terça-feira, 8 de novembro de 2011

Calcio e a Eclâmpsia em cadelas

Uns tempos atrás, uma cliente nossa - Pituxa - uma linda poodle branca, após o parto, pregou um grandesusto em sua dona; apresentou sinais de Eclâmpsia Canina, tendo ficando internada para tratamento por uns dias, mas o que é essa doença eo que a provoca? O artigo abaixo trata do assunto com muita competência.(Dr. Per Schönbeck DVM)
(Traduzido - Original aqui)

Eclampsia canina e sinais de deficiência de cálcio pode ser uma  séria ameaça a vida em cães. Você deve saber quais os sintomas para identificar e salvar a vida da sua cadela.
Suplementos de cálcio podem ser importantes, mas somente depois que a doença tenha sido diagnosticada por um médico veterinário. O alimento de cão atualmente tem lá seus prós e contras.
Quando comecei a ficar interessado em medicina veterinária, na década de oitenta,  eu lembro de que mais cães apresentaram essa doença.
Após a minha formatura  como veterinário desde 1993, eu não vi  muitos cães com eclampsia ou outros sinais de hipocalcemia pós-parto.
Isso é bom e em parte por causa da comida do cão moderno.

Os sintomas da febre do leite em Cães

Eclâmpsia é uma doença onde há um desequilíbrio entre a quantidade de cálcio no sangue  perda de cálcio pelo corpo. Isto leva a uma diminuição da quantidade de cálcio no sangue e sinais de deficiência de cálcio aparecem.
Exatamente quando esse desequilíbrio acontece não é percebido. Muitas vezes só acontece nos dias logo após o parto, às vezes, semanas mais tarde.
Típico é cães de raças pequenas a eclâmpsia se desnvolve após o parto.
Sinais muito adiantados da eclâmpsia podem ser o cansaço e a perda do apetite.
Outros sintomas da eclampsia canina que se apresentam cedo são: rigidez na locomoção e dificuldade, para respirar e agitação.; a  temperatura corporal aumenta, isso  se desenvolve para um estado onde há cãibras musculares e / ou convulsões.
Esse quadro avançado é uma ameaça à vida  e, as vezes, isso acontece dentro de 30 minutos, e pode levar sua cadela a morte se não for tratada na forma correta.
Se a sua cadela é pequena,  pariu. está com o seu apetite reduzido e muitos filhotes para cuidar e amamentar, fique de olho; Fique em contato com o seu Veterinário e ligue se aparecerem mais sintomas como os acima citados, isso pode salvar a vida da sua cadela.

Hipocalcemia e Parto

Se alguns problemas surgirem depois do parto, é conveniente verificar o nível de calcio no sangue, mas, se os mesmo se estiverem normais podem ser muito exigidos e entrarem em deficiência
Lembro-me de uma cão com problemas para parir alguns filhotes e após uma  injeção de cálcio,  minutos depois, o filhote nasceu. (Pelo menos eu lembro como isso, então ....)
Mas isso é verdade?
Na Suécia, muito recentemente, um estudo poderá ter indicado que a oxitocina funcionou bem tanto em cães recebendo injeção de Calcio, ou não, antes da injeção oxitocina.
Muitos fatores são importantes durante o complicado processo . Investigações, definitivamente, mais deve ser feito no futuro pelo que esta pode ser plenamente compreendido.

Tratamento de Eclampsia Canine

Após confirmação da suspeita clínica da doença, administrar  Ca no sangue, o que deverá  ser feito muito lentamente, pois de uma forma mais rápida é grande o risco de problemas cardiacos. 
O coração pode realmente parar por causa da alta concentração de cálcio no sangue.
Às vezes, durante o tratamento algum outro medicamento poderá ser necessário, por exemplo, quando o nível de glicose no sangue está desequilibrado, outras vezes a fim de relaxar a mente e os espasmos musculares é administrado o Diazepam IV em cadelas com eclâmpsia canina.

O cálcio é o principal tratamento da para a doença.
Após a estabilização inicial,  quando o cão é capaz de obter o tratamento em casa, ainda  a suplementação de cálcio é importante.
Para minimizar a necessidade de cálcio, eu recomendo dar os filhotes suplementação de leite extra. Se eles tiverem idade suficiente, em seguida, tentar afastá-los de. Isto deve ser feito o mais rapidamente possível.
Eu não recomendo a suplementação de cálcio durante a gravidez. Esta atitude,  é na minha opinião desnecessária. Uma dieta bem balanceadal, de boa qualidade para filhotes é muitas vezes suficiente para dar o cálcio extra necessário durante a gravidez.
Se existir uma necessecidade de suplementação de cálcio, só depois do parto.
Então você deve dar o cálcio extra quando necessário. Pergunte ao seu veterinário sobre o medicamento. Às vezes, a vitamina D é indicada, mas as vezes não há necessidade.
Amostras de sangue  para verificar o cálcio pode ser uma ajuda, durante o período mais vulnerável, a fim de evitar a tetania puerperal.

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Jennifer, acredito que é hereditário sim. Pois, minha cadelinha quando nasceu, tivemos que tirar rapidamente da mãe, porque a mesma não podia amamentar. 3 anos depois a minha cadelinha ficou grávida e teve convulsão, exatamente como foi explicado acima. Levamos rapidamente ao veterinário e conseguimos salvar. Mas essa semana passada ela ficou grávida novamente e teve a convulsão, mas não resistiu e acabou morrendo.

      Excluir
  2. minha cadelinha esta na gestaçao e quase morreu hoje! o veterinario disse q seria essa doença e medicou .. agora ela esta melhor mas ele orientou a ingestao diaria de 5 ml de calcio por dia ,,e 8 apos o partoo!oque mais podemos fazer para ajuda la ..é uma poodle e tem de 4 a 5 filhotinhos .. e nada de leite ! e quand os filhotes nascerem se nao tiver leite ainda oq fazeer?

    ResponderExcluir
  3. Postei no face pedindo ajuda e arrumei uma mamãe de leite para os filhote

    ResponderExcluir
  4. o Eclampsia acontece no pos parto, ou pode vir acontecer dias depois entre 15 a 20 dias pos parto?!

    ResponderExcluir
  5. A minha poodle teve eclampsia 15 dias depois do parto mas já esta bem.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se e realmente necessário suspender amamentação?

    ResponderExcluir
  7. A minha york pariu tem 24hs...ta muito ofegante...mas ta comendo e bebendo normalmente...mas to com medo a temperatura chegou a 39 hoje...e ta piorando na madrugada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua cadelinha melhorou? Ou vc teve q levar Elano veterinário?
      A minha criou ontem anoite
      E hoje de tarde começou a ficar muito quente e muito ofegante o saco fazer?

      Excluir
  8. A minha york pariu tem 24hs...ta muito ofegante...mas ta comendo e bebendo normalmente...mas to com medo a temperatura chegou a 39 hoje...e ta piorando na madrugada

    ResponderExcluir
  9. Minha yorkzinha teve esse problema...levei ao vet. E agora to apreensiva coma ideia de uma nova crise!

    ResponderExcluir
  10. Minha yorkzinha teve esse problema...levei ao vet. E agora to apreensiva coma ideia de uma nova crise!

    ResponderExcluir
  11. Qual medicamentos devemos dar para eclampsia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cálcio. Mas deve levar ao veterinário para ser receitado a quantidade certa, de acordo com o tamanho do seu animalzinho.

      Excluir
  12. Qual medicamentos devemos dar para eclampsia?

    ResponderExcluir
  13. qual a alimentaçao certa apos o parto?

    ResponderExcluir
  14. Minha cadela deve filhote fazem 6h é normal ela respirar forte e ofegante? Estou ficando com medo casa vez leio algo sobre na net

    ResponderExcluir
  15. minha cachorinha pariu a 24hrs,hoj amnhaceu ofegante,parece cansada,ta comendo,e bebendo muita agua,teve 5 filhote e é uma fox,será que é essa febre do leite,estou com coração na mão.

    ResponderExcluir
  16. Minha york está prenha de 1 mês e está tremendo sempre. Estou muito preocupada, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  17. Minha cadela deu cria, é a primeira cria dela, e ela teve 8 filhotes. Muitos dizem que ela é guerreira, por ser pequena e passar por tudo isso. Ela é uma poodle de 4 anos, 4 de seus filhotes nasceram mortos. Ela estava muito ofegante depois do parto, não comia, nem bebia. Hoje os filhotes já completaram 1 mês e 5 dias, e ela já está bem.

    ResponderExcluir
  18. Tenho alguns cães que peguei da rua para criarmos. Tem essa cadelinha (linguicinha) que achei na rua e nem tinha aberto os olhos ainda. Logo no primeiro cio ela pegou cria por descuido (6 filhotes grandes). No segundo cio ela deu cria novamente (apenas 1 filhote) - hj os machos já estão castrados e este problema não haverá mais. No terceiro cio ela teve uma otite e ficou muito fraca e parou de comer. Tratamos com antibiótico e demos vitaminas. Logo em seguida vieram os espasmos. Agora estou tratando com cálcio e alimentando manualmente. Os espasmos ainda acontem. Principalmente quando sinto que ela está mais cansada. Estou muito preocupado e não tenho grana pra que seja feito tratamento. Ela já apresentou um grau de melhora bastante elevado. Ganhou peso e está mais disposta. Porém, ainda não come sozinha adequadamente e ainda não está com a vitalidade em alta. Na verdade está bem debilitada. Quero saber se estou no caminho certo e se ela vai voltar a ficar boa e em quanto tempo ? -trato com cálcio (calciotron) há uma semana.

    ResponderExcluir
  19. Minha dúvida é minha labradora deu cria a 24 hr esta ofegante mas come e bebe normal devo me preocupar ela tem 6 anos

    ResponderExcluir
  20. Minha cadela da raça basset deu cria a 24 horas e esta ofegante, e não quer beber agua. O que deve ser?

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.