quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Gatos e Infecção Urinária - Quando acontece


O seu gato estava bem de saúde e de repente passou a  a urinar  fora da sua caixa de areia  -  por exemplo, no sofá, na sua cama ou até em seus sapatos? Ele pode estar apresentando sintomas de uma infecção urinária.
Infecções do trato urinário (ITU) ou doença do trato urinário inferior dos felinos (FLUTD), que geralemente são geralmente são causadas ​​pelo acúmulo de cristais urinários onde se formam pedras que  impedem a passagem de urina.

É algo que o seu veterinário logo vai reconhecer e tratar. No entanto, UTI não tratada por um longo tempo pode ser fatal.
Os sintomas costumam aparecer 
  • Micção freqüente sem passar muito líquido
  • Esforço ou dificuldade para urinar
  • Sangue na urina
  • Urina com mau cheiro
  • Urinar fora da caixa de areia ou em locais impróprios
  • Dor na região da bexiga
  • Febre
  • Letargia
  • Ronrosnar ou chorar durante a micção
  • lambedura excessiva da região genital
Outros sinais de infecção urinária
Os sinais de uma UTI podem passar despercebidos e, são muitas vezes confundidos com problemas comportamentais. Então, atenção para qualquer mudança de comportamento do seu bichano (mudança nos hábitos da caixa de areia), sendo, no caso, consultar o Veterinário para descartar qualquer suspeita de problemas urinários.
Como tratar
Diante da confirmação de uma UTI  seu veterinário irá prescrever antibióticos para tratar a infecção e pode recomendar uma ração especial (comida de gato prescrição da dieta) para complementar o tratamento.
saiba como prevenir
Incentive o seu gato a beber mais água. Como os gatos gostam de beber água que escorre continuamente, tente usar um pet rega automático ensinar seu gato a beber mais líquidos.
Uma nutrição adequada também  é um fator importante no tratamento e prevenção UTIs. Procure alimentos especialmente formulados para a saúde urinária que foram testados e revisados ​​pelos órgãos competentes
Fique atento para  que o seu gato tenha amplo acesso à sua caixa de areia e que ela esteja sempre limpa. Se você tiver vários gatos em sua casa, deve criar uma caixa de areia por gato e limpá-las diariamente.
Gostou do artigo? Tem alguma informação complementar, deixe um comentário, estamos sempre querendo ouvir você.

2 comentários:

  1. Perdi meu gato no dia 24/032014, por causa da infecção urinária. Estou preocupada com os outros gatos. Levei ele ao veterinário mas já era tarde, ele acabou morrendo.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se existe outra alimentação além de ração. Acho que vou mudar de ração para carnes e peixes. Estou com medo de perder outros gatos. Em 2012 perdi um gato com o mesmo problema. Não sei como agir. Troco de ração sempre que posso para evitar que o problema se repita.

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.