sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ainda sobre a Castração


Bolinha voltou a "esguinchar" xixi por toda a casa, será que está na hora de esterilizar? Então, indo pesquisar pelo mundo fantástico da internet, encontrei esse comentário a respeito dos efeitos da castração precoce em animais (mesmo que Bolinha já é um coroão!). O texto em inglês, está na pagina da Dra Karen veterinária holística)

Não esterilize o seu Cão antes de ler essa informação – ela pode salvar a vida do seu animal


A preocupação é correta A superpopulação de animais de estimação, tem sido a principal força motriz por trás de 30 anos de campanhas para esterilização.
Quando se trata de decidir em que idade um animal de companhia deve ser esterilizado, o padrão para a maioria nas campanhas tem sido em qualquer tempo. Isto se deve, especialmente, pelos inúmeros casos de animais abandonados que acabam em abrigos e orfanatos.

Recentemente, no entanto, alguns especialistas em cuidados de saúde animal começaram a questionar se a esterilização precoce é uma boa idéia para todos os casos.

Dra. Alice Villalobos, pioneira no campo do tratamento do câncer de animais de companhia, faz a seguinte pergunta:
 
"O que se descobriu são evidências suficientes de que a castração precoce de cães pode expô-los para as questões ortopédicas, imunológicas, comportamentais e oncológico?"

Em 1977, Dra. Villalobos fundou uma organização de resgate chamado Peter Zippi Fund for Animals, que tem resgatado e realojados cerca de 12.000 animais de estimação. Sua organização foi uma das milhares que olhou para a situação trágica em abrigos EUA e determinou castração precoce já que era a melhor maneira de diminuir o sofrimento   eutanásia em tantos animais abandonados.
 
Como um oncologista veterinária e fundadora do programa de cuidados paliativos pet Pawspice, Dra. Villalobos admite: "É consideravel que alguns dos cânceres que acometem os animais, podem ter sido reforçado no início de castração, em vez do contrário."

 
Comentários Dr. Becker:
 
“Infelizmente é verdade que um crescente numero de pesquisa está apontando para a esterilização precoce como o denominador comum no desenvolvimento de várias doenças caninas debilitantes e fatais
 
Por um lado, nós certamente queremos saber o que está provocando nos nossos preciosos companheiros caninos o desenvolvimento da doença. Por outro lado, é preocupante saber que temos um procedimento historicamente visto como salva-vidas e de valor para a comunidade animal.
   
Tumores cardíacos
 
Uma pesquisa de banco de dados dos anos 1982-1995 revelou que, em cães com tumores do coração, o risco relativo de fêmeas castradas foi mais de quatro vezes maior do que fêmeas intactas.

Para o tipo mais comum de tumor cardíaco, hemangiossarcoma (HAS), fêmeas castradas apresentaram maior risco do que cinco vezes contra as não castradas Cães machos castrados tiveram um risco ligeiramente maior do que machos não castrados.

O estudo concluiu que, "... a castração parece aumentar o risco de tumor cardíaco em ambos os sexos. Fêmeas não esterilizadas foram menos propensas a desenvolver um tumor cardíaco, enquanto que as fêmeas castradas aconteceu o contrário. Doze raças apresentaram risco maior que a média de desenvolvimento de um tumor cardíaco, enquanto 17 tiveram um risco menor. "
 
Câncer ósseo

Em um estudo de Rottweilers publicado em 2002, estabeleceu-se o risco de sarcoma ósseo foi significativamente influenciada pela idade em que os cães foram esterilizados.

Tanto para Rotties  masculinos como femininos, castrados antes de um ano de idade, havia um risco da vida para o câncer de osso, sendo os  animais esterilizados significativamente mais propensos a desenvolverem a doença do que os não castrados da mesma raça

Em outro estudo, utilizando um banco de dados para o período de 1980 a 1994, concluiu-se que o risco de câncer ósseo em raças de grande porte, cães de raça pura dobrou para aqueles que foram esterilizados.
 
Câncer de Próstata
 
É comum acreditar que castrar um cão macho irá impedir o carcinoma da próstata (PC) - câncer de próstata.

Mas é preciso que se diga que: segundo um estudo conduzido na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Michigan, "... a castração em qualquer idade, não mostrou nenhum efeito poupador sobre o risco de desenvolvimento de PC no cão."

Este foi um estudo pequeno, com apenas 43 animais.. Então os  pesquisadores admitiram que o desenvolvimento do câncer de próstata em cães não pode ser exclusivamente relacionada com os hormônios produzidos pelos testículos. O trabalho preliminar indica que andrógenos testiculares não exercem uma influência significativa sobre a próstata canina.
 
O crescimento anormal do osso e do Desenvolvimento

Estudos realizados na década de 1990 concluiu cães castrados com menos de um ano de idade são  mais altos do que os cães não esterilizados ou aqueles não esterilizado até depois da puberdade. E quanto mais cedo o processo de castração,  mais alto fica o  cão.

Pesquisa publicada em 2000 no Journal of Pediatric Endocrinology and Metabolism pode explicar porque os cães esterilizados antes da puberdade tendem a crescer anormalmente:

Na puberdade, o estrógeno promove a maturação esquelética e do encerramento gradual e progressiva da placa de crescimento epifisária, possivelmente como conseqüência da invasão de estrógeno induzida vascular e osteoblástica e a extinção de condrogênese.

Além disso, durante a puberdade e na terceira década, o estrogênio tem um efeito anabólico sobre o osteoblasto e um efeito sobre a apoptose dos osteoclastos, aumentando a aquisição de mineral ósseo no osso axial e apendicular.

Parece que a remoção de órgãos produtores de estrogênio em cães imaturos, fêmeas e machos, pode fazer com que as placas de crescimento permaneçam abertos. Estes animais continuam a crescer e acabam com padrões de crescimento anormal e estrutura óssea. Isso resulta em proporções do corpo irregular.

 De acordo com Chris Zink, DVM:

 "Por exemplo, se o fêmur atingiu seu tamanho determinado geneticamente normais em oito meses, quando um cão é esterilizado, mas a tibia, que normalmente pára de crescer em 12 a 14 meses de idade, continua a crescer, então um ângulo anormal pode se desenvolver no joelho. Além disso, com o crescimento extra, a perna abaixo do joelho provável se torna mais pesada (porque é mais) e pode causar aumento das tensões sobre o ligamento cruzado cranial."

Maior taxa de rupturas do LCA
 
Um estudo realizado na Texas Tech University Health Sciences Center no ligamento anterior cruzado canina (LCA) concluiu que os cães castrados tinham uma incidência significativamente maior de ruptura do LCA do que os não castrados.
 
Displasia da Anca
 
Em um estudo retrospectivo realizado na Universidade de Cornell College of Veterinary Medicine e publicado no Journal of American Veterinary Medical Association, os resultados mostraram que ambos os cães machos e fêmeas esterilizados em idade precoce foram mais propensos a displasia da anca.

Castração em  idade precoce /outros/ Saúde Preocupações
 
 A remoção precoce das gônadas é comumente associado a incontinência urinária em cadelas e tem sido associada ao aumento da incidência de incontinência do esfíncter uretral no sexo masculino.

Esterilizados e castrados, os  Golden Retrievers são mais propensos a desenvolver hipotireoidismo.

Um estudo de coorte de cães do abrigo realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Texas A & M University concluíram que as doenças infecciosas eram mais comuns em cães que foram esterilizadas com menos de 24 semanas de idade.

Canine O AKC Fundação de Saúde divulgou um relatório apontando para uma maior incidência de reações adversas às vacinas em cães esterilizados.
 
Entre os relatórios e estudos que apontam para problemas de saúde associados com o início de esterilização e castração, você também pode encontrar menção de aumento da incidência de problemas comportamentais, incluindo:
 

        * Fobias Noise
        * Comportamento medroso
        * Agressão
        * Indesejáveis comportamentos sexuais

Esterilização riscos contra benefícios de Early
 
Toda decisão importante na vida vem com riscos, bem como benefícios.

Como guardiões dos animais, eu acredito que nós devemos isso aos nossos animais de estimação para fazer as melhores escolhas de saúde que podemos  para eles.

Como membros responsáveis da sociedade, devemos isso às nossas comunidades para proativamente proteger nossos animais de estimação intactos de reprodução não planificada a todo custo. Temos de  manter o mais alto padrão de controle reprodutivo sobre os animais intactos somos todos responsáveis.
 
Claramente, há benefícios para a saúde que devem ser obtidos se esperarmos até depois da puberdade para castrar seu cão.
 
No entanto, também existem riscos significativos associados com possuir um animal de estimação, não esterilizado depois da puberdade.
 
 * Se você levar a sério sua responsabilidade como dono do animal vai entender que  é arriscado deixar o seu cão intacto até que ele ou ela amadureça. Se você é responsável o suficiente vai garantir em absoluto que o seu animal não esterilizado não terá oportunidade de acasalar, gostaria de encorajá-lo a esperar até que seu animal de estimação cheque a puberdade        
* Se você é incapaz de garantir em absoluto que seu cão acasale e agrave o problema, da vergonhosa tragédia da superpopulação animal de estimação, eu o encorajo a esterilizar o seu cão, logo que for seguro fazê-lo.
 
Atenção: não estou defendendo os donos mantenham seus cães intactos indefinidamente (ver abaixo). Eu também não estou sugerindo que os abrigos e resgates parem de esterilizar animais jovens, antes de realojamento deles. As organizações Shelter não podem determinar como responsáveis os donos que irão adotar os animais. Nesta situação, o risco de deixar os animais adotáveis sem castrar é simplesmente inaceitável. Abrigos e resgates devem  imediatamente esterilizar animais que entram em seus cuidados.
 

 Se você adotou ou resgatou um cão esterilizado em uma idade adiantada, encorajo-vos a falar com o seu veterinário holística sobre quaisquer preocupações que você tenha para que  o seu animal de estimação esteja bem no  futuro e, que medidas você pode tomar agora para otimizar sua saúde ao longo de sua a vida.
 

Não existe uma resposta perfeita a castração, essa questão  cabe a cada animal, e cada situação deve ser tratada individualmente.

Para proprietários responsáveis, decisões sobre quando castrem deve ser parte de uma abordagem holística da saúde do seu animal e Qualidade de Vida

 Se você possui um animal não castrado, eu posso oferecer uma orientação geral para o o procedimento:

 Seu cão deve ter idade suficiente para ser uma pessoa equilibrada, tanto física quanto mentalmente. Esse equilíbrio não é alcançado até um cão tem atingido, pelo menos, um ano de idade. Embora algumas raças atinjam a maturidade mais rápido do que outros, muitos cães de raças gigantes ainda estão se desenvolvendo em dois anos de idade.

Outras considerações incluem a dieta do seu cão, nível de exercício físico, hábitos comportamentais, traumas físicos ou emocionais anteriores, as preocupações de saúde existentes, e estilo de vida global.
 
Se você possui um animal não castrado e precisa tomar uma decisão de esterilizá-lo aconselho primeiramente que  você aprenda tudo sobre as opções de esterilização cirúrgica e os riscos e benefícios associados com os procedimentos.

 Fale com os reprodutores respeitáveis e com outros proprietários experientes, e consulte um veterinário holístico para entender as etapas que você pode tomar para garantir a saúde geral e longevidade do seu animal de estimação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.