terça-feira, 18 de outubro de 2011

Gatinhos e a Constipação


Constipação em gatos é de simples solução, mas sempre negligenciada.
(Texto Traduzido - http://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/default.aspx)


A constipação em gatos geralmente é causada pela ingestão inadequada de líquidos.
Os gatos contam com a comida que comem para fornecer a hidratação que seu corpo necessita. Então, o alimento seco é biologicamente inadequado para alimentação  dos felinos e é, muitas vezes,  a principal causa da constipação.

Obesidade, falta de atividade física e vida ao ar livre, podem piorar a constipação. Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar um gato que sofre de constipação.

Hoje nós estamos discutindo constipação felina
A causa mais comum de constipação em um gatinho é a ingestão inadequada de líquidos. Os gatos são, por natureza, bebedores pouco freqüentes e ineficientes da água. Eles dependem de sua dieta para a maioria da sua ingestão de água, que é como a natureza criou que as coisas.

Mas aqui reside o problema. Muitos gatos são alimentados com ração seca, o que não é a comida adequada.
Os gatos são carnívoros projetados para caçar ratos.

Camundongos, como se constata, proporcionam o equilíbrio perfeito de fibra (sua pele), proteína e umidade em um pacote minúsculo. Os ratos são 70 % de água, o que fornece a quantidade ideal para seus corpos se manterem hidratados e lubrificados.


Causas da constipação em Gatos

Quando a dieta natural de um gato é substituída por um alimento que contém apenas 10 a 12 por cento de umidade, desidratação e constipação são sintomas comuns. A falta de umidade faz com que os rins fiquem estressados, e as fezes por sua vez, secas, duras e dolorosas para passar - uma condição conhecida como prisão de ventre.

Se seu gato é obeso e também não faz exercício a  desidratação e constipação é exacerbada. A atividade física estimula o peristaltismo (contrações musculares), que ajuda a mover as fezes através do cólon. Os gatos criados em casa são incentivados a comer demais e se locomoverem muito pouco.
Como posso saber se meu gato está constipado?
 Todos os gatos devem cocô diariamente, com fezes de cor marrom, formado (não solta), e macio o suficiente para deslizar pelo cólon. Se o seu gatinho não é faz essa excreção diária ou está produzindo fezes duras, ele poderá estar sofrendo de Constipação.

Nem todo gato constipado deixa de fazer  na caixa de areia ou apresenta vômitos ou param de  comer - embora todos esses são sintomas de constipação. Alguns gatinhos apresentam prisão de ventre por toda a vida e os proprietários não percebem isso porque não estão cientes dos sinais mais leves de Constipação.
Como ajudar um gatinho com constipação.

Se você suspeitar que seu gato pode estar sofrendo de constipação, há várias sugestões para que ele melhore:
• Mude a dieta seca para enlatada de forma lenta e gradual. Embora possa levar tempo até para que o seu gato se adapte a uma  dieta mais adequada a sua espécie, vale a pena o esforço. Seu gato vai ser muito mais saudável.

• Se o seu gato não bebe muita água, adicione um pouco no alimento enlatado para ajudar a lubrificar. Dependendo da personalidade do seu gatinho, você também pode considerar a compra de uma fonte de água gato para substituir a água ainda na tigela. Muitos gatos preferem água em movimento.
•Adicione uma pitada de fibra psyllium em cada refeição.

• Se o seu gato come bolas de pelo, considere adicionar um remédio para que  a cada refeição ajude os pelos a passar através do trato GI.
• Alguns gatos podem precisar de um laxante natural, como suco de aloe vera, adicionado a sua dieta. Consulte o seu veterinário holístico para obter sugestões sobre que tipo de laxante natural pode ser apropriado para o seu animal de estimação.
 

Agora você está ciente de que  existem ações médicas para a constipação, se o seu gatinho está constipado, consulte seu veterinário holístico, ele pode recomendar uma terapia natural, como a acupuntura ou quiropraxia, o que pode ser muito benéfico para ajudar a resolver esse problema.

  

15 comentários:

  1. Boa tarde!
    Quero compartilhar com vc uma ração que me ajudou muito.
    Meu gato tem 16 anos, com problemas no pâncreas e renal e ainda tinha um protblema sério para fazer coco, pois saía muito grosso e duro.A veterinária indicou para intercalar Ração Renal e Diabéticos.
    Comprei a ração Equilíbrio Obesity & Diabetc, que foi um santo remédio para o intestino do meu gato, pois tem muita fibra. Ela tá fazendo coco normalmente. Super Dica!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive gatos. Ha uma semana um gatinho com uns 15 dias foi abandonado pela mãe na minha laje. Estou dando mamadeiras com leite e água. Ele nao esta fazendo coco. O que faço? Ele esta com a barriguinha enorme e nao faz.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive gatos. Ha uma semana um gatinho com uns 15 dias foi abandonado pela mãe na minha laje. Estou dando mamadeiras com leite e água. Ele nao esta fazendo coco. O que faço? Ele esta com a barriguinha enorme e nao faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo ele tem? Se for muito bebê leite de vaca não é indicado... Tem q comprar um.proprio p filhotes. Se ele ja tiver dentes, tente dar uma comida molhada p ele como aqueles sachés para gato. Dê urgentemente remedio p vermes! Dê a metade da metade do comprimido e daqui a 15 dias dê a outra metade da metade, se precisar repita o processo. Espero ter ajudado!

      Excluir
  4. PSYLLIUM: A MELHOR SOLUÇÃO NATURAL: Depois de eu usar Ração e remédios laxantes, a solução mais prática e natural foi o PÓ DE PSYLLIUM. Ponha um pouco de pó de Psyllium (fácil de encontrar em Casas de Produtos Naturais.) misture com água e sugue com uma seringa de 5ml. O pó vai ficar pastoso rápido, mas o Gato vai engolir, pois o Psyllium é pastoso e não tem sabor. Seu gato vai fazer cocô naturalmente.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada,meu gatinho é paraplégico e tem dificuldades de evacuar,vou experimentar seu pó de psyllium...

    ResponderExcluir
  6. Dá super certo o psyllium! Dei pra minha gata e ela fez suas necessidades sem problemas! Super indico e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Olá minha gatinha já está a uma semana constipada está internada mais ela está se arrastando com as patinhas de trás eles falaram p mim q é por causa do peso da barriga e da dor queria saber se ela vai voltar ao normal?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber a quantidade de pó de psyllium a ser usada. E quantas vezes por dia posso dar?

    ResponderExcluir
  9. Posso dar leite para meu gato constipado? Ela tem uns 4/5 meses a dieta é em grande maioria frango, água e água de côco, estou dando azeite todos os dias, as vezes ela faz e as vezes não.

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.