quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Abra o olho! Problemas oculares em animais


Problemas oculares já são uma das causas mais comuns de visitas ao veterinário por cães e gatos


A gravidade de uma infecção no olho de um animal de companhia pode variar de inofensiva e auto-limitada (se cura sozinha sem maiores problemas)ou pode ser traumática e causar danos permanentes, incluindo a cegueira ou a perda de um olho.

Veterinários categorizam as infecções oculares como "urgente." A maioria não são uma verdadeira emergência a menos que haja sido trauma ao olho ou abaulamento súbito, caso em que você precisa levar seu animal de estimação ao veterinário ou, a uma clínica de emergência animal imediatamente.
Em todo caso, se considera uma infecção no olho do seu animal, urgente, se houver mudanças óbvias ao olho, como inchaço, por exemplo.

Se o seu cão ou gato tem comprometimento na qualidade de vida por problema no olho, é também uma situação de urgência; por exemplo, se você notou ontem que o seu gato começou a piscar com freqüência, e hoje ele não abrir um dos olhos, é hora de chamar o seu veterinário para uma consulta o mais rapidamente possível, dentro de 72 horas, no máximo.
Infecções Oculares em Felinos

    Gatos não têm tantos problemas oculares quanto cães, porque vivem dentro de casa, reduzindo drasticamente o risco de uma lesão ocular ou infecção, no entanto, gatos que vivem nas ruas, possuem o mesmo nível de risco como os seus homólogos caninos.
 Infecções oculares virais em gatos são geralmente causadas pelo vírus do herpes felino. Uma vez que um gato infectado com o vírus do herpes a infecção será ao longo da vida, com novos surtos, muitas vezes provocadas por stress.
 Se o seu gato é exposto a um vírus de herpes, as chances são de que a doença não se dissemine completamente no organismo felino, já que o herpes precisa de uma condição de estresse induzido, os gatos com um sistema imunitário que funcione bem podem efetivamente livrar-se do vírus.
Mas se o seu gatinho, encontra-se com o sistema imunológico enfraquecido por qualquer motivo, ou se o animal sofre uma situação estressante, um surto viral pode acontecer.

Os gatos também podem desenvolver infecções oculares bacterianas primárias causadas, por exemplo pela a clamídia, assim como infecções por fungos como o Cryptococcus.
Vale salientar que, devido as infecções serem causadas por vírus, bactérias ou algum fungo, não é aconselhável resolver por conta própria; é importante sim, identificar o agente causador e, assim, tratá-la da forma adequada.

Sintomas e Prevenção

Os sintomas de uma infecção no olho do seu gatinho pode ser complicado de detectar, porque os gatos são muito bons em esconder seu desconforto, não importa a causa.
    Observe bem o seu animal de estimação, eles podem piscar lentamente os olhos ou mantê-los fechados para lubrificar a córnea; se for observada vermelhidão, pode ser um sinal de uma condição conhecida como conjuntivite.
Às vezes, uma infecção ocular causará uma secreção com mau cheiro, crostas ao redor dos olhos que provoque um pruido.    

A melhor maneira de manter o seu gatinho a salvo de vírus, bactérias e infecções fúngicas é mantê-la dentro de casa, as vezes acontece dentro de casa, mas é muito mais difícil e com essa medida, os riscos de uma infecção caem para 80%..



Infecções oculares em Cães
    Infecções oculares em cães e gatos têm as mesmas causas: vírus, bactérias e fungos. Em cães, no entanto, a doença de Lyme também pode causar uma infecção no olho - estranho, mas é verdade.
Infecções oculares são agudas ou recorrentes. Uma infecção aguda significa que o seu cachorro parecia bem ontem, mas hoje ele é vesgo. Seus olhos estão vermelhos e irritados e ele, procurará raspa-los ou friccionar a cabeça ao longo do sofá ou no tapete tentando aliviar o desconforto.
Se seu cão está esfregando muito os olhos, você deve usar um colar elisabetano, para impedi-lo de causar danos permanentes, e o tempo necessário para levá-lo ao Veterinário para uma consulta.
Os sintomas de uma infecção ocular é similar em cães e gatos. Muitos cães terão secreção amarela ou esverdeada no olho infectado, que é um sinal definitivo de um problema. Em determinadas raças, conhecidas por exibirem manchas de lágrimas, existe uma predisposição a infecções oculares recorrentes, incluindo o Lhasa Apso, o Shih tzu e do maltês.

Reduzindo o risco da infecção do olho em seu cão
        * Se o seu cão tem pelos longos ao redor dos olhos, peça ao groomer para mantê-lo curto ou raspar mesmo, essa medida ajudará a impedir o acúmulo de umidade e fios que sirvam de esteira, para completar o cenário de uma infecção secundária
        * Quando o cão está fora, fica exposto aos alérgenos que traz dentro de sua pele e patas; ervas e pólen podem entrar nos olhos do seu cão e causar inflamação, levando a uma infecção bacteriana secundária.
          *Manter limpo o focinho seu filhote, é uma boa maneira de controlar a infestação. Limpe com um pano úmido para remover alérgenos, poeira e outros agentes irritantes que possam levar a um problema nos olhos.
          * Alguns de vocês não vão gostar de ouvir isso, mas ter certeza que seu cão não enfiar a cabeça para fora da janela do carro durante a viagem também é importante para reduzir o risco de lesão ocular ou infecção.
         * Se o seu cão escava tocas em seu jardim ou noutros locais exteriores, está em risco de ficar cheio de , capim e outros restos caírem em seus olhos. Qualquer objeto estranho, não importa quão pequeno seja, que acaba no olho do seu animal de estimação, cria um problema potencial.

          *Mais uma vez, mantendo o rosto do animal limpo com um pano úmido e macio depois que ele foi ao ar livre poderá eliminar os irritantes evitando uma infecção.

        * Não use o colírio dos olhos ou outras similares, projetado para o ser humano nos olhos do seu animal de estimação. Use um simples soro fisiológico para lavar os olhos do seu cão ou gato, evitando a utilização de produtos vendidos para uso humano, porque são completamente inadequados para os animais.
Outros problemas oculares nos animais de estimação
    Outras condições do olho podem simular uma infecção, incluindo:
        * Glaucoma
        * As úlceras da córnea; feridas corneanas causadas por uma punção ou corpo estranho no olho
        * O olho seco, também conhecida como ceratoconjuntivite seca, caracterizada por uma espessa camada mucosa sobre o olho
        * Olho Cherry (prolapso da glândula da terceira pálpebra)
        * Entrópio (a viragem na tampa das margens)
        * Uveíte, uma doença auto-imune
    Se você notar uma mudança nos olhos do seu animal de estimação que não se resolve rapidamente por conta própria, leve-o para ser examinado pelo oftalmologista veterinário ou veterinária holística para determinar a causa do problema e o tratamento adequado.
    Se o seu animal de estimação está propenso a infecções oculares recorrentes, converse com seu veterinário holística sobre homeopáticos, fitoterápicos e nutracêuticos preventivos para ajudar a preservar a saúde dos olhos do seu cão ou gato. (Fonte: http://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2010/09/07/diagnosing-and-curing-eye-infections-in-pets.aspx)


4 comentários:

  1. Gostaria de saber tudo sobre Herpes no cão(ocular e barriga) Como tratar?

    ResponderExcluir
  2. Olá Rô, você vai encontrar tudo sobre herpes ocular canina, aqui nessa pagina; http://www.2ndchance.info/herpesvirusdog.htm
    Boa sorte. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fica caro uma cirugia reparadora a minha ficou com um dos olhos esbranquiçados e com um furinho no meio. Estava viajando quando cheguei encontrei ela assim...

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Possuo uma gata persa de 6 anos que há uns dois anos tem apresentado problema em um dos olhinhos. Depois de muitas idas a veterinários, e aplicação de diversos medicamentos, conclui-se que se trata de herpes zoster. Moro em uma cidade pequena (sudoeste do Paraná), e gostaria a opinião de um especialista, que não encontro em minha região. Gostaria de saber se consigo receber algum tipo de orientação mesmo a distância, através do encaminhamento de fotos, relatos... Minha preocupação é que isso afete a visão de minha gatinha, pois a todo momento ela está apresentando o problema, com a formação de uma mancha escura no olho, que desaparece após a aplicação de medicamentos, e logo reaparece. Saliento que já procurei vários veterinários e os tratamentos recomendados não tem surtido efeito; e que custearei eventuais informações que me forem repassadas. Grata. Luciana.

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.