No banho e tosa do DRPETSHOP, temos encontrado pelo menos um cão a cada dia com infecção no ouvido e isso dói muito!
As infecções ocorrem com mais freqüência em cães de orelhas caídas, como Poodles, Spaniels, e Bichons, occrrendo mais raramente me cães com orelhas levantadas ou eretas como Yorkies, Chihuahuas e Scotties. O motivo pode estar porque o ar não entra e circula devidamente nos "orelhudos", além disso, em cães de pêlo longo, cresce bastante pêlo dentro das orelhas e, quando se acumula, circula menos ainda tornando o ambiente perfeito para as bactérias.
Os sinais de uma infecção de ouvido são geralmente muito fáceis de perceber.
- Acúmulo de sujeira de cor marrom na orelha
- Forte odor fétido
- Descamações na pele da orelha tornando-a seca
- Agitação exagerada da cabeça e intensa coceira
As lojas de animais vendem medicamentos para infecções de ouvido, mas há muitos tipos e você pode demorar a verificar qual é a infecção e que medicamento pode ser utilizado com sucesso. Por isso é importante consultar o veterinário que deverá determinar se o problema está sendo causado por ácaros da orelha (caso em que ele vai te dar gotas contendo antibióticos e inseticidas). Qualquer remédio que ele prescreva, é fundamental seguir as suas instruções e completar o ciclo do tratamento para evitar a repetição, pois é muito comum, infecções de ouvido recorrentes.
É claro que a prevenção ainda é o melhor remédio. Se desde o dia que você ganha ou compra/adota um animal, passar a examinar regularmente suas orelhas, levando-o ao banho para que as orelhas sejam devidamente limpas, retirando os pelos que crescem dentro do canal do ouvido não vão surgir infecções como essas que acabamos de comentar. Se você preferir cuidar da higiene do seu cão em casa, peça ao veterinário para lhe mostrar como feita essa limpeza. Assim, começando cedo, o seu cão não vai estranhar.
Um ouvido saudável é rosa pálido e não tem odor. Um pouco de cera ou sujeira na parte externa do canal auditivo é perfeitamente normal e pode ser cuidadosamente removida com um pedaço de gaze ou algodão. Nunca coloque objeto pontiagudo dentro do canal auditivo, limpe apenas o que você pode ver facilmente.
Mantendo as orelhas do seu cão limpas e saudáveis, você vai evitar que ele sofre de uma infecção dolorosa.
Fale com o seu Veterinário – ele com certeza, vai lhe indicar a melhor solução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário