quarta-feira, 13 de abril de 2011

meu caozinho está gordo, e agora?

Quando o seu cãozinho parece não ter fôlego para empurrar ou brincar com seus brinquedos e, apresenta dificuldades para caber em determinados espaços (que antes cabia), é fácil compreender que algo fugiu do seu controle no quesito comilança. A obesidade de animal de estimação está em ascensão no mundo todo e, tal como nos humanos, causa vários problemas de saúde graves e até fatais em cães e outros animais. Então, de que forma podemos ajudar nossos amigos caninos a controlar seu peso e entrar em forma?

Ambos os animais e seres humanos estão enfrentando uma epidemia mundial de obesidade. "Como um veterinário clinicando há quase 20 anos, nunca vi tantos animais de estimação com excesso de peso", disse Ernie Ward, autor de Chow Hounds: Por que nossos cães estão ficando mais gordos - Plano de um veterinário para salvar suas vidas. "Estamos testemunhando o super-dimensionamento dos animais de estimação dos Estados Unidos diante de nossos olhos." Não surpreendentemente, a causa da epidemia de obesidade em seres humanos e seus animais de estimação também é o mesmo. Ambos estão engordando por causa da abundância de alimento disponível e uma redução simultânea em exercício físico.

Este é um problema sério para todos, porque assim como a obesidade causa muitas preocupações com a saúde dos seres humanos, os riscos para os animais são igualmente perturbadoras. A osteoartrite, diabetes tipo 2, doença renal, problemas reprodutivos, distúrbios digestivos, pressão alta, doenças cardíacas, doenças respiratórias e diversas formas de câncer são apenas alguns dos riscos para os cães que estão acima do peso ideal.

Faça do seu cão seu parceiro fora do trabalho.
Uma das melhores maneiras de combater a epidemia da obesidade está na prática da atividade física. Felizmente, os cães gostam de correr e brincar, e fazem grandes parceiros nessa atividade! Para não mencionar, o aumento da atividade física não só ajuda o seu cão perder peso, mas é bom para seu bem-estar emocional também. De acordo com a professora veterinária e assistente de Ciências Clínicas Dra. Susan Nelson, "Os cães também precisam de uma saída para aliviar a sua energia, ou então eles podem desenvolver um comportamento destrutivo. Seu cachorro vai ser mais feliz e mais calmo, se receber exercício no seu dia a dia."


Estudos mostram que pessoas que praticam exercícios com seus cães são mais propensos a ter um peso normal e equilibrado. Andar, correr, nadar, jogar bola e outras atividades têm muito a ver com o seu “peludo”. Planeje com antecedência e inclua em sua rotina diária, atividades físicas; você e seu cão irão colher os benefícios.


Nutrição e dieta

Há uma variedade de alimentos para animais excelentes para ajudar o seu cão a consumir menos calorias, mantendo uma alimentação correcta e ainda se sentir satisfeito. Muitas marcas ainda vendem porções pré-medidas que eliminam a adivinhação para saber o seu animal está recebendo exatamente o que ele precisa. Verifique com seu veterinário um programa de emagrecimento, concebido especificamente para o seu cão.


Reduzir ou eliminar petiscos

Você deixa seu cão lamber o prato depois do jantar todas as noites? Você lhe dá petiscos ao longo do dia para demonstrar seu carinho por ele? Esses lanches extras só podem ser a causa do ganho de peso do seu cão. Tabela de alimentos e guloseimas nunca deve representar mais de 5 a 10% da ingestão alimentar do seu cão.


Monitorar o progresso

Mantenha um diário de ingestão alimentar do seu cão diariamente, lanches, exercícios e pesagem semanal. Com o tempo você será capaz de ver o progresso da perda de peso. Depois de ter atingido o peso ideal do seu cão peça ao seu veterinário para ajudar no planejamento de um programa de manejo adequado de peso.
Você quer recompensar o seu cachorro por ser um grande amigo, mas deve pensar duas vezes antes de oferecer comida para demonstrar o seu amor. Muitos petiscos são verdadeiras bombas calóricas. Dr. Ernie Ward, fundador da Associação para prevenção da obesidade em pets e autor de “Chow Hounds: Por que nossos cães estão ficando mais gordos”, aconselha que leia as indicações que constam nas embalagens, pois se você oferecer ao seu cão de pequeno porte uma quantidade indicada para um cão maior, vai engordá-lo, é lógico. Então, assim como você faz para si mesmo, leia com atenção as informações nutricionais em tudo que vai colocar na boca de seu filhote.

Alimento humano

Embora alguns alimentos humanos são bons para seu cão, por exemplo, nacos de cenouras, mantenha a atenção nas quantidades. Cada pequeno pedaço de comida humana deve ser acrescentado ao seu total de calorias diárias. "Permitir que o cão coma os restos da família após as refeições pode adicionar um monte de calorias à sua ingestão diária ao longo do tempo, o que significa mais gordura e menos saúde.

Se você trabalha o dia inteiro e a noite está cansado para caminhar com seu cão, não hesite em contratar um profissional que possa levar o seu cão para suas atividades físicas, muitos pet shops ou clinicas já oferecem esse serviço.

Metabolismo pós-operatório

Você pode não saber, mas a esterilização e castração de animais diminui seu metabolismo de forma decisiva. Pós-operatório, um cão precisa de comida com 10 a 20% menos de calorias acordo com o Dr. Justin Lee, especialista veterinário. Então fale com o seu veterinário após a operação do seu cão para ajustar prato diário de acordo com a sua atual necessidade.

Indicações imprecisas

Muitos alimentos para animais não vêm com etiquetas da nutrição e suas porções recomendadas e definitivamente levam a superalimentação. Para ficar mais seguro, pesquise informações nutricionais de alimentos para cães, dessa forma você vai descobrir o tamanho da quantidade ideal para seu cão.

Evitar estes cinco erros comuns deve ajudá-lo a manter o peso do seu animal. Lembre-se, perda de peso não é fácil, mesmo para um cachorro, por isso dar-lhe algum amor extra durante os dias da dieta, um passeio por exemplo.

Naomi de la Torre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.