sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pulgas e Carrapatos - Dicas naturais

Antigamente, cachorro com pulgas e carrapatos..., Carrapaticida! E nem se precisava o quanto esse veneno poderia, além de prejudicar o animal, também acabar com a nossa saúde. Atualmente, a industria avançou muito e já dispomos de alguns que fazem "menos mal"; uso essa expressão porque na verdade é um produto tóxico e que deve ser usado com muita cautela e somente se for extremamente necessário. Não façam uso permanente desses produtos, conversem sempre com o veterinário sobre a aplicação, nunca faça você mesmo, é perigoso!

Mas para manter esses "monstrinhos" longe dos nossos pets e das nossas vidas e não nos intoxicar, encontrei umas sugestões muitto boas^que agora repasso.

"1- "Chá" de Capim Cidreira:

Receita: Coloque um litro de álcool em um recipiente que possa ser fechado e coloque metade dele com erva cidreira fresca (Aquela de folha comprida) e deixe assim por 24 horas. Depois misture a solução que se criou a 10 litros de água e dez colheres de sopa de sal e coloque em 5 pets de dois litros. Então é só borrifar 2 x por semana e na casa toda, ou quintal, de onde podem estar surgindo as pulgas. Fonte: Comunidade As Neuróticas Mães de Pet

Essa receita eu fiz e borrifava em todo o carpete do apartamento 2x ao dia.

2- Chá de Cravo da India:

Receita: Preparar uma infusão e no último enxague do banho, jogue neles. Além de ficar um perfume delicioso, espanta carrapatos e pulgas. Fonte: Comunidade Vida de Cachorro

Também utilizei essa receita em Sushi e ela realmente ficava com um cheirinho maravilhoso de cravo da Índia.

3- Sabonete Phebo:

Passei a dar banho nela com sabonete Phebo, já que é feito de pétalas de rosas e estas servem como repelente para pulgas. Fonte: Comunidade Vida de Cachorro

4- Oléo de Neem e Citronela:

Estes são dois óleos naturais eifcazes no combate a parasitas externos em animais. Não cheguei a usá-los, pois consegui acabar com as pulgas antes de recorrer a eles ;)

6- Mudas de Capim Cidreira e Citronela:

Plantei mudas de Capim Cidreira e Citronela e espalhei pela casa. Ao fim da tarde elas liberam um cheirinho mais forte que também contribui com o controle de pulgas.

7- Alho:

E aqui, o meu predileto no controle dessas pragas. Sushi, desde que passou para a Alimentação Natural, sempre comeu uma fatia bem fininha de alho na sua refeição da noite. No entanto, quando fui morar em Porto Alegre, almoçava fora todos os dias, o que me fez esquecer de comprar alho para Sushi também. Depois do diagnóstico de DAPP, voltei a dar alho a ela e, dentre os que citei, acho que o alho foi quem mais contribuiu com o controle das pulgas. Segundo Karen Becker, o alho pode ser oferecido no intuito de reduzir os parasitas tanto internos quanto externo nos cães. No entanto, o alho se dado em grandes quantidades pode ser tóxico, como pode ser visto nesse artigo do Cachorro Verde. Hoje, aos meus peludos, ofereço apenas uma fina fatia de alho ao dia"




















7 comentários:

  1. eu tenho certeza que essas dicas seram muito útil para nós maes de pets,eu por exemplo,estou feito louca com meus 3 filhotes de 5 meses e a mãe deles que pegou cria em um pet shopim onde eu a levava para tomar banho,resultado:7 filhotes lindos ! mas agora apareceram carrapatos em todos eles,acho que possa ser dos passeios que faço com eles,mas estou em pânico,pois um dos filhotes está com um carrapato no fundo do canal da orelha,e eu tento tirar e não consigo,alguem tem uma dica para me ajudar?,,,amei essas dicas de voces,e vou indicar para todas a minhas amigas...esse doutor pet é um anjo enviado por deus para nos ajudar...obrigado por serem tão bons com os cachorros e com os donos...amei...Celeste Campinas sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Celeste, que bom que você gostou desse cantinho. Fique a vontade para perguntar e pedir orientações. para e-mail socorro@ecosbr.com. Um abraço.

      Excluir
    2. Como já faz tempo a sua duvida sobre o carrapto; eu molho o cotonete com o medicamento para carrapato e coloco bem em cima. O parasita morre e sai com facilidade. Mas só use essa dica em carraptos muito fixados.

      Excluir



  2. Conheça outras dicas para acabar com Pulgas e Carrapatos orientadas pelo veterinario.

    Dicas para acabar com PULGAS E CARRAPATOS

    ResponderExcluir
  3. Como acabar com pulgas e carrapatos, como ensinar truques, tudo sobre cão, cachorro ideal pra crianças e muito mais


    http://missaopet.blogspot.com.br/





    ResponderExcluir
  4. como matar as pulgas do meu caozinho?e muita pulguinha preta que fica pulando mider uma soluçao imediatamente por favor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, esta infusão de cravo da índia como é o preparo da receita ou melhor, quais as proporções de cravo e água????

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.