quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Sai pra lá verminoses!
"Os Ectoparasitas são mais fáceis de serem identificados, o animal se coça, lambe e morde determinados locais", avisa o veterinário da Ceva Saúde Animal
SARNAS, pulgas, carrapatos e vermes não são problemas restritos aos cachorros que vivem em fazendas. "A associação de fatores como a superpopulação de animais nas zonas urbanas, mais o confinamento, assim como uma limpeza ineficaz do ambiente facilitam a instalação de parasitas", explica o médico veterinário da Ceva Saúde Animal, Luís Gustavo Rodrigues Pelissoni. E perceber que seu cachorro foi atacado por algum parasita pode ser mais fácil do que você imagina.
"UM PROPRIETÁRIO cuidadoso percebe quando seu cão se sente incomodado devido a parasitoses", afirma o veterinário. Primeiro é bom saber que há dois grupos de parasitas que podem atingir seu cachorro: os Endoparasitas, que causam as verminoses caninas, e os Ectoparasitas, que atingem a parte externa do seu bicho, como pulgas, sarna, carrapatos e piolhos.
"Os Ectoparasitas são mais fáceis de serem identificados, o animal se coça, lambe, morde determinados locais", avisa o veterinário da Ceva Saúde Animal. Mas se seu cachorro está muito magro, perdendo a beleza do pelo ou ainda você notou alguma mudança no odor e aparência das fezes, ele pode estar contaminado por algum Endoparasita.
OS DOIS tipos de parasitas causam prejuízos aos seus hospedeiros, podendo ainda ser carreadores de doenças que podem levar à morte dos animais e até do ser humano. Por isso o veterinário afirma que prevenção é a palavra chave. Confira abaixo os principais sintomas das parasitoses e como prevenir que se instalem no seu cachorro e em toda família.
PRINCIPAIS tipos de parasitas e seu sintomas:
- Endoparasitas: verme do coração, taenia, giárdia, leishmaniose e toxoplasmose.
Causam emagrecimento, perda da beleza do pelo do animal, mudança na consistência, odor e aparência das fezes, coloração da urina e manifestações cutâneas.
- Ectoparasitas: pulgas, sarna, carrapatos e piolhos.
O animal se coça, lambe e morde determinados locais. Podem ser observada ainda queda de pelo, alergias, feridas e outras manifestações na pele.
PREVENÇÃO de infestação:
- Controle de pulgas, carrapatos e vermes, com uso de produtos para este fim
- Manter a higiene do canil e de sua casa
- Fornecer alimentação e água limpa aos animais
- Evitar que os eles tenham contato com outros animais errantes para evitar a infestação com os ectoparasitos
- Vermifugar regularmente seu animal de estimação com um produto de qualidade
(Fonte: http://caninablog.wordpress.com/2010/09/22/saiam-pra-la-pulga-e-verminoses/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário