segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sobre Gatos e carraptos


Já falei aqui em outros posts sobre carrapatos e suas consequências, mas nunca é demais lembrar, afinal a prevenção ainda  é o melhor remédio.

Apesar dos carrapatos não importunarem os gatos como fazem com os cães,  podem atingir os bichanos de vez e quando. Assim como nos  cães, os carrapatos se alimentam de sangue do felino e o seu ciclo de vida nesse animal é o mesmo do seu hospedeiro natural.  
Em casa temos dois gatos e dois cães - graças ao tratamento preventivo recebido, não tiveram nos ultimos dois anos nenhuma infestação de pulgas ou carrapatos. O artigo abaixo deixa claro que a diferença entre cães e gatos, não é percebida pelos carrapatos e pulgas!

Por que se preocupar comcarrapatos?

Muito embora os carrapatos não cheguem a retirar do seu gato uma quantidade significativa de sangue As carraças são uma ameaça para um número de razões. Apesar de um carrapato provavelmente não vai drenar seu gato de uma quantidade significativa de sangue, um grande número desse parasita pode causar anêmia.
Uma ameaça em potencial é a possibilidade de doenças transmitidas por carrapatos. Esses parasitas transmitem doenças que representam uma ameaça não só para o seu gato, mas para você e sua família também. É possível que o seu gato  transporte agentes patogénicos nos carrapatos em sua casa ou quintal, já que eles podem se  fixar em você ou seus familiares, numa propagação de doenças que, em alguns casos, podem ser bastante graves.

Mitos sobre carrapatos e gatos

É mito dizer que carrapatos não "dão" em  gatos. Os gatos podem não ser o alvo preferido dos carrapatos, mas estão entre os candidatos. Carrapatos são mais comumente vistas em todo o rosto, pescoço, orelhas, pés e pernas de seu gato. No entanto, eles podem ser anexados em qualquer lugar no corpo do seu gato.

Outro mito comumente encontradas cerca de carrapatos é que eles só estão presentes durante determinadas épocas do ano. Embora os carrapatos sejam, mais comumente, encontrados na primavera, verão e outono, as temperaturas mais frias não garantem que os carrapatos não sejam uma ameaça. Sob as circunstâncias corretas, os carrapatos podem sobreviver a temperaturas frias.

(... Um parasitologista bem conhecido,  contou uma história para ilustrar a afirmação acima e que teve como personagens alguns caçadores. Estes caçadores estavam fora em um dia relativamente frio e,  cansados após uma longa caçada, decidiram se sentar e descansar por alguns momentos. Sentaram-se debaixo de uma árvore com as costas contra o tronco entre as folhas caídas e outros detritos no chão da floresta. Quando se levantaram,  se viram cobertos de numerosos carrapatos. Aparentemente, o calor do seu corpo havia sido suficiente para "acordar" os carrapatos e incentivá-los a buscar a sua refeição de sangue).

O que fazer se seu gato tem  aparceu com carrapatos.

O que você deve fazer se você encontrar um carrapato no seu gato? Segure firmemente o carrapato perto da cabeça, onde está ligado a pele do seu gato e puxe-o suavemente mas firmemente para trás longe da pele. Você pode comprar um dispositivo especial para ajudar a remover carrapatos, ou um par de fórceps também funciona bem para agarrar o corpo do carrapato.

Uma vez removido, coloque o carrapato em um recipiente de álcool para matá-lo. Não esmague entre os dedos. Não manuseie os carrapatos com as mãos desprotegidas; usar luvas quando retirar carraças.

Não é raro observar um pequeno inchaço  na pele do seu gato, onde o carrapato se prendeu por alguns dias, após sua remoção. Mas, se você ficar preocupado pensando que algumas partes do parasita podem ter ficado no corpo do seu gato, consulte o seu veterinário.

Existem medicamentos preventivos para Gatos?

Há uma série de produtos que podem ajudar a impedir que seu gato tenha carrapatos. A maioria deles também ajuda a prevenir pulgas. Nenhum deles, entretanto, são 100 % eficazes para  manter os carrapatos longe do animal, embora alguns sejam mais eficazes do que outros. Se o seu gato sai para rua, você deve verificar nele, regularmente a presença de carrapatos, independentemente de estar ou não usando uma medicação preventiva para pulgas e carrapatos.

Consulte seu veterinário para aconselhamento sobre o tipo de medicamentos para combate de pulgas e carrapatos mais adequado ao seu gato. Ao usar  medicação de prevenção, sempre leia e siga as instruções do rótulo com cuidado, e nunca usar um produto com um rótulo que não seja especifico e seguro para uso em gatos; saiba que muitos  produtos para cães, são perigosos para  gatos.
Dr. Lorie Huston

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.