quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nariz seco - é febre, desidratação, calor?


Acho que já comentei aqui que temos cães desde muitos anos e depois que criamos o petshop, passamos a nos interessar profundamente sobre o assunto. Muitas vezes nos perguntávamos se o nosso animal tinha febre porque o nariz estava quente e seco e outras duvidas. Então, hoje o assunto será sobre o nariz do cão.
(Texto traduzido - aqui o original)

O Nariz do meu filhote é seco. Devo me preocupar?

Proprietários de cães freqüentemente perguntam se um nariz seco e quente significa que seu animal está doente. A resposta é não!. O nariz de um cachorro saudável pode variar entre úmido e seco várias vezes ao longo de um dia. E há muitas razões opara o  seu cachorro  ter um nariz seco e quente  e que não têm nada a ver com saúde. Aqui estão algumas:
  • Exposição  ao sol
  • Passar muito  tempo perto de uma fonte de calor
  • Ficar em ambientes com pouca circulação de ar
Olhar para o nariz de um cachorro é uma boa maneira de verificar se há outros problemas. Filhotes com narizes-de-rosa pálido são suscetíveis a queimaduras solares. Se o seu cachorro tem um nariz seco, vermelho ou a pele do naria apresenta descamação, a queimadura solar pode ser culpada. Converse com seu veterinário sobre a loção correta para proteger o seu filhote de cachorro do sol. Esse ato é importante porque as queimaduras solares de repetição podem levar ao câncer de pele.
Se o nariz do seu cachorro está rachado e você vê crostas ou feridas, o seu cachorro pode ter uma doença de pele. Pergunte ao seu veterinário para check-out.
Ao examinar o nariz do seu cachorro, você deve observar se tem uma secreção escorrendo. Se o nariz do seu cachorro é saudável, o muco deve ser claro, mas se ao contrário, a secreção é espessa, amarela, verde ou preta, algo está realmente errado. Procure o Veterinário.

14 comentários:

  1. Oi,adorei essa esplicação,estava muito preocupada meu cachorro fica direto com o fucinho gelado,seco,e eu nao sabia o porque!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Emilly, ficamos felizes.

      Excluir
    2. Dr Pet..tenho uma duvida..e quando o cao ja nasce e cresce com o focinho e ao redor dos olhos rosado? é comum?...

      Excluir
    3. Cães com a pigmentação rsada é genético. Proteja do sol e não é nada demais.

      Excluir
    4. a minha cadelinha de 4 meses ficou o dia inteiro triste e quietinha e com o nariz seco isso pode ser uma doença??

      Excluir
  2. Gente tirem algumas dúvidas por favor, to sem dinheiro no momento pra levar meu cachorro ao veterinário, mas ele está um pouco estranho a três dias e estou preocupada, me ajudem, preciso saber se pode ser algo sério, ele ta com o nariz quente e seco, sem vontade de comer, e está brincando pouco, tem espirrado um pouquinho também, ele tem 4 anos, ele é um puddle. Se vcs puderem me ajudar ficarei bem agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber a resposta dessa pergunta, minha poodle esta mo mesmo jeito.. e estou reocupada :/

      Excluir
    2. É melhor dar um jeito de levar ao veterinário. Tenta em faculdades no curso de veterinária, vê se atendem de graça, pode se algo como gripe e ele vai precisar de vacina.

      Excluir
  3. O cão pode estar com início de pneumonia. Minha cachorrinha teve e precisou de tratamento com antibióticos em casa diariamente e, dia sim, dia não recebia medicação na clínica veterinária. Ela ficou em tratamento por mais ou menos um mês mas se recuperou bem. O importante é sempre levar o animal ao veterinário. Depois do susto, a cada seis meses fazemos exame de sangue na cachorrinha pra ter certeza de que está tudo bem. A vida e bem estar dos nossos bichinhos não tem preço.

    ResponderExcluir
  4. oi, o meu cao, tem 4 meses + ou -.. ele esta estranho a 2 dias ele ta com o nariz quente e seco, esta comendo pouco, soh fica deitado, o olho esta remelando e a respiração forte.. o que pod ser?

    ResponderExcluir
  5. por favor alguem pode me ajudar tenho um filhote de +- 4 meses ela ta com focinho quente seco, meio desanimada ,mas nao parou de comer nem de toma agua , mas nao ta tao ativa como de costume , me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faç um exame de sangue completo. Vai ser mais fácil descobrir o por quê.

      Excluir
  6. Dr. Pet tenho 3 cachorrinhas na qual 2 delas estão com o fucinho ressecado e com uma crosta dentro do fucinho que vai tampando o fucinho delas tenho q ficar limpando direto se não as tampa por completo suas narinas o olho de uma delas ta menor, isso tem haver com tudo que foi dito na matéria ou pode ser alguma doença.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr. Pet, percebi que a uns 2 meses minha cachorra está com o focinho bem seco e envolta forma uma secreção esbranquiçada que endurece. Para tirar só quando umidece o focinho ou colo um algodão enxarcado de água por cima, daí amolece e consigo limpar. O que pode ser isso?
    Percebi em 1 semana e meia que ela não quer comer toda a comida dela.

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.