que muitos criadores ainda não estão preparados. 
Noções básicas de alimentação

    
* Uma dieta especifica para cada fase da vida do cachorro é a melhor indicação.
    
* Para alimentação, escolha um alimento de cão formulada para todos os estágios da vida, ao invés  da formulada simplesmente para a manutenção de cães adultos..
    
* Os alimentos devem ter 1600 calorias digestíveis por quilo de alimento e, pelo menos, 22 por cento de proteína.
    
* A menos que o cão tenha uma tendência a engordar muito, deixe que ela faça as suas quantidades.
    
* Se ela parece estar perdendo peso, tente umedecer a comida ou a faça a mudança para um alimento nutricionalmente mais denso.
    
* Mantenha sempre agua em  abundância numa tigela limpa. 

Ajustes durante a gravidez

    
* A gravidez canina tende a durar cerca de nove semanas. Para as primeiros seis ou sete semanas, a ingestão de alimentos não deve ser muito maior do que o normal.
    
* Entre as semanas seis e sete,o  peso da fêmea irá aumentar.
    
* Em nove semanas, o seu apetite pode variar ou desaparecer. Isso geralmente é um sinal de que os bebês vão nascer no dia seguinte ou no outro. Não deixe de consultar um livro ou um especialista sobre o comportamento ou eventos que podem acontecer bem como problemas que possam surgir e seus sinais

.Lactação

    
* Após os filhotes nascem, vem o momento mais difícil da vida nutricionalmente do cão: a lactação. Espere sua dieta  aumentar progressivamente ao longo dos próximos 20 a 30 dias, os filhotes crescem e ficam fortes.
    
* Até o primeiro mês é através, da mãe que pode estar comendo 2-4 vezes a quantidade de comida que ela comeu antes da gravidez.
    
* Dê-lhe tudo o que ela quer e incentive-a a comer umedecendo a comida.
    
* Na terceira ou quarta semana, os filhotes provavelmente vão começar a mordiscar seu prato,  é nessa hora que devemos apresentá-los aos alimentos sólidos. 

Desmame dos filhotesEntre seis e oito semanas, os filhotes são desmamados normalmente. O processo seguinte é recomendado para ajudar a parar a produção de leite e fazer a transição  mais fácil para a mãe quanto possível.

    
* No dia do desmame, não dar à mãe qualquer alimento, apenas água.
    
* No dia seguinte, dar-lhe um quarto de seu consumo de pré-gravidez, no dia seguinte, 1/2, e o seguinte, 3/4.
    
* Ao quinto dia, ela deve voltar à sua dieta normal, embora você possa aumentá-la para as que perderam peso durante a gravidez, até que alcance o peso normal.
Alimentos

 

No início da gravidez e depois da fase de lactação, pode ser necessário mudar a comida que a mãe vem recebendo. Quando você muda alimentos, deve misturar gradualmente o novo alimento com o velho por duas semanas. Se você aumentar gradualmente a quantidade de novos alimentos e diminuir a quantidade do antigo, fazer a transição vai ficar mais fácil.





Um comentário:

  1. Dr. Pet minha cadela da raça pastor alemã está muito magra após o parto estou dando leite 3 vezes ao dia e a ração molhada com legumes processado e carne . É correto?

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.