terça-feira, 8 de novembro de 2011

Calcio e a Eclâmpsia em cadelas

Uns tempos atrás, uma cliente nossa - Pituxa - uma linda poodle branca, após o parto, pregou um grandesusto em sua dona; apresentou sinais de Eclâmpsia Canina, tendo ficando internada para tratamento por uns dias, mas o que é essa doença eo que a provoca? O artigo abaixo trata do assunto com muita competência.(Dr. Per Schönbeck DVM)
(Traduzido - Original aqui)

Eclampsia canina e sinais de deficiência de cálcio pode ser uma  séria ameaça a vida em cães. Você deve saber quais os sintomas para identificar e salvar a vida da sua cadela.
Suplementos de cálcio podem ser importantes, mas somente depois que a doença tenha sido diagnosticada por um médico veterinário. O alimento de cão atualmente tem lá seus prós e contras.
Quando comecei a ficar interessado em medicina veterinária, na década de oitenta,  eu lembro de que mais cães apresentaram essa doença.
Após a minha formatura  como veterinário desde 1993, eu não vi  muitos cães com eclampsia ou outros sinais de hipocalcemia pós-parto.
Isso é bom e em parte por causa da comida do cão moderno.

Os sintomas da febre do leite em Cães

Eclâmpsia é uma doença onde há um desequilíbrio entre a quantidade de cálcio no sangue  perda de cálcio pelo corpo. Isto leva a uma diminuição da quantidade de cálcio no sangue e sinais de deficiência de cálcio aparecem.
Exatamente quando esse desequilíbrio acontece não é percebido. Muitas vezes só acontece nos dias logo após o parto, às vezes, semanas mais tarde.
Típico é cães de raças pequenas a eclâmpsia se desnvolve após o parto.
Sinais muito adiantados da eclâmpsia podem ser o cansaço e a perda do apetite.
Outros sintomas da eclampsia canina que se apresentam cedo são: rigidez na locomoção e dificuldade, para respirar e agitação.; a  temperatura corporal aumenta, isso  se desenvolve para um estado onde há cãibras musculares e / ou convulsões.
Esse quadro avançado é uma ameaça à vida  e, as vezes, isso acontece dentro de 30 minutos, e pode levar sua cadela a morte se não for tratada na forma correta.
Se a sua cadela é pequena,  pariu. está com o seu apetite reduzido e muitos filhotes para cuidar e amamentar, fique de olho; Fique em contato com o seu Veterinário e ligue se aparecerem mais sintomas como os acima citados, isso pode salvar a vida da sua cadela.

Hipocalcemia e Parto

Se alguns problemas surgirem depois do parto, é conveniente verificar o nível de calcio no sangue, mas, se os mesmo se estiverem normais podem ser muito exigidos e entrarem em deficiência
Lembro-me de uma cão com problemas para parir alguns filhotes e após uma  injeção de cálcio,  minutos depois, o filhote nasceu. (Pelo menos eu lembro como isso, então ....)
Mas isso é verdade?
Na Suécia, muito recentemente, um estudo poderá ter indicado que a oxitocina funcionou bem tanto em cães recebendo injeção de Calcio, ou não, antes da injeção oxitocina.
Muitos fatores são importantes durante o complicado processo . Investigações, definitivamente, mais deve ser feito no futuro pelo que esta pode ser plenamente compreendido.

Tratamento de Eclampsia Canine

Após confirmação da suspeita clínica da doença, administrar  Ca no sangue, o que deverá  ser feito muito lentamente, pois de uma forma mais rápida é grande o risco de problemas cardiacos. 
O coração pode realmente parar por causa da alta concentração de cálcio no sangue.
Às vezes, durante o tratamento algum outro medicamento poderá ser necessário, por exemplo, quando o nível de glicose no sangue está desequilibrado, outras vezes a fim de relaxar a mente e os espasmos musculares é administrado o Diazepam IV em cadelas com eclâmpsia canina.

O cálcio é o principal tratamento da para a doença.
Após a estabilização inicial,  quando o cão é capaz de obter o tratamento em casa, ainda  a suplementação de cálcio é importante.
Para minimizar a necessidade de cálcio, eu recomendo dar os filhotes suplementação de leite extra. Se eles tiverem idade suficiente, em seguida, tentar afastá-los de. Isto deve ser feito o mais rapidamente possível.
Eu não recomendo a suplementação de cálcio durante a gravidez. Esta atitude,  é na minha opinião desnecessária. Uma dieta bem balanceadal, de boa qualidade para filhotes é muitas vezes suficiente para dar o cálcio extra necessário durante a gravidez.
Se existir uma necessecidade de suplementação de cálcio, só depois do parto.
Então você deve dar o cálcio extra quando necessário. Pergunte ao seu veterinário sobre o medicamento. Às vezes, a vitamina D é indicada, mas as vezes não há necessidade.
Amostras de sangue  para verificar o cálcio pode ser uma ajuda, durante o período mais vulnerável, a fim de evitar a tetania puerperal.

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Jennifer, acredito que é hereditário sim. Pois, minha cadelinha quando nasceu, tivemos que tirar rapidamente da mãe, porque a mesma não podia amamentar. 3 anos depois a minha cadelinha ficou grávida e teve convulsão, exatamente como foi explicado acima. Levamos rapidamente ao veterinário e conseguimos salvar. Mas essa semana passada ela ficou grávida novamente e teve a convulsão, mas não resistiu e acabou morrendo.

      Excluir
  2. minha cadelinha esta na gestaçao e quase morreu hoje! o veterinario disse q seria essa doença e medicou .. agora ela esta melhor mas ele orientou a ingestao diaria de 5 ml de calcio por dia ,,e 8 apos o partoo!oque mais podemos fazer para ajuda la ..é uma poodle e tem de 4 a 5 filhotinhos .. e nada de leite ! e quand os filhotes nascerem se nao tiver leite ainda oq fazeer?

    ResponderExcluir
  3. Postei no face pedindo ajuda e arrumei uma mamãe de leite para os filhote

    ResponderExcluir
  4. o Eclampsia acontece no pos parto, ou pode vir acontecer dias depois entre 15 a 20 dias pos parto?!

    ResponderExcluir
  5. A minha poodle teve eclampsia 15 dias depois do parto mas já esta bem.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se e realmente necessário suspender amamentação?

    ResponderExcluir
  7. A minha york pariu tem 24hs...ta muito ofegante...mas ta comendo e bebendo normalmente...mas to com medo a temperatura chegou a 39 hoje...e ta piorando na madrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua cadelinha melhorou? Ou vc teve q levar Elano veterinário?
      A minha criou ontem anoite
      E hoje de tarde começou a ficar muito quente e muito ofegante o saco fazer?

      Excluir
  8. A minha york pariu tem 24hs...ta muito ofegante...mas ta comendo e bebendo normalmente...mas to com medo a temperatura chegou a 39 hoje...e ta piorando na madrugada

    ResponderExcluir
  9. Minha yorkzinha teve esse problema...levei ao vet. E agora to apreensiva coma ideia de uma nova crise!

    ResponderExcluir
  10. Minha yorkzinha teve esse problema...levei ao vet. E agora to apreensiva coma ideia de uma nova crise!

    ResponderExcluir
  11. Qual medicamentos devemos dar para eclampsia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cálcio. Mas deve levar ao veterinário para ser receitado a quantidade certa, de acordo com o tamanho do seu animalzinho.

      Excluir
  12. Qual medicamentos devemos dar para eclampsia?

    ResponderExcluir
  13. qual a alimentaçao certa apos o parto?

    ResponderExcluir
  14. Minha cadela deve filhote fazem 6h é normal ela respirar forte e ofegante? Estou ficando com medo casa vez leio algo sobre na net

    ResponderExcluir
  15. minha cachorinha pariu a 24hrs,hoj amnhaceu ofegante,parece cansada,ta comendo,e bebendo muita agua,teve 5 filhote e é uma fox,será que é essa febre do leite,estou com coração na mão.

    ResponderExcluir
  16. Minha york está prenha de 1 mês e está tremendo sempre. Estou muito preocupada, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  17. Minha cadela deu cria, é a primeira cria dela, e ela teve 8 filhotes. Muitos dizem que ela é guerreira, por ser pequena e passar por tudo isso. Ela é uma poodle de 4 anos, 4 de seus filhotes nasceram mortos. Ela estava muito ofegante depois do parto, não comia, nem bebia. Hoje os filhotes já completaram 1 mês e 5 dias, e ela já está bem.

    ResponderExcluir
  18. Tenho alguns cães que peguei da rua para criarmos. Tem essa cadelinha (linguicinha) que achei na rua e nem tinha aberto os olhos ainda. Logo no primeiro cio ela pegou cria por descuido (6 filhotes grandes). No segundo cio ela deu cria novamente (apenas 1 filhote) - hj os machos já estão castrados e este problema não haverá mais. No terceiro cio ela teve uma otite e ficou muito fraca e parou de comer. Tratamos com antibiótico e demos vitaminas. Logo em seguida vieram os espasmos. Agora estou tratando com cálcio e alimentando manualmente. Os espasmos ainda acontem. Principalmente quando sinto que ela está mais cansada. Estou muito preocupado e não tenho grana pra que seja feito tratamento. Ela já apresentou um grau de melhora bastante elevado. Ganhou peso e está mais disposta. Porém, ainda não come sozinha adequadamente e ainda não está com a vitalidade em alta. Na verdade está bem debilitada. Quero saber se estou no caminho certo e se ela vai voltar a ficar boa e em quanto tempo ? -trato com cálcio (calciotron) há uma semana.

    ResponderExcluir
  19. Minha dúvida é minha labradora deu cria a 24 hr esta ofegante mas come e bebe normal devo me preocupar ela tem 6 anos

    ResponderExcluir
  20. Minha cadela da raça basset deu cria a 24 horas e esta ofegante, e não quer beber agua. O que deve ser?

    ResponderExcluir
  21. Minha pug pariu 7 filhotes, desses somente três sobreviveram e deu essa maldita doença. Levei ela ao hospital, teve que ser internada, mas não resistiu. Estou com 3 filhotes órfãos agora😭

    ResponderExcluir
  22. Minha maltês teve bebê há 17 dias hoje a tarde teve febre convulsões e travou as patinhas não conseguia ficar em pé muito ofegante dei remédio para febre levei ao veterinário que injetou cálcio mais medicação agora já está melhor com seu filhinho, ela teve dois mais um nasceu morto.Amanhã levo ela novamente para avaliação mas se Deus quiser ela vai ficar bem que desespero por pouco não perco meu bichinho.

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.