terça-feira, 3 de abril de 2012

Pancreatite - Você sabe o que é?


pancreas gland illustration 

Conheci uma cadela, de nome Nina, que não conseguia progredir, era uma bela pastor belga, com pedigree e vinda de um canil muito bem recomendado. Muito embora recebesse uma boa alimentação, passou anos, magra e abatida, sem ânimo e triste. No final, foi finalmente diagnosticada com Pancreatite crônica, o dono então, doou-a para o Veterinário, porque, segundo ele, não teria tempo para ela. Donos à parte, muitas vezes, a falta de um diagnóstico precoce causa um mal maior. Por isso, ao ver o artigo abaixo, resolvi traduzi-lo, mas o original está aqui.

O que é pancreatite


Pâncreas - Noções básicas sobre a glândula

O Pâncreas é uma glândula localizada imediatamente depois do estômago. Encontra-se na curva do intestino fino.
Suas principais funções?
 
- A função pancreática endócrina
A insulina é importante no controle e regulação do açúcar no sangue e se as células do pâncreas deixam de produzir insulina, o seu cão terá diabetes mellitus.
Você pode obter informações sobre diabetes em cão lendo a pagina diabetes cão 
 
A função de pâncreas com a digestão.
Pâncreas produz enzimas importantes responsáveis por quebrar as moléculas de gordura e proteínas na alimentação.
Esta é a função exócrina do pâncreas.
Todas as enzimas são produzidas nos ácinos da glândula e entram no intestino através da sua ligação com o pâncreas.

Pancreatite em cães

Dois tipos diferentes da doença - agudacrónica.

Pancreatite Aguda

A pancreatite aguda está relacionada com a função exócrina. Por alguma razão a glândula começa a produzir enzimas digestivas em demasia e começa a se digerir.
Este tipo de pancreatite canina é, de certa forma, relacionada tanto raça como a  dieta . Aqui você vai encontrar muito mais sobre as causas da pancreatite
É uma doença rápida e perigosa, sendo uma ameaça à vida. A glândula tem quase um "meltdown". Isso é muitas vezes chamado de pancreatite .


Os sintomas agudos de pancreatite:
Dor e desconforto são alguns dos sinais que servem de alerta. Para obter mais conhecimento sobre a pancreatite visite a página.

Pancreatite crônica em cães

É também uma doença relacionada com a digestão. Mas, muitas vezes sem a parte inflamação, tal como no primeiro. Portanto, as doenças crônicas do pâncreas não são tão violentas e repentinas.
Muitas vezes, são denominadas  insuficiência pancreática exócrina, porque há uma falta de enzimas no pâncreas. Muitas vezes, este é um problema herdado ou  o resultado de uma longa inflamação de baixo grau no pâncreas.
Enzimas menos, acontece a baixa dogestão das gorduras e proteínas . Não havendo a digestão dos ácidos graxos no intestino,  surge a  diarréia. Diarréia sempre é um sintoma importante nesta doença.
no Tratamento de pancreatite crónica é importante a presença das vitaminas, principalmente as hidrossolúveis como a vitamina K e a B. Ambas são importantes, mas a vitamina B 12, é especial.
A falha  no tratamento pode estar ligada à  deficiência da cobalamina  (vitamina B 12) .

Dieta pancreatite

À medida que a glândula pancreática é uma parte importante de todo o sistema digestivo, os problemas na dieta são bem relevantes.
Você pode diminui muito o risco de contrair a inflamação aguda por algumas medidas relativamente simples. Da mesma forma diminuir as  chances de  recaidas dolorosas, se seu cão já teve esse  problema.
Na página adiante, você tem importantes informações nutricionais da dieta pancreatite.

 

2 comentários:

  1. Por favor, eu gostaria de saber como posso preparar o alimento do me gato de 4 anos. Ele esteve internado com problemas no pâncreas e infecção urinária. A comida especial que a veterinária me deu já está acabando e são muito caras. Gostaria de eu mesma preparar sua alimentação. Claro que continuarei acrescentando o pozinho para pâncreas como ela me orientou.
    Obrigada,
    Claudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As, hoje sei a ele um pouco de flocos de aveia com iogurte natural e Mel. Estou preocupada se fiz certo ou errado. Ele comeu tudo.

      Excluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.