sexta-feira, 1 de julho de 2011

MAU CHEIRO DEPOIS DO BANHO - O QUE PODE SER?

A semana passada, um familiar comentou alguma coisa sobre o seu animal apresentar mau cheiro um dia após o banho e que o fato o estava incomodando já que o cãozinho vive dentro da casa. lembrei então da nossa "Juju" - uma linda cocker spaniel americana que não tinha jeito: um dia após o banho, voltava a apresentar um odor bastante forte e desagradável; pensei.. - vou a caça de informações, afinal, muitos donos passam por problema similar e as causas são bem variadas e, na maioria das vezes, não estão no banho!

Causa obvias de mau cheiro são:
(No caso de gatos) - caixa de areia suja. O gatinho vai lá, todo limpinho e cheiroso e sai bem fedido.
Uma caminha que a tempos não é lavada ou higienizada corretamente - já postei aqui sobre a importância dessa lavagem;
O local onde o animal vive deve estar bem limpo todos os dias - as vezes um xixi que ninguém viu e secou ali, pode trazer mau cheiro ao animal porque muitas vezes, é ali que ele deita.
No caso da caixa, a troca da areia e uma lavagem com água e sabão resolvem, mas você pode utilizar os desodorizadores próprios para essas caixas,  vendidos em petshops, o que pode resolver o problema se você vai receber alguém e tem que acabar com o incomodo rapidamente. Em relação aos "xixis esquecidos" ou não vistos, é aconselhável desinfetantes a base de enzimas que também são encontrados nas lojas de produtos para animais e, as caminhas -  água, sabão e produtos que neutralizam odores, resolvem o problema (eu pessoalmente, uso um produto de lavagem de roupa e que esteliza e não deixa nenhum cheiro).

Mas... e se o mau cheiro estiver realmente no seu animal?
Uma boa manutenção, boa nutrição, aliadas aos cuidados regulares de um Veterinário, com certeza não só vão resolver como também prevenir.
Cães e gatos saudáveis não devem cheirar mal; examine o seu animal diariamente, isso é muito importante para identificar a origem e aplicar o tratamento adequado. Os animais saem para passeios, vivem (muitos deles), ao ar livre e assim, sujeiras podem se acumular na pele exalando cheiros desagradáveis. Para esses, um bom banho costuma resolver, desde que os produtos utilizados sejam especificos para animais, no entanto, se você não tiver tempo para o banho ou levá-lo a um petshop, não hesite: lance mão da modernidade - lencinhos umedecidos, resolvem o problema naquela hora da pressa, mas o banho é ainda a melhor solução.
As orelhas/ouvidos, também, em muitos casos são responsáveis pelo odor, consulte o seu veterinário, no caso da nossa cadela, um tratamento para sarna e otite resolveu rapidinho o problema que levamos anos (numa luta inglória), para combater.
Mau hálito é outro grande gerador de mau cheiro. Uma escovada regular e limpeza para extração de tártaro periódicas são medidas simples na prevenção e combate ao mau cheiro em animais.

Mas, pense bem, o seu animal não sabe se cuidar sozinho, ele ama você e quer lhe demonstrar o quanto, por isso, antes de afastar seu animal, cuide para que ele tenha saúde, animais saudáveis exalam além do cheiro bom, um saboroso aroma de amor.


CONSULTE SEMPRE O SEU VETERINÁRIO.SEU ANIMAL MERECE ESSE CARINHO.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.