De acordo com o quadro abaixo, as infecções no ouvido são as maiores causas de consultas em petshops, com Leona tivemos esse problema que foi muito sério, os cães sofrem muito, portanto, a prevenção ainda é o melhor remédio.
1. Infecção no ouvido 6. Infecção intestinal / diarréia 2. Alergias de pele 7. Artrite 3. Infecção da pele 8. Infecção da bexiga 4. Cistos cebáceos 9. Contusão ou contusão 5. Indisposição gástrica 10. Disfunção da tiróide
Inflamação do ouvido ou uma infecção?
Tornaram-se comuns as reclamações no drPet, sobre problemas nos ouvidos dos cães.
Aqui cabe a velha máxima; é melhor prevenir do que remediar! Isso certamente iria poupar o seu cão do sofrimento e de algumas despesas.
Geralmente, existem duas causas para problemas no ouvido - inflamação crônica e infecção. Inflamação não tratada pode levar à infecção.
Se as orelhas do seu animal de estimação está quente, vermelha, inchada ou causando coceira, mas mas não aparece nenhuma secreção, é provável que o problema seja inflamação. Se um ou mais desses sintomas estão presentes com produção de secreção, é geralmente indicativo de uma infecção.
Infecções da orelha
Podem ser bacterianas ou fúngicas.
A causa mais comum de infecções da orelha por fungos em cães é a levedura . A levedura está frequentemente presente nos corpos de animais, mas quando o sistema imunológico não está em condição privilegiada, a levedura pode crescer demais e causar uma infecção.
A maioria dos cães propensos a infecções fúngicas precisam ter suas orelhas limpas e secas com freqüência. Se o problema parece crônico ou há uma infecção persistente que não vai embora, então, existe uma outra causa que não o sistema imunológico e que deverá ser identificada e combatida.
Mais comuns do que infecções fúngicas do ouvido são as infecções bacterianas. As bactérias são classificados como patogênicas ou não patogênicas.As bactérias patogénicas são habitantes anormais do corpo do seu animal de estimação que foram contraidas de uma fonte externa, por exemplo, água contaminada - não tratada.As bactérias não-patogênicas são estafilococos são bactérias que "moram" normalmente cno orpo do seu cão. Ocasionalmente, essas bactérias podem crescer demais e afetar o canal auditivo. Qualquer tipo de bactérias existentes no corpo podem crescer fora de controle e causar uma infecção em um animal de estimação com um sistema imunológico comprometido.
Diagnóstico
Seu veterinário pode diagnosticar uma infecção por fungos com a citologia, ou olhar para uma mancha sob um microscópio.
Existem muitos tipos de bactérias que podem ser diagnosticadas através de citologia. A única maneira para diagnosticar com precisão uma infecção bacteriana é com uma cultura da orelha.
O médico esfrega a orelha do seu animal de estimação em um especie de cotonete e envia o conteúdo para um laboratório. Lá será determinado o tipo de organismo que está crescendo e qual a medicação mais eficaz para combatê-la.
No caso de uma primeira vez de infecção de ouvido, o veterinário irá prescrever um antibiótico que certamente vai resolver. No entanto, se a infecção não se resolve, se repete, ou se torna crônica, é preciso insistir em uma cultura de ouvido para identificar o organismo exato envolvido e o tratamento adequado.
É muito importante para terminar a medicação prescrita, mesmo se a infecção da orelha do seu cão parece ter desaparecido. A interrupção da medicação precoce pode levar à regeneração de organismos resistentes, criando um problema muito mais sério para o seu animal de estimação.
Além disso, se seu animal de estimação está sendo tratado de uma infecção no ouvido, é muito importante manter as orelhas limpas e livres de todos os detritos, assim a medicação tópica você colocar nos ouvidos, poderá relamente, chegar ao tecido infectado. Caso contrário, será apenas uma poça quente e pegajosa no ouvidoe a infecção continuará a prosperar ali dentro.
É fácil prevenir.
Na hora do banho - COLOQUE ALGODÃO PARA BARRAR A ENTRADA DE ÁGUA! Ouvido úmido é o local favorito dos fungos e bactérias. Alguns cães são muito mais propensos a infecções de ouvido do que outros. Se seu cão tem uma tendência a ter problemas com seus ouvidos, é recomendado que sejam examinados diariamente ou em dias alternados.
Cera ou outros detritos deixados no canal da orelha do seu cão, são o caminho para infecções.
A regra é limpar as orelhas do seu animal de estimação quando estão sujas. Se há muita cera acumulando, uma limpeza diária será necessária. Se as orelhas do seu cão não produzem muita cera, você pode limpar com menos frequência.
Se seu animal de estimação está apresentando sinais de infecção no ouvido ou, já teve esse problema, é importante que o seu veterinário examine-o antes de começar o esquema de limpeza. Infecções muitas vezes levam à ruptura do tímpano, nesses casos, produtos de limpeza especiais e medicamentos específicos serão necessários.
Para manter os ouvidos caninos saudáveis, os produtos utilizados são:
O álcool não está na lista. Ele pode causar ardor e irritação, principalmente se há inflamação.
- Hamamélis
- Vinagre de maçã orgânico e água purificada, em partes iguais
- O peróxido de hidrogênio
- Infusão de chá verde (o chá que foi resfriado, é claro)
- Óleo da árvore do chá muito diluído em água purificada (para cães - apenas nunca em gatos)
Métodos de limpeza
Use bolas de algodão apenas para limpar o interior do canal auditivo. Não são indicados cotonetes para limpar o canal, pois podem danificar os tímpanos do seu cão.
O melhor método para a limpeza das orelhas, é molhar bem a bola de algodão com um produto de limpeza especifico na parte exterior da orelha. Use quanto for necessário até que não restem resíduos de cera no algodão.
Dependendo das orelhas do seu cão, pode gastar poucas ou muitas bolas de algodão - só depende de quantos detritos estejam dentro do canal auditivo.
Outro método para limpeza de orelhas do seu cão é esguichar uma pequena quantidade de solução diretamente dentro do ouvido e depois limpar com bolas de algodão para amolecer a cera acumulada. No entanto, este método não é o favorito da maioria dos cães. Eles tendem a balançar a cabeça descontroladamente, atirando solução de limpeza para todo lado.
Limpar os ouvidos do seu cão não é difícil - você só precisa lembrar de fazê-lo de forma consistente (fazer quanto for necessário). Leva apenas alguns minutos a limpeza e a secagem das orelhas do seu animal , se necessário irá fazer uma enorme diferença na frequência e severidade das infecções de ouvido - especialmente em cães que são propensos a esse problema.
Observe o vídeo onde a Dra. Becker aqui
oi minha cadela esta com a orelha toda vermelha,e hj comecou a aparecer umas cascas.O que sera que eh?
ResponderExcluire ela tb esta com uma parte do traseiro e inicio do rabo ficando sem pelo,a veterinaria falou que eh dermatite,mas nao recomendou nada.
me ajude.
obrigada
Meu bb ta com o mesmo problema , levo sempre no vet , ele eh super sensivel, todo alergico . Mas dessa vez ainda nao levei, passei a pomada Cetaconazol na orelha dele, so parte q vejo, nao passei laaa dentro nao , tenho medo de machuca-lo ; de ontem a noite pra hj, melhorou ! O vermelho ta bem claro e as cascas parecem estar soltando, mas nao sei oq eh isso. Seu comentario eh bem antigo, d 2013, eh lamentavel q o blogueiro nao tenha te respondido, nao vou seguir este blog. Mas vc chegou a leva-la no vet ? Ela ta bem ? Oq era ? A vet receitou algo ?
ResponderExcluiroque pode esta ocorrendo quando o cachorro fica com as bochechas enxada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor favor, me ajuda.. minha cachorra ta com as orelhas quentes, oq sera que pode ser.. A uma semana ela comeu carne de porco, sera que fez mal a ela agr?.. fale cmg no whats, me ajuda 083986591831 ou 988940400 o nome da minha cachorra é mel e o meu é gabriela... Euu nn sei oq fzr, e nn tem veterinario aqui perto..
ResponderExcluirUsei a pomada cetoconazol é para micose e melhorou ela tinha infecção era só no pavilhão.comprar na farmácia.melhoras .
ResponderExcluir