terça-feira, 6 de setembro de 2011

Garanta qualidade de vida ao seu animal


É o seu trabalho manter seu cão saudável e seguro. Conheça os fatos sobre tosa, vacinação, prevenção de parasitas e primeiros socorros.

Cuidados com os olhos para Cães

O nosso amigo canino necessita de vez em quando ser levado ao oftalmologista já que ele não pode ir sozinho! Com isso você vai  estar alerta para qualquer lacrimejamento, nebulosidade ou inflamação que possam  indicar um problema de saúde. Confira abaixo as dicas para garantir a saude da visão do seu animal.

1. Exame superficial

Leve o seu cão para uma área bem iluminada e olhe em seus olhos. Eles devem estar claros e brilhantes, a área ao redor do globo ocular deve ser branca. As pupilas devem ser do mesmo tamanho e não deve haver lacrimejamento, secreção ou qualquer crosta nos cantos dos olhos.

2. Um olhar mais atento

Com o polegar,  vire gentilmente a  pálpebra inferior e examine esse tecido. Deve ser rosado e não vermelho ou branco.

3. O que pode estar errado?

 A seguir, são sinais de que algo pode estar errado com um ou ambos os olhos do seu cão:

  • Sujeira e crostas no canto do olho
  • Vermelhidão na pálpebra ou embranquecimento da mucosa
  • Lacrimejamento
  • Olho fechado 
  • Turvação ou mudança na cor dos olhos
  • Terceira pálpebra visível
  • Pupilas desiguais

4. Limpando os olhos

Faça uma limpeza suave com uma bola de algodão úmido, o que  vai ajudar a manter os olhos do seu cão limpos. Limpe para fora a partir do canto do olho e tome cuidado para não tocar no globo ocular, do contrário poderá haver lesão  na córnea . Se o seu cão constantemente sofre com os olhos escorrendo e secreções, consulte o seu veterinário, pode estar acontecendo uma infecção

5. Controlar o excesso de pelos ao redor dos olhos.

Raças de pêlos longos podem sofrer danos nos olhos se seus pelos não forem devidamente aparados. Com uma tesoura de pontas arredondadas, apare cuidadosamente o pêlo ao redor dos olhos do seu cão para manter a sua visão clara e prevenir os pêlos que penetrem nos olhos provocando coceira.
Sabonetes e medicações tópicas podem ser irritantes mas são importantes. Certifique-se de proteger os olhos do seu cão antes de banhá -lo ou quando aplicar pomadas ou fórmulas de controle de pulgas.

7. Cuidados no passeio de carro, "Miss Dayse"

Muitos cães amam a janela do carro aberta e o vento em sua pele, mas se alguma fagulha ou um inseto tocar seu olho, poderá provocar dor e uma lesão séria . É muito mais seguro  conduzir o seu animal com cinto e janela   aberta parcialmente para que a  cabeça do cachorrinho permaneça dentro do veículo. O vento também pode secar os olhos do seu cão, possivelmente causando irritação e infecção.

8. Genética

Faça uma  pesquisa e veja se a raça do seu cão é predisposta para doenças oculares, como glaucoma ou atrofia progressiva da retina. É claro, seu animal de estimação deve ter seus olhos verificados nas visitas ao veterinário anual,  sabendo a respeito de possíveis problemas herdados você poderá  tomar precauções importantes.

9. Examine seu animal

Observe o corpo do seu cão , veja se ele está esfregando a área dos olhos, isso pode alertá-lo sobre possíveis problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.