sexta-feira, 23 de março de 2012

Planejamento alimentar para seu cão

Muitos amigos e clientes do pet, comentam da dificuldade no planejamento da alimentação dos seus cães, quanto, como, número de vezes etc. Nós humanos temos agendas manuais e eletronicas para planejar nossas atividades, nossos cães não fazem isso, então nós, como donos e grandes amigos dos caninos, podemos nos dedicar um pouco e planejar a vida deles para que tenhamos uma parceria vibrante e feliz.
O artigo abaixo nos coloca frente às muitas formas de executar o planejamento.
(www.dogster.com)

"Muitos de nós usam algum tipo de ferramenta de programação, como um daytimer, para planejar nossos dias agitados e noites. Este plano nos ajuda a estabelecer uma rotina  para realizar bem, todas as tarefas importantes. Os cães não precisam de lembretes sobre pegar a roupa ou ir a um encontro, mas se beneficiam de uma programação que inclui coisas como comer e brincar. Cães se dão bem com a  rotina e, apesar de não manter a noção do tempo como nós, o seu ritmo circadiano, ou relógio interno, faz com que seja possível para eles dizer quandoé hora de fazer alguma coisa que ele faz rotineiramente.
O calendário de exemplo a seguir destina-se a uma raça ou mistura de atividade média e que não tem problemas de saúde.

Exemplo de horário de um dia normal com um cão adulto

Alimentação: A maioria dos cães adultos devem comer duas vezes por dia. Isso mantém o seu metabolismo estável e ajuda na digestão. Você verá que eles comem rapidamente a comida quando oferecida na hora de costume. A agenda seria:
  • 7:00 - Café da manhã
  • 06:00 - Jantar
Água: Em geral, o melhor é deixar uma bacia de água fresca para o seu cão  todas as manhãs e todas as noites. Os cães devem ter sempre água limpa após qualquer atividade. Se você estiver caminhando ou fazendo atividades fisicas com ele , pode programar a quantidade e os intervalos nos quais  você deverá fornecer água. Mas observe  seu cão com cuidado, se ele parece estar com sede, aumente a quantidade. Um cronograma de amostra para monitoramento de água seria:
  • 7:00 - Limpe e preencher tigela na metade 
  • Meio-dia - Passe e reabasteça a na metade
  • 6:00 pm - Enxaguar e encher metade .
  • na hora de dormir - bacia limpa e abastecer com 1/4 de água
Se precisar de mais detalhes veja no link abaixo.   Quanto água deve um cão beber por dia?
 
Sono: Um cão dorme média cerca de 14 horas por dia. Ao contrário dos humanos, eles dormem por menos tempo porém com mais freqüência. O Ciclo REM de um cão é mais ativo que o de um ser humano e pode explicar o fenômeno de querer dormir. Se o seu cão dorme mais do que 16 horas por dia, é aconselhável verificar se existe alguma doença. Ao agendar suas atividades durante todo o dia, você vai naturalmente criar uma rotina de dormir bem.
Jogo: O jogo é imperativo para manter as habilidades de um cão afiadas, assim da para  fornecer estímulo para apenas  se divertir. O jogo pode significar  buscar algo que você joga, um jogo de tabuleiro onde o seu cão tem que fazer truques para ganhar um turno, a data do jogo do cachorrinho, ou mesmo brinquedos interativos quando você estiver ausente. Tente fazer duas sessões de jogo em um dia. A agenda exemplo seria:
  • 8:00 - Passe pelo menos 15 minutos brincando com seu cachorro
  • 16:00 ou logo após o trabalho - Agendar um jogo ou tentar algo criativo como um jogo de esconde-esconde
Atividade: é imperativo para a saúde física e mental de um cão. Idealmente, um cão deve ser exercitado duas vezes por dia durante 30 minutos. Uma caminhada extra não faz mal e, de fato, irá beneficiar a ambos. Em nossa sociedade agitada, no entanto, isso pode ser difícil, por isso considero  a ajuda de um profissional para caminhar com o cão. Também tenha em mente as atividades que não seja só caminhar no parque com o seu cão. A agenda exemplo seria:
  • 6h30 - Caminhada seu cão antes de seu café da manhã
  • Meio-dia - passear com o cachorro (este é o lugar onde profissional poderia ser útil)
  • 17:00  - passear com o cachorro antes de seu jantar
Um tempo juntos: Esse tempo, é uma experiência de união para você e seu cão. Essa é a coisa mais fácil de programar, pois ele pode ficar com você no sofá enquanto assiste TV ou ao seu lado lendo um livro, ou sobre a cama no final da noite. A chave é concentrar-se no seu  pet e massageá-lo. Os cães adoram uma leve massagem e muitos estão felizes com um pé acariciando suas costas. Mesmo sentado tocando o seu cão é uma atividade de ligação.

Modificações para Filhotes

Educando em casa: Com cães filhotes , há atividades em casa a considerar na sua programação. Ao começar essas atividades (você ou alguém confiável, como um baby-sitter do cão),  precisa ter  freqüência; assim você pode levar o seu cachorro para antes ou depois da brincadeira. Filhotes mais velhos podem ir entre três a quatro horas entre uma eliminação e outra. A agenda exemplo seria:
  1. Fora ao acordar.
  2. Fora depois do almoço.
  3. Fora ao meio-dia após a segunda alimentação .
  4. Fora em torno de 16:00
  5. Fora depois do jantar.
  6. Fora antes de dormir.
Alimentos: Um filhote de cachorro deve comer três vezes por dia para ter em uma alimentação ao meio-dia. Se você não tiver tempo, considere um sister para o seu cão para ajudar.
Sono: Um filhote de cachorro dorme mais do que um cão adulto, com uma média de cerca de 16 horas por dia. Mas alguns vão dormir por até 20 horas!
Atividade: Um filhote de cachorro vai ter explosões de energia e depois sentir-se  sonolento. Tente levar o seu cão para fora sempre que possível, começando com caminhadas curtas de até 20 minutos.

Modificações para cães idosos

Alimentação: Os cães mais velhos devem ser alimentados duas vezes ao dia, mas deve ser uma quantidade menor já que a sua atividade é limitada.
Água: Os cães mais velhos podem precisar de mais água do que seus colegas mais jovens.
Sono: Um cão senior vai dormir mais do que um cão adulto ativo, em média, 16 a 18 horas por dia. Assim como os seres humanos, quanto mais velho um cão fica, mais as suas necessidades se assemelham a de um filhote de cachorro.
Atividade: É importante para um cão sênior  começar com caminhadas e atividades leves. Idealmente, você, ou uma babá, pode levar seu cão para fora três ou quatro vezes por dia para passeios mais curtos. Evite excesso de atividade e qualquer jogo duro, como em parques.

Raças ativas

Há algumas indicações para raças ativas , como o Border Collie , o Vizsla e qualquer Terrier . Dormir para estes cães é de menor importância do que para uma raça média e você vai descobrir que eles são geralmente ativos mesmo quando cochilando. Pode  alimentar estas raças três vezes por dia, porque seu metabolismo é mais acelerado.

Raças sedentários

Raças que são muito grandes, como o Mastiff e o Great Dane tendem a dormir mais do que um cão de tamanho médio. Algumas das raças de grande porte, tais como a Greyhound , fazem bem. A programação de alimentação também é bem diferente; eles são alimentados apenas uma vez por dia, porque  não estão queimando tantas calorias.
Cada cão é único e você pode ter que alterar sua programação dependendo do nível de atividade do seu amigo. Talvez aconteça a necessidade de  ajustar a agenda do seu cão para atender a sua. Uma coisa para se ter em mente  é que um cachorro vai precisar de algo programado a cada duas - quatro horas, seja atividade de alimentação ou jogar. A constância é a chave para mantê-lo dentro do cronograma e fazê-lo feliz. Talvez algum dia haverá até agendas para cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.