segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cães e expectativa de vida: quais as raças vivem mais?

iMAGEM DA NET
Quando criança desejava ardentemente que meus animais (cão e gato), vivessem por muito tempo; mas, a realidade era outra. Apesar de viverem bastante tempo, nossos estimados amigos - não vivem tanto quanto nós. A convivência tem me ensinado a aceitar o fato de que um dia, eles partem, fazendo da nossa convivência a mais feliz de todas. Sempre uma vida feliz, isso é o que importa! "Eu não sei se os cães vão para o céu quando morrem, mas eu quero ir para o lugar que eles vão"


"A alegria de conviver com os nossos estimados amigos animais é muito grande, porém com uma tristeza certa - os nossos queridos animais de estimação não vivem tanto quanto nós.
Mas encontrar cães com a maior expectativa de vida não é tão fácil quanto parece. Isso porque, assim como com as pessoas, os pesquisadores ainda não sabem o que causa o envelhecimento e por que alguns cães vivem mais do que outros.

"Todas as raças de cães são da mesma espécie, ainda que a idade sejam diferentes", diz David Waters DVM, PhD, professor e diretor associado da Universidade Purdue Center on Aging e Curso de Vida e diretor do P. Gerald Murphy Cancer Foundation. "Nós ainda não entendemos o porquê."
Bruce Fogle, DVM, em seu livro Caring para seu cão: O Início Referência completa Canino, diz que a expectativa de vida média dos cães é de 12,8 anos. Mas esse fato varia muito dependendo da  raça, já que algumas chegam a viver por  16 a 20 anos (a raça rara mexicana, a Xoloitzcuintle, tem uma vida útil de 15-20 anos, o Wolfhound irlandês tem uma estimativa 6 - para 8 anos de vida.
Mas há uma grande parte  de especialistas aconselham às pessoas que procurem um cão de raça pequena -eles vivem mais.

Tempo de vida de uma raça grande versus uma raça Pequena

Quase 40% dos cães de raças pequenas vivem mais de 10 anos, mas apenas 13% dos cães de raças gigantes conseguem viver tanto tempo. O cão pequeno/ medio viverá 10-12 anos. Mas raças gigantes, como grande dinamarqueses ou Deerhounds são idosos em 6-8 anos.
Kimberly Greer, PhD, professor assistente na Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade de Indiana Oriente, é co-autor de um estudo, que mostrou que os cães que pesam menos de 30 libras vivem mais tempo. O estudo analisou dados de mais de 700 cães em 77 raças.
"É o peso, não a altura, o que importa", diz Greer. "Alguns cães são curtos, como o Bulldog Inglês, mas ainda pode0 pesar 60 ou 70 quilos. Eles não seriam considerados cães de raças pequenas. "
Mark Stickney, DVM, diretor de Serviços de Cirurgia Geral da Texas A & M University College de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas, diz quainda que não é incomum ver um poodle miniatura viver por 17 anos, enquanto que um Labrador  de 12 anos é considerado velho, e qualquer cão nas raças gigantes -  com peso superior a 100 quilos - é considerada geriátrica aos 6-7 anos.
"De modo geral, quanto maior o seu cão é, menos tempo ele vai viver", diz Stickney.

Qual vive mais? O cão macho ou a fêmea?

Steven N. Austad, PhD, professor e pesquisador em envelhecimento do departamento de biologia celular e estrutural da Universidade do Texas Health Science Center em San Antonio, diz que além de olhar para cães de pequeno porte, as pessoas devem olhar para cães de raças mistas e fêmeas.
"As fêmeas tendem a viver mais um pouco, embora não seja tão acentuada como acontece com os seres humanos", diz Austad.

Problemas de saúde em animais puros

Muitos cães de raça vêm com um rol de questões de saúde, que pode cortar anos de s4a vida. Algumas são específicas apenas de uma raça, outras podem ser um problema em muitas raças.
"Vira-latas não passaram pela endogamia, então eles devem viver mais tempo, ou pelo menos serem mais saudáveis do que os cães de raça pura", diz Austad.
O câncer é muito comum em cães, e algumas raças, como boxers, golden retrievers e Rottweilers, têm taxas anormalmente elevadas de câncer. Tem sido estimado que cerca de um terço de todos os cães de montanha de Bernese morrem de câncer.
O câncer é a causa mais comum de morte em cães mais velhos, e quase 42% dos cães morrem de alguma forma de câncer. Ao considerar um cão de raça pura, os especialistas dizem que é uma boa idéia observar as doenças  que acometem a raça. Muitos cães grandes, como labradores, pastores alemães e dobermans, podem sofrer de displasia da anca , o que pode fazer um cão tão bom, ser preterido
Cães de rosto plano como Pugs e Shih Tzu, conhecidos como cães braquicefálicos, são propensos a problemas respiratórios, que podem causar superaquecimento e até mesmo a morte. Cavalier King Charles Spaniels são propensos a uma doença cardíaca chamada de doença da válvula mitral, e cocker spaniels são suscetíveis infecões oculares e de ouvidos.
Stickney disse que outros problemas médicos comuns que surgem com a idade cães incluem doença renal e doença cardíaca , bem como várias questões estruturais, incluindo ossos e doenças musculares.
Stickney aconselha aos donos de animais que procuram as raças do cão com a vida longa que procurem encontrar um cão de raça pequena que eles gostem, pesquisar questões da raça, saúde e, em seguida, encontrar um bom criador que que não tenha tem esses problemas, em sua linhagem.
Mas mesmo verificando com tudo isso, ainda é apenas parte da batalha, disse Stickney.
"Os proprietários podem desempenhar um papel importante no aumento de vida do seu animal de estimação ", disse Stickney. "Uma boa nutrição , exercícios , não deixar que nossos animais de estimação tornam-se obesos, e um bom atendimento veterinário regular, vai ajudar os nossos animais de estimação a viverem vidas mais saudáveis e, mais longas. "

Quais a s raças que vivem mais?

Aqui está uma lista de 20 raças que o American Kennel Clube desenvolveu a partir de 2008 e sua expectativa média de vida, de acordo com o Atlas Mundial de raças do cão.
Labrador retriever - 10 a 14 anos
Yorkshire terrier - 12 a 15 anos
Cão de pastor alemão - 10 a 14 anos
Golden retriever - 10 a 12 anos
Beagles - 12 a 14 anos
Boxers - 11 a 14 anos
Dachshunds - 12 a 14 anos
Buldogues - 10 a 12 anos
Poodles - 10 a 15 anos
Shih Tzu - 11 a 15 anos
Schnauzer Miniatura - 15 anos ou mais
Chihuahuas - 15 anos ou mais
Pomeranos - 13 a 15 anos
Rottweilers - 10 a 12 anos
Pugs - 12 a 15 anos
Alemães ponteiros de cabelos curtos - 12 a 15 anos
Boston Terriers - cerca de 15 anos
Doberman Pinschers - 10 a 12 anos
Shetland Sheepdog - 12 a 14 anos
Maltês - 15 anos ou mais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.