sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Com a proximidade do corte de rabinho dos filhotes  (por mim, não cortaria), vi algumas dicas do adestrador Gustavo Campello para entender a linguagem da cauda canina.


..."CHEIRAR o rabo de outro cachorro
Cheirar o traseiro de outro cachorro faz parte do ritual quando dois cães estão se conhecendo. A explicação é orgânica: as glândulas anais funcionam como uma central de informações e pelo odor um cão informa o outro sobre sua posição hierárquica, seu sexo, seu estado emocional e até mesmo a alimentação que tem recebido recentemente. Portanto, apesar de algumas pessoas não gostarem desse comportamento, ele é completamente normal e desejável. Aliás, tentar evitar que o cão se comporte desta maneira pode até gerar uma briga entre eles.
DECIFRANDO as posições
Há três posições básicas de posição do rabo de um cachorro e cada uma indica um tipo de humor do bicho. Entretanto, é bom avisar que algumas raças possuem características próprias. Por exemplo, um Galgo com o rabo entre as pernas podem estar perfeitamente relaxados. Já um Akita com o rabo acima do dorso não significa excitação. Descartada essas e outras pequenas excessões, o sinal do rabo do cachorro é o seguinte:

Há três posições básicas de posição do rabo de um cachorro e cada uma indica seu humor
Acima da linha do dorso: excitação
Na linha do corpo: relaxamento

Abaixo da linha do dorso: insegurança
Entre as pernas: revela muito medo.
RABO cortado
Amputar a cauda dos cães é o mesmo que eliminar uma das formas de comunicação canina. Até mesmo uma briga pode ser gerada porque um cão não conseguiu se comunicar adequadamente ao outro cão pela simples falta do rabo.
PERSEGUIÇÃO da cauda
A perseguição do rabo geralmente é um comportamento estereotipado, praticado com o intuito de fuga do estresse ou de uma situação desagradável. Indica claramente cães sem atividade física e mental. Pode também ser um comportamento que o cão aprendeu para chamar a atenção dos donos e, na maioria das vezes, param tudo para observar e rir do cão perseguindo o rabo.
OS VÁRIOS significados do abanar

Abanar lentamente a cauda ligeiramente erguida
Esse gesto pode ser observado quando você está pacientemente tentando explicar algo. Neste caso, o cão está atento, mas sem entender. Foi observado também que, quando o cão entende, muda o ritmo do balanço.
Felicidade ou agressividade?
Apesar do que é popularmente dito, balançar o rabo não é sinal de felicidade. Por isso, é comum ouvir a seguinte frase: “cuidado, esse cão é traiçoeiro! Ele balança o rabo e te ataca de repente!”.  O fato é que cães balançando a cauda acima da linha do dorso é, na verdade, um aviso claro de ataque iminente.
PARA conferir mais dicas de adestramento e comportamento canino com Gustavo Campelo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.