terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Estomago sensível - Será que o meu cachorro tem?



Meu irmão parece não ter sorte com animais – o primeiro que trouxe para casa era diabético e dependente de insulina, sem tempo, ele devolveu ao petshop – o segundo, tinha o estômago ultra-sensível, nenhuma ração parecia ser ideal, um caos! O cão vivia mais na clínica do que em casa. Uma tortura. Hoje em dia, o cão, que passou a viver de uma ração importada, vive com um casal de amigos já que meu irmão não conseguiria cuidar com a dedicação merecida.

"Estômago sensível é um termo genérico e vago", diz o Dr. Patrick Mahaney, um veterinário de Los Angeles. "Isto pode variar de vômitos e diarréia devido a alimentos em mudança, a danos internos de sistema de órgãos. É muito comum cães com estômagos sensíveis, em parte porque são curiosos e exploraram o mundo através de suas bocas. "Cães comem qualquer coisa”.

Algumas raças como o Scottish Terrier e o Yorkie, são mais propensas a isso. Cães mais velhos, filhotes e cães de pequeno porte também têm estomagos mais sensíveis. Uma ração seca por exemplo, ao chegar no estomago de um cão sensivel, incha e provoca ânsia de vomito.

Mas, como identificar um estômago sensível?

Nesses casos, a boa notícia é que os sinais são fáceis de reconhecer:

    Vômito: O vômito ocasional não é necessariamente uma causa de preocupação, mas se acontecerem outros sintomas, tais como letargia e diarréia, é hora de chamar o veterinário.
    Diarréia: fezes soltas pode ser um sinal de um estômago sensível, especialmente se tiver acontecido uma mudança recente na dieta.
    Gases: Os cães podem ter flatulência ao engolir ar quando comem rapido, por isso  use um alimentador elevado e leve o seu cão para uma caminhada logo depois de comer.
    Comer grama: muita gente fica preocupada mas a grama é um remédio natural para uma dor de estômago. No entanto, as lâminas de grama limpam o estômago podem fazer o seu cão vomitar

Também as alergias alimentares e intolerância alimentar podem causar vômitos e diarréia, porque alguns cães são alérgicos a certos grãos (trigo, milho, soja) encontrados em alimentos para animais, enquanto outros são alérgicos a determinados fontes protéicas utilizadas na alimentação.

Se você acha que a comida pode ser a causa, tente trocar o alimento do seu cão para uma formula especial para estômagos sensíveis. Seu veterinário pode prescrever este alimento por um tempo curto ou a longo prazo, dependendo da reação do seu cão. Pode  também, sugerir a mudança para uma marca com uma fonte de proteína diferente ou componente de grãos para identificar se o motivo da dor de estômago é alergia.



Se o seu cão vomita ou tem diarréia apenas ocasionalmente, tentar colocá-lo em uma dieta leve de arroz cozido e frango. Você também pode dar a ele uma pequena quantidade de abóbora  cozida ou iogurte. Abóbora é boa para a diarréia e o iogurte age como um probiótico, substituindo as boas bactérias perdidas durante a doença. Há também probióticos feitos especificamente para os cães que vêm em forma de pó para polvilhar na comida de cachorro. Para cães pequenos, tente umedecer o alimento seco ou mesmo ofereça um alimento molhado para diminuir as chances de vômito.

No entanto, se o seu cão está vomitando ou tem tido diarréia por vários dias, é hora de visitar o veterinário. Ele vai fazer um exame de sangue e, possivelmente, um raio-X para determinar se isto é devido a algo mais sério como:

    Parasitas, como lombrigas, vermes achatados
    Uma infecção bacteriana
    A infecção fúngica por comer lixo mofado
    Uma doença inflamatória intestinal
    Doença de Addison (doença das glândulas supra-renais perto dos rins)
    Gastrinoma (um tumor dos intestinos)
    A ingestão de corpo estranho ou toxina
    Pancreatite (por comer restos de alimentos gordos)
    Úlceras do estômago


Identificada a razão para o estômago sensível, inicia-se o tratamento adequado e, se for necessárias, medicação ou cirurgia.

23 comentários:

  1. Muito boa essas dicas, tenho uma mestiça sabe lá Deus de que, que está me dando a maior de cabeça por causa de comida, já levei ao vet e estamos tentando rações para animais sensiveis, ela comia golden mais está todo vermelha irritada e as vezes faz uns vômitos, perdendo peso e bastante pelo, e sempre bom ter novas informações, muito bem bolado esse post. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Boa noite! Eu lhe aconselho a tentar a dieta cozida caseira da Sylvia Angélico do www.cachorroverde.com.br - meus cães fazem essa dieta e se dão muito bem. Ração é muito dificil que eu ofereça. Visite o site indicado. Muito grata pela visita.

      Excluir
    2. Gostei! Mais eu quero tirar uma dúvida, o meu cachorro é vira lata e tem dois meses que nasceu, quando pequei ele no mesmo dia que venho comprei a ração pedigree , quando foi mais tarde que já era a noite ele começou a jogar fora água e suja não sei se era ração mais foi pouca, pode ser vomito da ração que não se deu bem a ele?

      Excluir
    3. Oi Patricia,...um ano quase depois eu vi sua postagem...minha cachorra tem 11 anos e sempre comeu pedrigree...era a unica coisa que comia...mas deu problema de tireoide nela, a pedigree tem muito sodio e gordura...tenta trocar a ração pra Gold Fino Trato, é uma das melhores que tem. Pedigree é uma bomba relogio. BJs.

      Excluir
  2. Preciso urgentemente de ajuda! Tenho uma york de 6 anos que pesa 3kg, Desde filhote ela sempre teve quadros ocasionais de vomito e tomava soro no veterinario, nada grave. Com o passar do tempo isso foi mudando e ela piorou. Sempre dei a ela rações super premium, mas ela não queria comer.A algum tempo atras levei elas as pressas a um vet porque ela morria de dor, no fim eram gases.
    A cerca de um mes ela começou a parar de comer, apresentando vomito (ração não digerida) e gases. Dava para escutar a barriga dela de tão barulhento. Ela parou de comer ração, só arroz integral com frango e alguns legumes. Tomando buscopan, anti gases, probiotico, omeprazol e para vomito. Após tres semanas nada. Fizemos um ultra som e apareceu muitos gases na parede do intestino.
    Com o tempo ela foi melhorando, mas menos de 15 dias depois dessa ultima vez voltou tudo novamente.
    Queria saber o que devo fazer com ela, pois a vet sempre fala para dar remedio paliativos e não que havam no problema e eu tenho medo que seja algu mais grave.
    Por favor me ajude!!
    Muito obrigada pela atenção!!
    Patricia - a mãe desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaa eu tb tenho uma york igualzinha a sua!!! Como tratar????

      Excluir
  3. A melhor coisa quando o cachorro tem problemas digestivos com rações, gastrite, vômitos e refluxos é mudar a dieta dele para uma dieta caseira (para sempre), tem cães que não se adaptam a ração, eu tenho uma Schnauzer mini que só vomitava e tinha gases e refluxos, o que está salvando ela é a dieta do site: www.cachorroverde.com.br, tem que ser a dieta cozida que é recomendada para cães com gastrite e problemas digestivos. Tenta para a sua cachorrinha, não custa nada, tenho certeza que vai melhorar muito e vc vai economizar muito dinheiro com veterinários e remédios.

    ResponderExcluir
  4. Minha cachorrinha tem 1 mês e meio, ela só toma leite, no último sábado o veterinário receitou remédio pra verme... pois pediu pra dar um quarto do comprimido... desde então ela sofre de convulsão várias vezes ao dia... Mais d 10, ela n se alimenta, e grita muito d dor... meu marido trabalha e hj ele ta dorminos no carro, pois ela n deixa ninguém dormir... ela virá a noite chorando d dor.... o q faço? Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e vc ainda pergunta kerida? 10 dias ela chorando de dor? veterinario neh. se é q a coitadinha nao morreu por negligencia...

      Excluir
    2. a cachorra vc disse q grita de dor e vc ainda vem c essa de q "seu marido ta dormindo no carro". francamente. devia ter vergonha..ta num blog de animal..as pessoas aqui se preocupam com os animais... faz um favor, nao tenha mais animais na sua vida. Ps. gente nao sejam como essa moça peloamordedeus

      Excluir
  5. Oi tenho um cachorro vira lata com linguiçinha que não sei oque faço,troquei a ração por uma mais barata e que vinha 25k mas o barato me sai caro,dei está ração por dois meses,ele comia e vomitava,fazia tanta arcada que um dia colocou um pouco de sangue e chegou a desmaiar,foi rápidomas aconteceu,início não dei bola mas depois vi que era da ração,troquei só que depois disso não ficou o mesmo,ele adorava pão,bolacha salgada,carne,galinha,estava sempre na volta quando querendo comer alguma coisa,mas agora não podemos comer oque for que não fica mais na volta,barriga anda fazendo barulho e até a outra ração não come com vontade nem colocando a nossa comida misturada com ração,oque eu faço.

    ResponderExcluir
  6. Tenho cão poodle tô toy,tem estômago sensível e vesícula, toma gaviz e tem 3 kg, agora a barriga fica fazendo barulho, já tomou remédio verme, tomou antibiótico e remédio para barulho, melhorou alguns dias, agora voltou. Por favor me responda estou preoculpada.Come tudo vê pelo chão

    ResponderExcluir
  7. Tenho cão poodle tô toy,tem estômago sensível e vesícula, toma gaviz e tem 3 kg, agora a barriga fica fazendo barulho, já tomou remédio verme, tomou antibiótico e remédio para barulho, melhorou alguns dias, agora voltou. Por favor me responda estou preoculpada.Come tudo vê pelo chão

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Dr Pet. Tenho um Rottweiler de 5 anos, apresentou dores abdominais fortes, ocorre que toda vez que ingere água, engasga muito. Faço vermifugação a cada 3 meses, foi feito tratamento para estômago durante 60 dias, foi realizado ultrassonografia e nada constatado. Ocorre que, todas as vezes que viajo, ele não se alimenta, se isola e fica triste. Quando saio, age da mesma maneira. Isso pode se tratar de carência? Um animal pode apresentar dores por falta do seu dono? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Tenho uma Rottweiler de 3 anos, desde pequena sempre comeu muita grama e cházinhos da minha horta, vomita semanalmente sempre, na maioria das vezes só as gramas e chás. Há 3 semanas ela ficou ruim, tudo que ela come ela vomita, não para nada no estômago, a vet receitou dramim e ratidina... Passou duas semanas e nada de melhoras, estamos entrando na terceira semana já e amanhã levarei em outro vet para ter uma segunda opinião. Estou preocupada com minha princesinha��

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Tenho um lhasa apso. A pouco tempo digo três meses ele passou por um check up. Ultra-sonografia raio x. Exame de sangue e urina e fezes. Deu tudo ok. Isso foi porque ele teve que fazer uma o
    Pequena cirurgi na boca. Tomou antibiótico stomorgil na época. Bom eu tive que trocar a ração Golden pela ração equilíbrio grano free pois começou a ter muito problemas de fazer a má digestão. Agora três meses depois começou começou ter pro lema de gases denovo. Dei royal ccanin enlatada húmida e aí ele fica bem. A ração estava causando tb muito intestino preso e reparo que isso causa gases e dor e incômodo a ele. Ao ponto as vezes de eu chegar em casa e ele nao vir me receber. Eu fico com o coração partido. Não está com vômito nem diarréia. Vou marcar veterinário gastro essa semana ele. E puxado pois gastei mais de 4 mil recentemente. Mas faço tudo o que for preciso para ele. Outra coisa como minha mãe cozinha todo dia em casa e eu estou fora no trabalho nao consigo controlar se ele come algo que cai no chão da cozinha. Pedacinho de macarrão Ja faz mal p ele. Agora vou comprar emlatada húmida para alguns dias e depois vou migrar para a equilíbrio grain free mature que tem mais Fibra. Estou com medo de toda a ração que eu mude pormelhor que seja fique dando gases e causando dor na barriguinha dele. Se alguém tiver dicas eu agradeço

    ResponderExcluir
  11. Oi. Passei quase um ano tratando meu Yorkshire e nada resolvia. Passei por 5 veterinários e fizemos vários exames. Ela passava alguns dias bom e depois volta diarréia (as vezes com sangue) ou vômito ou barulho na barriga, andando com a barriga encolhida, comendo vento e triste. Hj faz 10 dias q ele esta melhor, mas esta com anemia. Perei com todos os remédios e troquei a ração.
    Após ele vomitar com sangue, comecei a procura resposta nos sites, li o q vc postaram, domingo (05,02,2017) comprei uma ração de frango, separei a quantidade indicada na ração p o peso de Bob, dividi em 4 porções e dou antes de ir passear de manhã porque ele ficava com gases, na hora do almoço, da janta e antes de dormir. Hj faz 10 dias q ele não tem nada, hj vou no veterinário p cuidar da anemia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Hoje, pela primeira vez, notei que minha Rottweiler estava mancando. Olhei as patas e estava tudo ok. Mas em seguida a barriga começou a fazer barulhos bem altos, como se fossem gases. Fiz um pouco de massagem mas ela não soltou nada. Não parece que está com dor, pois agora já dormiu e está até roncando. Mas fiquei preocupada, pois ela nunca teve nada do tipo se amanhã não estiver melhor, vou levar ao veterinário. Alguém aqui já passou por algo parecido com o pet?

    ResponderExcluir
  13. Meu cão tem 7 meses e há 9 dias foi internado, ele vomitou 4 vezes um negócio amarelo depois vomitou pouco de sangue levei rápido a clínica ele ficou internado, o veterinário pediu que eu controla-se alimentação dele os exames não deu nenhuma alteração. Ele ficou muito bem até hoje, logo pela manhã ele comeu depois saímos e ele vacinou a anti rábica, depois disso ele não quis comer mais nada, vomitou 2 vezes e a barriga dele cada vez q faz um barulhinho ele dá chora pouquinho...O que posso fazer, algum remédio que eu possa dar em casa???? Estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  14. Olá tenho um shitzu de 1 ano e 2 meses. Pela quarta vez ele teve uns barulhos na barriga como se fossem de gases. Mais só que ontem foi a primeira vez que ele ficou o dia inteiro com os barulhos intensos alto mesmos que dava dó, não comeu nada, não tomo água e de madrugada vomitou 3 vezes e fez cocô mole o que será???
    Ele se dá super bem com a ração dou (Premier raças específicas) nunca teve problema com a ração.
    Pode ser outra coisa que ele comeu? Os brinquedos por exemplo? Será que levo no veterinário? Hoje não está com o barulho na barriga ele está normal e já comeu toda a ração.
    E ágora??

    ResponderExcluir
  15. A dois meses faço vários tratamentos en minha cachorra mestiça de pastor pois apresenta vômitos esporádicos. Troquei de ração, comeu comida com frango, vários antibióticos, ranitidina, ursacol, prednisona, hidróxido de alumínio, budesonida, ração hopoallergenic etc. Ela fica bem 1 semana, 10 dias no máximo aí tem vômito. Raio x, exame de sangue, ultrasom tudo ok. Estou desesperada não sei mais o que fazer!!!!

    ResponderExcluir
  16. Mesma coisa aqui. Tenho uma cocker de 8 meses e ela tem vômitos na madrugada. 1 por dia. Dava Royal Canin e ela começava a não querer comer, e ficava de barriga vazia. A gente colocava um pouco de ração úmida pra dar sabor, ela comia uma semana... depois parava de novo. Levei no Vet e ele disse que é estômago sensível. Fizemos tratamento e trocamos para Eukanuba. Dois meses depois,a mesma coisa. tratamento de novo e trocamos pra Permier Pet. 1 mes depois... aconteceu de novo. Não sei mais o que fazer. Ela perde total o interesse pela comida porque deve associar ao mal estar. Ontem à noite vomitou novamente, ração não digeerida e os barulhos na barriguinha eram muitos. Tomou Luftal e melhorou. Por ter 8 meses não posso dar ração para estomago sensíveis. Alguém tem alguma dica?

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.