quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Será que a saude bucal do seu cão está em Risco?


O artigo abaixo é de autoria da Dra Becker e por  sua grande importância, estou postando-o aqui com seus devidos créditos. Mas eu escolhi principalmente porque Bolinha e Leona, que me acompanham nas férias na praia, acabam comendo porcarias (não posso vigiar toda hora) que encontram no fundo do quintal, jogados pelos vizinhos pouco preocupados com o que podem causar. Mas esse é um outro assunto que falaremos mais a frente. O fato é que, redobramos a vigilância na boca dos nossos cães.Mas para qualquer esclarecimento, consulte o seu Veterinário.

Previna-se  hoje melhorando a sua higiene dentária.

"Difícil de acreditar, mas mesmo os cães mais saudáveis que vejo na minha prática, sucumbem a essa doença. Mesmo os cães de resgate, busca e salvamento, que são contendores de agilidade superior, os cães de terapia e campeões de conformação decorados, têm esta doença no auge de suas carreiras.

Mesmo aqueles da terceira geração,  ninhadas que recebem alimentos crus apresentam sintomas após 3 anos de idade.

Mas, quem ou o quê, são culpados  por essa doença que aparece muito nos cães, independentemente da idade, raça, sexo e estado imunológico?

Resposta: Doenças dentárias.

Parecer bobagem? Saúde bucal do seu cão não é nada para rir. Cárie dentária é um risco significativo para o bem-estar do seu animal.

Se não forem tomadas imediatamente medidas para prevenção, a doença dental pode tirar dos  seus animais a saúde dos dentes, mas a sua saúde em geral, permitindo que milhares de milhões de bactérias nocivas entrem em sua corrente sanguínea e afete vários órgãos.

Reconhecer que o seu animal de estimação precisa de cuidados dentários é o primeiro passo. Mas isso é apenas o primeiro passo.

Deixe-me explicar o que quero dizer ...
Tenho certeza que você considera seu cão como um membro da família!
Não há dúvida ... você ama seu cão como um membro regular da sua família.

É tudo em família ... e seu cão faz parte dela. Fazer escolhas de qualidade para cuidar da sua saude, inclusive um atendimento odontológico bom.

E porque você não faz isso?

Os cães oferecem companheirismo, amor incondicional, lealdade, entretenimento - e até mesmo um ouvido amigo para ouvir você contar seus medos e tristezas.

Não é à toa que são chamados de nossos melhores amigos.

E, assim como os outros membros de sua família, você quer manter seu cão tão saudável e feliz pelo maior tempo possível, digamos..., um longo, longo tempo, certo?

É claro ...

Então, para certificar-se de que o corpo seu amigo canino permanece forte, seus olhos brilhantes e claros, sua pelagem saudável e de espessura – você o alimenta com alimentos nutritivos, oferecem  abundância do exercício regular  e, muito amor.

Mas há outra área da saúde do seu amigo que você pode está esquecendo - os dentes do seu cão.

O que aconteceria com sua saúde se você:

Não escovasse seus dentes regularmente?


Deixe-me ser perfeitamente direta com você sobre isso. Como veterinária, eu tomo uma abordagem muito pró-ativa para ajudá-lo a cuidar do seu 'melhor amigo' evitando problemas graves de saúde.

Os dentes necessitam de uma  boa escovação ... e os cães dependem de você para fazer isso por eles. ESCOVE os dentes do seu cão hoje e todos os dias!

Como pro-ativa, quero dizer, com o  exercício da medicina veterinária, venho identificando e eliminando os obstáculos que impedem a qualidade de vida e da saúde dos animais  antes que ocorram problemas graves.

Esta abordagem é prática, ao contrário do que muitos veterinários fazem hoje - eles tratam de saúde sérios em vez de praticar uma saude preventiva.

Então, assim como você não iria negligenciar seus próprios dentes como parte de sua boa saúde geral - precisa ser mais pró-ativa com os dentes do seu cão. Eles precisam de sua atenção agora.

Os dentes do seu cão, são tão propensos a placa e tartaro como os seus, mas você não iria deixar de  escovar os dentes todos os dias, ou de visitar o seu dentista para um exame regular e limpeza não é?

Espero que não.

Bem, a mesma lógica se aplica ao seu cão ...
Como saber se seu cão tem um grave problema de saúde dentária

Segundo a Sociedade Americana de Odontologia Veterinária (AVDs), 80% dos cães mostram angústia oral por 3 anos. É um dos problemas de saúde mais comuns tratados em clínicas de saúde animal hoje.

E um dos sinais mais comuns de sérios problemas orais e dentais é o mau hálito - ou o que é chamado de halitose.

Eu não considero o assim chamado "bafo de cachorrinho" - ser  necessariamente normal.

Por isso, se o seu cão tem mau hálito, eu recomendo uma visita ao veterinário de sua família (de preferência aquele que pratica a medicina holística) para um bom exame oral.

É melhor você cuidar antes que  o mau hálito lhe indique que existe um  problema grave na  gengiva,  pois o  seu 'melhor amigo' já poderá está sofrendo, mesmo sem você saber.

O que você pode começar fazer hoje para cuidar melhor dos dentes do seu cão

Lembre-se, quando o alimento permanece nos dentes do seu cão, ele forma placa. Se não for removida, se forma continuamente e, eventualmente, endurece.

Isso pode resultar em graves questões de doenças na gengiva do seu cão.

É por isso que eu recomendo a escovação diária dos dentes do seu cão - assim como você faria seus próprios dentes. É a melhor maneira de garantir dentes fortes e saudáveis.

Se você tem um filhote de cachorro, comece desde cedo a incorporar esse hábito no  dia a dia (considerar o uso de um pedaço de gaze macia com um ponto de pasta de dente de cachorro), de forma consistente quando seu cão é jovem e vai aceitar essa rotina normalmente
Aqui está uma lista de verificação rápida para ajudar você começar a tomar mais cuidado com os dentes do seu cão:

    Leve seu cão para o veterinário verificar seus dentes regularmente
    Lave bem a boca do seu animal antes de começar a escovar
    Compre uma escova de cerdas macias e pasta de dente dente de seu veterinário - creme dental humano e bicarbonato de sódio pode não ser bom para seu cão
    Escovar os dentes do seu cão de forma diária não suprime a visita ao veterinário regularmente - mesmo com a escovação regular, o seu cão ainda pode precisar de limpeza profissional ocasionais
 Entre a escovação, oferecer um osso saudável e saboroso para o seu cão mastigar

Agora, eu sei como algumas medidas são necessárias para o seu cão deixar que seus dentes sejam escovados. Alguns cães simplesmente não gostam.

Seu veterinário pode lhe dar alguns conselhos sobre a melhor abordagem para a escovação

Mas, apesar de seus esforços, seu cão pode continuar a dificultar a escovação

O que fazer então?

Oferecer produtos mastigáveis.

Eles fornecem abrasão mecânica que irão agir enquanto o seu cão os mastiga.
Mas, biscoitos secos não vão limpar os dentes, mesmo ossos duros e seco não irão retirar a placa bacteriana e tártaro mesmo que seus fabricantes garantam isso.

CUIDADO: Muitos desses produtos podem ser perigosos para o seu 'melhor amigo'



O ano de 2007 foi um período negro para a indústria de ração animal.

O recall da maior produtora de alimentos para animais, esteve à frente da notícia. Por quê? Porque milhares de gatos e cães inexplicavelmente adoecer e morreram em todo os EUA, vítimas de alimentos contaminados.

Centenas de marcas de alimentos para animais foram arrancadas das prateleiras de supermercados, petshops e lojas de departamentos, levando uma epidemia de medo para os proprietários de animais de estimação.

O contaminante mostrou-se nos altos níveis de melamina (um químico normalmente usado em plásticos e fertilizantes), de glúten de trigo e proteína de arroz concentrado importado da China. A melamina havia sido propositadamente adicionados aos ingredientes para falsamente aumentar o seu teor de proteínas.

Estudos adicionais revelaram um segundo ingrediente não autorizado, ácido cianúrico, que quando combinado com melamina, causaram insuficiência renal rápida em cães eos gatos.

A China primeiro negou a alegação, mas mais tarde foi forçada a admitir o seu papel na ração animal mortal.

Diante desse fato, não se pode dar ao luxo de relaxar quando se trata de qualidade de alimentos para animais - você deve ficar vigilante, certificando-se se de todos os ingredientes nas guloseimas são seguros e saudáveis.

Por que, então, você não tem a mesma preocupação quando se trata da saúde de seu cão?

Permita-me por um minuto e deixe-me lhe fazer uma pergunta - apenas para provar um ponto.

Se alguém lhe dissesse que você poderia facilmente limpar os dentes do seu cão e fazer o seu hálito melhorar dando-lhe um produto tóxico para mastigar, você aceitaria?

Claro que não!

E ainda, se eu lhe disser que toda vez que você dá ao seu cão um pouco de comida ou um daqueles produtos para limpeza dental (sem ler a lista de ingredientes no primeiro pacote), você está colocando a vida do seu cão em risco?

Então, antes de  pegar um pacote de um desses ossos verdes para limpar dentes de cães leia os ingredientes.

Aqui estão alguns dos ingredientes não tão naturais, você verá listados:

    Gelatina: potencialmente tóxico, feito de subproduto, criado por fervura das várias partes não utilizadas de animais como a pele, tendão, osso, cartilagem e tecido conjuntivo.
    Amido hidrolisado hidrogenada (HSH): Baixo teor de carboidratos adoçante artificial.
    Proteína isolada de soja: alérgeno conhecido, com a vitamina reduzida, minerais, proteínas e qualidade - aumentando os níveis de possíveis carcinógenos.
    Propil galato: Conservante com potencial de causar câncer em ratos.

Isso é apenas uma pequena porção de uma longa lista de ingredientes que,  acredito, simplesmente não pertencem ao que voc~e deseja para o seu melhor amigo. Além disso, esses ossos são tão duros e difíceis de quebrar na boca do seu cão, que o animal tende a engoli-los quase inteiro - levando a uma massa de produtos indigestos bloqueando potencialmente seu trato intestinal.

O cão mastiga simplesmente - o que não pode ser digerido, ele engole e  pode acabar se alojando no esôfago do seu cão ou intestinos.

O resultado?

Se você não levá-lo imediatamente a um veterinário, a vida dele estará por um fio, a cirurgia imediata pode salvar a vida do seu cão. Mas há muitos relatórios documentados de cães que não podem ser salvos mesmo com a cirurgia, - é trágico, mas é verdade.

E é por isso que eu decidi encontrar uma alternativa mais natural para aqueles de alta moda e potencialmente arriscado ossos e biscoitos para limpeza dental.

Mas antes de eu falar sobre a alternativa, emocionante saudável que eu descobri, vamos falar um pouco sobre as necessidades especiais dos filhotes, cães idosos e cães que perderam os dentes.

A necessidade insaciável do filhotes de mastigar

Filhotes gostam de mastigar
A forma como o filhote de cachorro aprende sobre o seu mundo, é com a boca.

Se você já teve um filhote de cachorroem casa, então você sabe o que estou prestes a lhe dizer.

Eles gostam de mastigar - tudo e qualquer coisa!

E aqueles que são novos, dentes afiados pode rasgar brinquedos, sapatos, roupas, móveis, travesseiros e cobertores quase mais rápido do que você ou eu posso piscar um olho.

Filhotes de cachorro mastigam por muitas razões diferentes, incluindo ...

    Para brincar
    Para aliviar o desconforto da dentição
    Para aliviar o stress, tédio e solidão
    Para explorar e interagir com seu mundo "novo" Afirmar o domínio em seu ambiente

Na dentição, especialmente, é um momento em que o seu cachorro tem uma necessidade intensa de mastigar. Assim como as gengivas do bebê ficam doloridos quando os  dentes irrompem, acontece também  com o seu filhote durante os primeiros seis meses de vida. Mastigando algo macio, mas firme, vai ajudar a aliviar a dor e proporciona conforto.

Mas isso não é tudo ...
Agora é o tempo para ensinar comportamentos positivos da mastigação

Mastigação é simplesmente uma parte normal do crescimento e desenvolvimento normal do filhote de cachorro. Até você moldar o comportamento do seu cachorro, ensinando-lhes o que é apropriado para mastigar - e que não é.

E quando você começar com o seu cachorro com o pé direito - ou seja, fornecendo um item aceitável e agradável para mastigar quando eles precisam e querem mais - você ajudar a estabelecer comportamentos positivos de mascar pelos os próximos anos.

Qual é o melhor produto para mastigar que você pode escolher para o seu cachorro?

Obviamente, você não pode vigiar seu cachorro a cada minuto do dia e da noite. Então, você quer selecionar uma mastigação dentária que é ...

    Suaves Bones Dental, feitos especialmente para gengivas sensíveis
    Suave o suficiente para proteger os dentes do filhote
    Saboroso para mantê-los interessados
    Marcios, porem fortes para  não lascarem  e provocarem engasgos
    Livre de ingredientes tóxicos e potencialmente insalubres

Mas, se o seu cão já está um senhor de idade, dê-lhe uma escova macia".
(Fonte: Dra. Karen Becker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.