terça-feira, 14 de agosto de 2012

Você tem cuidado das orelhas do seu cão?

Mesmo um cão precisa ter  sua saúde monitorada regularmente, então não perca tempo, aliás, aproveite seu tempo e dê uma examinada nas orelhas do seu amigo mais fiel. 
Todas as vezes que visito a minha cunhada, dou uma olhadela nos cães dela (são 3) e, um deles, está sempre sacudindo a cabeça como se algo o incomodasse muito. Ela me relatou que ele tem problemas com os ouvidos e que de vez em quando, precisa tomar alguns remédios e proceder limpeza no veterinário. Então, o post de hoje é sobre orelhas caninas e a sua saúde.  


A própria anatomia das orelhas de um cão já é propícia ao aparecimento de parasitas, bactérias e fungos, que ali se escondem e prosperam. Por isso, a limpeza é muito impotante para não deixar ambientes, digamos assim..., atraentes para moradores indesejáveis. As infecções são, em dua imensa maioria decorrentes de sujeiras nas curvas das orelhas.  Os cães com  orelhas caídas (cocker spaniel, basset hounds e poodles), são mais propensos a essas infecções.

Limpeza regular

Pergunte ao pet shop onde o seu cãozinho toma banho se eles verificam regularmente essa parte da anatomia canin, mas, é conveniente que você mesmo(a), verifique de tempos em tempos, para impedir acúmulo de sujeiras e pelos, pois alguns cães produzem cera em demasia. 
  • Se as orelhas internas do seu cão estiverem sujas, limpe-os com uma bola de algodão umedecido com óleo mineral, peróxido de hidrogênio ou uma solução formulada especificamente para esta finalidade. A pele do interior da orelha é delicada, então peça ao seu veterinário para demonstrar o método adequado para a limpeza de orelhas do seu cão.
  • Não limpe as orelhas do seu cão tão frequentemente ou profundamente para não causar irritação e nem utilize  instrumentos pontiagudos e nem tão pouco aprofunde em demasia a limpeza.
  • Se o seu cão tem muitos pelos no canal auditivo , você ou seu tosador pode ter que retirá-los de vez em quando evitando com isso, emaranhados que juntem sujeiras. Mas sempre escute o seu veterinário.

Água pode entrar durante o banho

Se você não tiver cuidado, os banhos e a natação podem levar a irritação e infecção. Para impedir que isto aconteça, coloque algodão nas orelhas do seu cão antes de banhos e não se esqueça de secar suas orelhas tão completamente quanto você pode, depois de todos as atividades na água.
Se seu cão for propenso a infecções de ouvido, é bom utilizar  uma solução própria para ajudar na secagem  fazendo evaporar toda a água lá dentro. Essas soluções para lavagens de ouvido, geralmente contêm hamamélis e, estão disponíveis em melhores lojas de animais de estimação.

Quando o pior acontece

Chame o  seu veterinário! Se você notar algum dos seguintes sintomas:
  • Sacudir as orelhas
  • Mau cheiro
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Pele descamada
  • Perda de pêlo
Lembre-se também que a cera marrom ou preta indicam  presença de   ácaros na orelha . Somente o seu veterinário pode dizer com certeza, então por favor não deixe de levar seu cão ao médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.