terça-feira, 19 de junho de 2012

Nunca é demais saber

Existem alimentos venenosos para cães!

foto net

" Costume é o que mata!" Essa frase eu escuto desde criança e já vi as consequências acontecerem muitas vezes, principalmente em animais; oferecer comida humana, principalmente agora com essa industrialização dos alimentos, é um perigo! Um costume que, com o tempo, pode causar danos a saúde do seu amigo mais fiel.

Um episódio recente aponta para  infecções E.Coli por contaminação em alimentos, é óbvio que a intoxicação alimentar pode ocorrer em humanos. Mas é importante saber que existem certos alimentos que podem fazer mal aos cães. Então, nunca é demais lembrar aos proprietários que inadvertidamente jogam restos de comida para seus cães, sobre essa lista : vai ser fundamental para o bem-estar animal.
 
1 Chocolate -. Nós gostamos de saborear um bom chocolate, mas ele pode ser  letal para seu cão. Não é o chocolate em si, que é prejudicial para o seu cão, mas  a teobromina. Ela pode causar diferentes reações em cães; cães epiléticos, por exemplo, não podem ingerir  teobromina porque ela vai provocar crises epilépticas. também pode provocar irregularidade cardíaca, hemorragia interna, arritmia cardíaca e morte.
 
2. Nozes - Nozes são considerados um alimento muito saudável para os seres humanos; mas em cães, são consideradas altamente tóxicas;  seu alto teor de fósforo,  pode causar pedras na bexiga do cão.
 
3 Cebolas - Seu cão pode até não querer e desprezá-las, mas você deve definitivamente evitar alimentação cebolas seu cão. Cebolas, especialmente cruass, são conhecidos por causar anemia hemolítica em cães. Na anemia hemolítica  as células vermelhas do sangue sãodestruidas por compostos tóxicos.
 
4 Batatas -. Envenenamentos por batatas podem ocorrer em cães e humanos . Um alcalóide - Solanum - encontrado em batatas verdes é o responsável. Mas, você pode fazer purê de batatas cozidas; o cozimento transforma esse tubérculo em um alimento muito nutritivo  e saudável para seu cão. Então, MANTENHA O SEU CÃO LONGE DE BATATAS CRUAS..., E VOCÊ TAMBÉM!
 
5 Pele  -. Depois das festas de fim de ano, a última coisa que você deve fazer é atirar restos do peru para o seu cão, principalmente a pele restante. Ela causa Pancreatite aguda em cães. O pâncreas torna-se inflamado e pode levar a hemorragia com  dano no tecido da glândula e infecções.
 
6 Adoçantes Artificiais -. Doce pode ser uma grande festa para as crianças, mas são definitivamente um grande não-não para os cães. Alguns doces contêm um composto chamado xylithol o que pode levar a danos no fígado e morte em cães.
 
7. Chiclete sem açúcar - Outro alimento que a maioria das pessoas ignora a sua periculosidade, é o chiclete sem açúcar, especificamente aqueles que contêm xilitol como adoçante (xilitol também podem ser encontradas na pasta de dentes de humanos e em lavatórios de boca). Pode causar hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) durante dias, causando convulsões e, às vezes, até insuficiência hepática. Nos dois casos, podem causar a morte se for um caso grave.
 
8. Uvas - uma uva não seria tóxico para o seu cão, no entanto, um estudo feito pelo ASPCA, onde foram estudados os efeitos de uvas em 140 cães, observou que um terço deles desenvolveu sintomas de vômitos, insuficiência renal - no entanto, eram quantidades elevadas as que foram testadas (até 12 kg).
Se você alimenta, ou já alimentou  seu cão com  qualquer destes alimentos listados recentemente, é aconselhável um contato com seu veterinário o mais rápido possível. É importante notar que diferentes tipos de alimentos podem ter efeitos diferentes sobre o seu cão. Alguns cães podem ser mais tolerantes do que outros, por isso, seja muito cauteloso ao dar o seu cão qualquer tipo de alimento que ele não come regularmente.
(fonte: http://www.dogtrickacademy.com/blog/dog-training) 


Gostou da informação? Eu por exemplo não sabia da cebola crua, você sabia?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.