quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Banho de Gato

Muita gente deixa de fazer uma higiene no seu gato pela simples concepção de que os bichanos se limpam sozinhos. Desbravadores de telhados, os gatos acabam trazendo nos pêlos  e patas, agentes nada, nada desejáveis; então um banho torna-se necessário já que eles (os gatos), são espaçosos e andam pelas nossas camas e sofás sem cerimônia.Então, um post sobre a higiene necessária dos felinos domesticos é bem vinda. Nosso gatinho DOM é cliente habitueé do Dr Pet e sai de lá muito limpo, cheiroso e elegante.

Banhar o seu gato

 Nenhuma tarefa parece mais difícil do que dar banho em gatos. Mas em primeiro lugar vamos perguntar: Por que fazer isso, se os bichanos passam  horas se limpando?

Bem, existem várias razões para manter o seu gatinho com a higiene em dia.
  • O gato pode ter alguma substância na no seu pêlo que não seja indicado  ingerir através da lambedura, como graxa, óleo de máquina ou fluido de limpeza
  • Seu gato pode estar precisando de um banho com xampu medicamentoso para tratamento de pele ou erradicar as pulgas.
  • Se o gato está passando por uma reação adversa a um tratamento de pulgas, tópicos ou outra substância, vai precisar de um banho para remover o produto causador da reação.
"Só porque eu estou me coçando, não significa que eu preciso de um banho!"

Alguns donos de gatos levam seu animal para um banho regular a fim de minimizar a queda de pêlos, reduzir a caspa ou para limpeza geral. Se o banho não é necessário por motivos de saúde imediatos, é melhor limitar o banho apenas algumas vezes por ano. Lavar o seu gato muitas vezes no mês, remove os óleos naturais que manter a pele e o pêlo saudáveis.

Pode ser que o seu gato esteja precisando somente de uma limpeza localizada (em um determinado local), nesse caso, considere toalhas úmidas ou xampus sem água. Estes produtos permitem uma limpeza completa sem ter que molhar o gato e enxaguar.

Decidiu pelo banho? Vamos então prepará-lo:


"Cuidado! Estas                unhas  são armas mortais!"

Anote alguns passos´para ter sucesso no banho do seu gato:
Escove bem o gato para remover pelos mortos, desembaraçar nós.o remover pêlos soltos pois com o animal molhado, os nós tendem a se apertar cada vez mais.
As unhas do gato devem ser aparadas para evitar ferimentos e arranhões
O mais importante: bloquear todas as rotas de fuga, se possível.
Distrair o bichano com brinquedos ou petiscos, enquanto o leva para o local do banho, isso irá baixar o stress normal do banho.

Agora, prepare todos os suprimentos no banheiro antes de trazer o gato. Procure um auxiliar para lhe ajudar a conter o gato, mas que tenha experiência, pois se assim não for, poderá aumentar o nível de stress do animal.
  • Shampoo - Escolha um shampoo feito especificamente para gatos. A maioria dos shampos para gatos são formulados para limpar o pêlo com segurança, sem secagem. Se você estiver usando um produto contra pulga ou shampoo medicamentoso, verifique  se o rótulo indica ser seguro para gatos.
  • Toalha - Ter pelo menos uma toalha limpa e seca em mão, de preferência duas. É importante secar muito bem o gato de forma tão exaustiva quanto possíel para evitar que o gato tenha arrepios. 
  • Um pano macio - Você vai precisar para limpar o rosto do gato.
  • Bolas de algodão - Colocar um pequeno pedaço de algodão nos ouvidos do gato vai impedir que a água entre no conduto auditivo. 
Ter todos os seus suprimentos alinhados e sem excessos na hora do banho. Se possível, coloque um tapete de borracha ou toalha extra na parte inferior da banheira para evitar que o gato escorregue.
Encha a banheira com apenas cerca de uma polegada de água morna. Não muito quente ou muito frio, mais ou menos em torno da temperatura do corpo do gato (37°);
Eu acho que é mais fácil ter uma pequena quantidade de água na banheira para  colocar o gato na água em vez de sob a torneira. O som da água corrente vai stressá-lo demais.


"Eu prefiro estar sujo!"


Feche a porta do banheiro atrás de você para evitar que o gato  fuja.
Delicadamente, coloque o seu gato na banheira e usando o pano, começe a molhar a gato com a água quente da banheira.
Mantenha uma mão firme nas costas do gato enquanto molha.  Depois de molhar bem, aplique o shampoo e esfregue  para ensaboar.
Mantenha o shampoo longe do rosto do gato.
Enquanto você está esfregando  o gato, comece a soltar um fluxo lento de água quente da torneira e retire o dreno da banheira para escoar a água.
Use o um copo para enxaguar o shampoo da pelagem do gato, certificando-se de retirar o produto completamente.
Limpar o rosto do gato com o pano úmido (sem sabão ou shampoo)

Tentar Tente espremer toda a  água  enquanto ele ou ela ainda está na banheira.
Retire o gato da banheira e o leve para as toalhas secas e coloque uma toalha sobre o seu dorso). Suavemente comece a secar o gato com as toalhas.
Se seu gato é calmo, você pode usar um secador de cabelo na configuração mais baixa para ajudar a secar .
Se o seu gato ainda está chateado, é melhor mantê-la no banheiro até que esteja completamente seco.



"Podemos parar? Por favor, não faça isso nunca mais?"

Se você puder manter a calma e fazer tudo com suavidade, vai ajudar o seu gato a se sentir mais confortável sobre o banho. Se o gato salta para fora da banheira, calmamente pegue-o e  recoloque-o dentro da banheira. É por isso que a porta do banheiro deve ser fechada. Basta ter as no seu ritmo e e ele vai cooperar.
Você tem alguma dica de banho de gato que possa compartilhar? Conte-nos! Tem muita gente querendo saber.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.