Cães precisam de cuidados dentários, também! Infelizmente, a higiene dental para cães na sua maioria é negligenciada. Muitas pessoas parecem apenas esperar que os cães apresentem mau hálito, fazendo uma mínima ou nenhuma escovação, isso não pode acontecer! A higiene dental é tão importante para a saúde do seu cão como uma nutrição adequada e exercicios fisicos. Ajude se cão a manter uma saude dental perfeita, inclua em seus banhos no pet ou em casa(se você tiver tempo), uma rotina de escovação, todos vão lucrar com isso, inclusive você que vai ter uma convivência muito mais saudável com ele.-
Prevenir problemas nos dentes desde cedo vai evitar doenças dentárias graves. A maneira mais simples de cuidar dos dentes do seu cão é examiná-los com regularidade para eles e, conhecer bem os sinais que podem indicar um problema. Para inspecionar os dentes do seu cão, levantar os lábios ao redor da boca, olhando para os dentes da frente e de trás, tanto quanto possível. Seja gentil e tenha cuidado para que você não acidentalmente beliscado! Seu veterinário irá também dar uma olhada em dentes do seu cão durante exames de rotina, por isso certifique-se de acompanhar estas visitas que devem acontecer a cada 6-12 meses para check-ups. Contacte o seu veterinário se surgirem problemas.
Preste atenção para os seguintes sinais:
Halitose (mau hálito)
Relutância para mastigar / chorando ao mastigar
Aumento da salivação
Gengivas vermelhas e inchadas
Sangramento nas gengivas
Tártaro / Cálculo (revestimento duro em dentes que é geralmente marrom ou amarelo; resultados da placa bacteriana)
Quedas e / ou dentes soltos
Qualquer outra coisa na boca que pareça incomum
Os perigos da doença Dental
A placa se acumula sobre os dentes e se transforma em tártaro ou cálculo. Nestas áreas ficam bactérias que corroem os dentes e gengivas. A Halitose é uma doença periodontal, onde a dor e perda dentária podem ocorrer, no entanto, as bactérias não só causam doenças na boca - também pode afetar outras partes do corpo, como o coração e os rins. A coisa mais importante a fazer é tratar da doença dentária, logo que for detectada, não importa quão pequena. Melhor ainda, trabalhar duro para evitar seu surgimento. - PREVENÇÃO!
Prevenção de Doenças Dental em Cães
Há várias coisas que você pode fazer para ajudar a manter os dentes do seu cão em boa forma. Iniciar uma rotina de atendimento odontológico o mais cedo possível na vida do seu cão para que ele se acostume com a sensação de ter seus dentes escovados e inspecionados. Filhotes têm 28 dentes decíduos que normalmente caem em cerca de seis meses de idade. A esta altura, o seu cão já deve estar recebendo escovação regularmente. Se você decidiu escovar os dentes do seu cão, aqui estão algumas dicas importantes para manter em mente:
NUNCA escovar os dentes do seu cão com pasta de dente humana - seu cão pode ficar doente! Use creme dental enzimático feito especialmente para cães. O mesmo vale para os enxágües bucais.
A placa começa a se transformar em tártaro / cálculo dentro de 24-48 horas, por isso a escovação diária é recomendada. Inclua a escovação do seu animal + ou - como a sua rotina, assim vai ser mais fácil não esquecer.
Use a "escova de dedo" ou escova de dentes com cabos longos, especiaialmente projetados para uso em cães. No início com as escovações, a escova de dedo pode ser melhor indicada para ajudar a aliviar o seu cão para que ele acostume e não sintam desconforto com escovas duras.
Antes de começar, pergunte ao seu veterinário para lhe mostrar algumas técnicas para fazer a escovação dos dentes mais fácil para você e seu cão.
Se você não é capaz de escovar os dentes do seu cão ou não tem tempo, existem outras opções. Considere o uso de enxaguatórios bucais feitos especialmente para cães. Você também pode comprar algo especial para limpar os dentes do seu amigo. Evite ossos cozidos- eles podem levar a distúrbios gastrointestinais, causar fraturas de dentes.
Além disso: certifique-se de acompanhar os exames com o veterinário. De tempos em tempos, uma limpeza dental profissional pode ser recomendada e para isso, é necessário uma anestesia geral. Durante o procedimento, os dentes do seu cão e gengivas serão examinados de perto para detecção de problemas e os dentes, então, serão limpos e polidos. Se os problemas odontológicos são detectados, extrações de dentes podem se tornar necessárias. Alternativamente, você pode ser encaminhado para um veterinário dentista para os procedimentos especiais. Alguns cães precisam de limpezas dentais mais vezes por ano, enquanto outros podem ir mais longe. Esteja certo de seguir as recomendações do seu veterinário, e, lembre-se, o que você faz em casa pode realmente fazer toda a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário