quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Porque devemos lavar as patinhas dos nossos cães?

Em recente e-mail recebido, li sobre a importância de manter a higiene das patas dos animais de estimação, mais especificamente dos cães. Já havia sido esse assunto, tema de um post anterior, mas, achei jsto complementá-lo.

As patas dos cães são nuas; não usam sapatos ou meias para proteção e além disso, não são lavadas como os pés das pessoas para remover alégenos e/ou substâncias químicas. Os cães não podem fazer isso, nós temos que ajudá-los. No vídeo abaixo, a Dra. Becker demonstra como lavar as patinhas do seu amigo peludo. (o vídeo está em inglês)



“Suas patas, então, passam a concentrar uma carga de toxinas muito pesada e, em conseqüência disso,coletar um grande número de alérgenos, que podem se tornar muito, muito irritante para as patas”. (Dra. Becker)



A melhor forma de remover esses agentes nocivos é lavar bem as patas do seu animal.

“Acredite ou não, um pano não é tão bem sucedido como a boa lavagem. Não é preciso fazê-lo em uma banheira grande (como eu vou fazer uma demonstração). Se você tem um cão grande, você pode usar um balde (mude a água para cada pata). Em um cão pequeno, sua pia do banheiro; é melhor para prevenir que seu animal caia da banheira). Com essa ação o cão terá a oportunidade se livrar desses agentes, não só para reduzir a irritação, mas para reduzir a carga química também.” (Dra. Becker)




As patas e o nariz são os únicos locais úmidos do cão e, as almofadas das patas estão coletando cargas muito pesadas de algumas dessas coisas.
“Coloque alguns centímetros de água em seu balde ou pia (a água deve ser suficiente para cobrir as patas do seu cão),



A minha solução preferida para deixar as patas de molho é iodopovidona. A Iodopovidona é uma solução de iodo orgânico, segura e não tóxica, antifúngica, antibacteriana e anti-levedura. Obviamente, em um hospital de animais, nós utilizamos grandes quantidades, mas você pode. comprá-la nas farmácias em porções pequenas. Dilua com água até ter a aparência de um chá. Mexa bem para misturar, se ficar muito claro, adicione mais iodopovidona, se mais escuro, um pouco mais de água.



Eu recomendo que você deixe a pata do seu cão mergulhada nessa solução por 2-5 minutos. Não precisa esfregar,. Você pode apenas acalmar o seu cão, ou dizer-lhe quão bonito ele é. Se seu cão fica nervoso na água, você pode, é claro, oferecer comida, sempre ajuda a passar o tempo, por isso separe antes alguns petiscos, para mantê-lo calmo com a pata na água.



Se seu cão tem muito medo de água, se você não tem acesso a uma banheira, ou se você tem um chuveiro e seu cão não quer entrar nele, será melhor usar um depósito pequeno com um pouco de iodopovidona e água. Esta é também uma boa maneira de fazer um molho.



A chave é que você deixe a superfície da pata inteira coberta com a solução.



Não há uma maneira certa ou errada de fazer a lavagem das patas – mantê-las imersas nessa solução, que vai remover qualquer tipo de levedura que está crescendo, leve infecções bacterianas, contaminantes, bem como alérgenos presos entre os plantares.



Agora, depois que seu cão ficar com as patas de molho por 2-5 minutos, não será preciso lavar a pata com outra água. Tudo que você tem a fazer é levar o seu cão para fora e deixar secar.



Não vai levar mais do que 5 minutos. Muita gente vai querer deixar essa água pronta para fazer outras lavagens. Aconselho que utilizem um recipiente pequeno para que não aconteça desperdício da água e da solução.

Os cães não gostam de ter seus pés tocados, por isso a melhor maneira de fazê-lo é com menos água, secar a pata e deixá-lo ir.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.