quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Emergência - Medidas Extremas I

Hoje em dia aqui em casa ficamos mais tranquilos em relação aos acidentes (graças a Deus nunca aconteceram) com nossos cães porque minha filha é veterinária, mas escolhi o artigo abaixo para orientar o que fazer na hora em que acontecer um imprevisto dessa natureza.

O que cada proprietário de cães deve saber sobre primeiros socorros 

Claro que você que ama o seu cão, quer sempre o melhor para ele. Alimentá-lo, exercitá-lo e ensiná-lo a se comportar bem, você faz a cada dia, então, porque não se preparar para situações que não gostaríamos que acontecessem mas que devemos estar preparados para enfrentar e ajudar o nosso amigo peludo? Você não acha que é muito importante saber como ajudá-lo se ele sofrer um acidente? Não é muito difícil de aprender primeiros socorros para cães.
 
Você precisa se ​​preparar para qualquer emergência, para saber exatamente quando o seu cão se machucar. Acidentesnem sempre acontecem em horário de expediente, então tenha sempre o numero do telefone do seu veterinário ou endereço de clinica vet aberta 24 horas. De qualquer forma, manter os contato e endereço de clínica em sua bolsa sempre, é uma boa forma de andar prevenido para ajudar o cãozinho. É ideal que você tenha em seu celular um numero especifico que ligue direto para o Veterinário, para encontrá-lo o mais rapido possível.
first aid kit for dogs
Regra número 1 -  Em caso de emergência é não se apavorar! Se algo acontecer com seu cão, você vai ficar angustiado, mas assim você não vai poder ajudálo. Respire fundo e pense, com calma eu raciocino melhor!
Regra número 2 é usar um protetor macio. Embora o seu cão lhe ame e seja um  cão gentil que nunca iria morder, ele está sofrendo e tem medo, portanto pode lhe morder e a última coisa que você precisa é se ferir nessa hora.  Então usar uma fita macia ao redor de sua boca para impedi-lo morder você quando estiver sofrendo.

Como transportar o seu cão machucado

Se seu cão está ferido, tenha muito cuidado quando for levá-lo ao seu veterinário  para evitar que seus ferimentos piorem. A menos que seja necessário realizar ressucitação cardiopulmonar ou estancar um sangramento excessivo, é importante levar seu cão à clínica rapidamente ao invés ficar procurando outras lesões.
Não se esqueça do focinho e impeça  que seu cão se movimente muito. Se ele é incapaz de andar, um cobertor ou uma peça plana grande de papelão irá tornar mais fácil o transporte. Deslize-o com cuidado para o banco do carro,  mantendo as costas retas e a cabeça em posição normal. Cubra-o com um cobertor  enquanto você dirige para a clínica; cães em choque, freqüentemente sentem muito frio.
Vamos olhar agora para métodos específicos de primeiros socorros do cão para algumas das emergências comuns que você pode ser forçado a fazer.

Feridas do cão e sangramento

Cães cortam e arranham a pele, muitas vezes, e mesmo que a ferida seja profunda,  pode sangrar. A ajuda inicial para cães quando  têm uma ferida que sangra é a pressão. Dobre um pano limpo ou lenço em um bloco e pressione-o sobre a ferida.
Se a ferida não é profunda, geralmente você pode tratá-la em casa. Quando o sangramento parar, limpe cuidadosamente a ferida com um anti-séptico suave, como solução de iodo. Se a ferida sangrar mais um puquinho ou, se seu cão vai lamê-la ou irritá-la, enrole uma atadura limpa em torno dela para 24 horas, depois desse prazo, dê uma olhada. Se você está preocupado marque com o veterinário, vale a pena para você ficar mais tranquilo.

Ferimentos mais graves e cortes mais profundos precisam ser examinados por seu veterinário, pois pode precisar de suturas. Manter a pressão sobre a ferida enquanto se direge a clinica. Se o tampão ficar encharcado de sangue, não tire-o, pode impedir a coagulação. Basta colocar uma outra almofada em cima, e continue pressionando para baixo.
 
Você pode ter ouvido sobre o uso de um torniquete para estancar hemorragias. Isto envolve uma tira para amarrar apertado um pano ou um pedaço de cordão em torno do local acima  do sangramento, bem apertado; isso faz o  parar o sangramento, mas também corta o fornecimento de sangue para os tecidos saudáveis, com isso pode haver danos muito graves para o membro afetado, você só deve usar um torniquete se o sangramento do seu cão é uma ameaçaa sua  vida. Isso significa que apenas se existir sangue arterial vermelho pulsando de uma ferida,  você  precisará  libertar o torniquete a cada 20 minutos, por apenas 15 segundos,  para permitir o fluxo de sangue para o resto da perna. Mesmo assim, o uso do torniquete pode resultar em danos permanentes no membro ferido.

Lesões penetrantes

Este tipo de lesões são provenientes de um furo profundo na pele ou mesmo numa cavidade do corpo. As causas comuns incluem brincar com paus e sofrer modidas de outros cães. Se seu cão foi mordido por outro cão, essas feridas podem sangrar bastante. Embora as perfurações sejam geralmente pequenas, muitas vezes há lesão muscular muito dolorosa sob a pele, e seu cão realmente precisa de alívio para dor e antibióticos.
 
Os primeiros socorros envolvem amordaçar o cachorro e tentar manter a área lesada sem ser tocada enquanto o animal é transportado para o veterinário. Se houver um pedaço de pau ou outro corpo estranho saindo da pele do seu cão, nunca tentar retirá-lo sozinho, mesmo que seja pequeno, deixe que o Veterinário  retire e faça a limpeza!
É uma boa idéia o veterinário checar qualquer ferida profunda para se certificar de que não há nada ainda  preso lá dentro. Além disso, as bactérias podem multiplicar-se nessas feridas e os antibióticos são muitas vezes, necessários.

Tratamento de fraturas do cão

As  fraturas também emergências em cães e precisam de veterinários com urgência. Existem muitas causas, mas uma das mais comum seria um acidente de automóvel em que um cão foi atropelado por um carro. Um cão com um osso quebrado  não vai se movimentar e você tem que carregá-lo. Ele pode chorar quando a perna se move, mas muitos cães são duros e toleraram bastante dor em silêncio. Se você está preocupado com o seu cão que  tem uma perna quebrada, não tente enfaixá-lo,  ele estará com muita  dor e mover os ossos quebrados, vai doer ainda mais. Não tente lavar as feridas, simplesmente cubra-as com um pano limpo e coloque o seu cão numa maca de papaelão e leve-o no carro  até o veterinário. Ele vai sedar seu cão para se certificar de que ele não sente dor enquanto está sendo examinado e  prepara-o para raios-x. O raio X é a única maneira de saber com certeza se um osso está quebrado.

Insolação Dog

Esta condição perigosa pode ocorrer se um cão é deixado em um carro quente, ou se ele se exercita muito em clima quente. Uma pesquisa recente mostrou que os carros podem se tornar armadilhas mortais mesmo em um dia legal. Os cães não suam para reduzir a temperatura do corpo como nós fazemos. Eles contam com respiração ofegante para se refrescar. Se seu cão tem uma temperatura alta, isso significa que ele está em sérios apuros. Uma alta temperatura do corpo pode afectar todos os órgãos do corpo e  ser fatal.
 
Os sintomas de insolação são fáceis de reconhecer. Seu cão vai respirar fortemente e vai querer deitar-se o tempo todo. Ele pode até parecer tonto. Estes sintomas, além de um ambiente quente, normalmente irá levar você para o diagnóstico correto.
 
A primeira coisa a fazer é levar o seu cão para longe da fonte de calor. Isso significa movê-lo para fora do carro, ou se você está jforar, levá-lo para baixo de uma árvore frondosa. É muito importante que você tome providências imediatas para baixar a temperatura do corpo do seu cão o mais rapidamente possível

A ajuda mais lógica, para cães que sofrem de insolação não é necessariamente o caminho certo. A maioria das pessoas pensam deve se jogar agua gelada no cão, para esfriá-lo mais rápido. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Água gelada fará com que os vasos sanguíneos da pele do seu cão se contraiam  e diminuam a circulação do sangue em torno de seu corpo. É muito mais eficaz usar água morna ou torneira. Você pode usar mangueira para molhá-lo,e colocar toalhas molhadas frias em sua axila, virilha e no pescoço. Nesses locais estão as  maiores veias do corpo  mais próximas da superfície. Leve seu cão ao veterinário  imediatamente para atendimento. Mesmo que seu cão esteja aparentemente bem,  pode haver danos aos órgãos internos o que vai exigir  tratamento adicional.

Traumatismos Oculares e Nariz

Estas são também  emergências comuns com as quais os donos de cães têm de lidar. Cães  sangram pelo nariz  como nós fazemos, muitas vezes depois de uma colisão para o rosto. O tratamento é muito simples; manter seu cão calmo o que vai diminuir a frequência cardiaca diminuindo  o sangramento. Em seguida, coloque um saco de gelo na parte superior do nariz. Não tente colocar bolas de algodão ou qualquer coisa semelhante no focinho do cão, porque provavelmente vai fazê-lo espirrar e vai sangrar mais.]
Este tratamento é geralmente muito eficaz, mas se o sangramento acontece regularmente, deve ser verificado pelo seu veterinário.
 
É importante tratar as emergências dos olhos  rapidamente para dar ao seu cão, a melhor chance de uma recuperação completa. Algumas raças de cães, como o pequinês e chihuahuas têm órbitas muito rasas e seu olho pode saltar se houver qualquer tensão na pele sobre a sua cabeça e pescoço! Se isso acontecer, mantenha o olho úmido com água e corra imediatamente para o veterinário. Ela geralmente pode substituir o olho, e irá suturar as pálpebras fechadas por alguns dias enquanto a inflamação se resolve.
Se você estiver preocupado com uma lasca no olho do seu cão, ou se ele está constantemente vesgo e arranhando o olho, coloque um pano úmido sobre seu olho e leve-o ao seu veterinário para que ele seja controlado.
Soluções cáusticas, tais como lixívia podem causar ulceração da córnea, se eles estão salpicar para o olho. Se isso acontece com o seu cão, lave o olho com água por pelo menos 15 minutos, e depois levá-lo ao seu veterinário para ter os danos avaliados.
Os cães só tem dois olhos e quando eles se foram,  se foram. Não hesite em tratar lesões oculares imediatamente para dar a seu cão a melhor chance de manter sua visão.


Essa informação lhe foi útil? Você tem alguma para complementar? Conta pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.