quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Por que os gatos miam?

Depois que DOM veio finalmente morar conosco na nova casa, muita coisa sobre gatos que eu não sabia, acabei aprendendo e, muito ao contrário do que se fala por aí, são seres incrivelmente fiéis e carinhosos. Algumas vezes, o comportamento como animal de estimação não é similar ao do cão, mas o fato é que muita coisa ainda não descobrimos sobre os felinos. Por exemplo - POR QUE ELES MIAM?

A voz de um gato é realmente tão individual como qualquer ser humano. Você pode possuir um gato que quase nunca faz um pio ou você pode ter um felino muito falador. Raças diferentes terão diferentes miados soando bem. Gatos siameses, por exemplo, são famosos seus "miaus" agudos..



"Olhe para mim!"



O tipo mais comum de miado, é grito plangente de um gato para chamar a atenção. Observar pode fazer muito para ajudar a determinar por que o seu gato está miando. Se ele está andando para trás e para frente na cozinha, provavelmente quer comida. Se está miando quando você acabou de chegar em casa,  provavelmente está apenas contente de ver você e quer ser acariciado ou ir no colo.

O miado de boas-vindas, especialmente quando repetido consistentemente, também está relacionado ao acasalamento. A gata no cio vai miar constantemente para anunciar sua disponibilidade para machos. Em alguns gatos isso pode se transformar em choro prolongado em todas as horas, dia e noites.

Às vezes um gato fará um som vibrante e estranho quando  vê uma presa, e não pode pegar. Ninguém está inteiramente certo porque os gatos fazem isso. Alguns sugerem que  é simplesmente um som de antecipação felina ou frustração, como alguém bater os lábios. Algumas pessoas pensam que é uma manobra por parte do gato para atrair suas presas para investigar o estranho barulho.

Rosnar, cuspindo assobio, e gritando todos os gritos são agressivos ou defensivos. Normalmente é bastante claro, se um gato está bravo ou assustado. Da mesma forma, ronronando mostra pequenas necessidades a serem atendidas.
Se você tiver um gato silencioso que de repente começa a miar, ou um gato que mia alto e que pára de repente, isso pode indicar que o seu gato está doente. Você deve prestar atenção especial aos gatos que começam miando constantemente, se a sua bandeja está suja ou se  a sua panelinha de ração está seca. Qualquer um destes motivos  indicam  sinais de que seu gato está em algum tipo de angústia.

Escute e aprecie a conversa de seu gato. Ele quer ser compreendido e atendido.

O nosso DOM, mia muito quando quer dar suas voltinhas no jardim. E você, já parou para identificar o que os miados do seu gato querem dizer?

2 comentários:

  1. Meu gato tem miado constantemente ,e ele quase nao miava,sera que esta nucio ? (macho).

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.