terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como melhorar a qualidade de vida do seu cão

O artigo abaixo foi traduzido, mas o original está aqui
Por Jörn Oleby

Quando levamos em um cão para casa, criamos uma responsabilidade. Essa responsabilidade envolve o cuidado diário com  o cão como pelo e patas, a  sua higiene, nutrição, exercício e treinamento.

Muitos proprietários investem muito tempo com treinamento de obediência, em busca de atividades de monitoramento, e exercícios de proteção em campos de treinamento. Estas atividades permitem que tenhamos maior contato com o cão e, ao mesmo tempo, mantê-los fisicamente e mentalmente bem. Alguns chegam a  apresentar cães em exposições e julgar sua aparência e os atributos da raça. Seria melhor  prestar maior atenção à mobilidade para cuidar de poupar cães de ferimentos desnecessários no futuro. Um cão que se locomove bem, mantém a sua elasticidade natural e flexibilidade.

Um cão com mobilidade reduzida tem músculos curtos e duros. Quando um cão com uma musculatura reduzida, a pressão é exercida sobre as articulações levando, por sua vez, a diminuição da mobilidade. assim,"estrangula" os vasos sanguíneos e prejudica a circulação. Músculos, articulações, tendões e ligamentos dessa forma, irão receber alimentação insuficiente e menos oxigênio. Redução do fluxo sanguíneo também significa que o ácido lático acumulado nos músculos não é naturalmente transportado para fora. O ácido lático se acumula junto com outros resíduos provocando irritação dos receptores de dor nos músculos. O cão sente dor. Dor, por sua vez, provoca mais tensão e reduz o fluxo sangüíneo ainda mais. Um círculo vicioso surge e pode persistir por algum tempo se a causa não for descoberta e tratada.

Musculatura  curta e dura é algo que nós mesmos e nossos cães podemos vir a sofrer  se não cuidarmos da nossa condição física. Outra condição que pode reduzir a mobilidade dos nossos cães é a Artrite. Geralmente formada por tecido conjuntivo fibroso, a cartilagem se desgasta, isto é muito comum em pessoas mais velhas e cães, que sêniors ou que  suportam peso. A cartilagem articular torna-se suave, desfiada e diluída. No entanto, pessoas mais jovens e os cães também podem ser atingidas com artrite devido a razões genéticas, lesões, combinação de excesso de peso e pouco exercício. Um sintoma comum da artrite é a rigidez e claudicação.

Estudos em cães demonstraram que a massagem regular e que se estende por um período de tempo, ajuda a prevenir e reduzir os efeitos da artrite e da rigidez relacionados com a idade.

Massagem e alongamento são formas eficazes de evitar problemas relacionados com os músculos e lesões por esforços, melhorar a qualidade de vida do seu cão. Massagem e alongamento funcionam como complemento para o exercício diário, treinamento de obediência e dieta além de  construir companheirismo entre você e seu cão de uma maneira natural. A massagem é uma maneira agradável de fortalecer o vínculo do animal com  seu cachorro e a família e ele, vai adorar!
Veja como é fácil preservar e aumentar a mobilidade,  reduzindo o risco de lesões musculares relacionados. Aqui está um exemplo de uma massagem.
Esforço de pressão deve ser aplicada a partir da mão espalmada.
A pressão maior deve ser exercida  aplicando a mão espalmada, embora o polegar e os dedos também estão envolvidos na manipulação.

Essa massagem relaxa os músculos e é uma maneira de deixar seu relaxado depois de uma longa corrida ou sessão de ciclismo. E é agradável!
Aquecimento antes de qualquer atividade tem um efeito preventivo e o alongamento é muito eficaz depois do cão ter  usado seus músculos. Ele deve ter aquecido antes de começar a esticar os músculos; por isso  é recomendável  que você permita que seu cão relaxe após o esforço físico. Deixe-o andar um pouco sobre a sua  liderança da mesma forma que um cavalo de corrida corre uma volta extra na metade o ritmo para terminar a corrida. Isso ajuda a remover o ácido láctico e resíduos. Com massagem terapêutica também é importante que o cão esteja relaxado antes do tratamento ser iniciado.
Alongamento da articulação do cotovelo e músculos flexores.
Segure o cotovelo do cão com uma mão, segurando o pulso com a outra. Mova a perna para frente e para cima, esticando a articulação do cotovelo e os músculos flexores do antebraço (articulação do ombro).
Aquecimento pode envolver caminhanda com o cachorro na liderança por 15 a 20 minutos antes de permitir que ele sse exercite livremente. Desta forma, os músculos amolecem e estão prontos para a atividade física. Cães competitivos ou de trabalho, devem ser  aquecidos de uma forma mais coordenada. Abaixo você pode encontrar uma lista de verificação que vai lhe ajudar na hora do aquecimento.

Primeiro lembre-se que o cão deve ter aquecido e exercitado antes de iniciar uma competição ou uma sessão ativa. É também  recomendável fortemente, que seja permitidop ao cão, um tempo  para relaxar depois de uma competição ou uma sessão ativa antes de quaisquer atividades de alongamento.
Aqui está uma lista de verificação que pode ser usada antes de uma competição ou sessão ativa.
  • Deixe o cão andar devagar por um tempo e depois aumentar o ritmo por 2-3 minutos.
  • Deixe o cão trottar por 2-3 minutos.
  • Deixe  galope do cão durante um minuto.
  • Então deixe o cachorro fazer alguns movimentos de tiros curtos
  • Deixe o  cão ir diminuindo o ritmo, voltando ao trote e depois a andar devagar.
Aquecimento não  cansa o cão, mas sim aumenta a circulação sanguínea e aquece os músculos, garantindo que as articulações são lubrificadas e fiquem mais  flexíveis. Depoisdisso, o  cão estará pronto para executar os exercícios.
Após o aquecimento, você também pode facilmente testar a mobilidade do seu cão usando os oito mais comuns técnicas de alongamento. Você deve estar atento aos sinais do seu cão. Ele não deve sentir qualquer desconforto. Se isso acontecer, não hesite em entrar em contato com o veterinário.

Coloque uma mão diretamente acima da articulação do joelho ea outra mão na parte inferior da perna em torno da articulação do jarrete. Levantar a perna para cima para que o joelho seja dobrado. Empurre-a suavemente para cima e para trás com a mão posicionada acima da articulação do joelho.
Depois de completar uma competição ou uma sessão ativa, deixe que o cão volte lentamente a caminhada normal -  só então, cuidadosamente fazer alguns exercícios de alongamento. Quandochegar em casa, recompense o cão com uma massagem e  terá um cão feliz  pronto para novos desafios. Massagem e alongamento são essenciais e um investimento de baixo custo na saúde do seu cão, além  melhorar a qualidade de vida do seu amigo.

3 comentários:

  1. DR PET!!

    COMO POSSO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA MINHA CACHORRINHA? VOU EXPLICAR O QUE ACONTECEU. NO DIA 30/05/2012, APARECEU NO MEU QUINTAL UMA CADELINHA PRETINHA BEM PEQUENA. ( +OU- 2 MESES). NÃO TIVE CORAGEM DE COLOCA-LA NA RUA. APESAR DE JÁ TER UMA DE 4 ANOS. LEVEI AO VET. TOMOU REMÉDIO PARA VERME E FOI MARCADO PARA UNS DIAS DEPOIS PARA A VACINA, POIS ESTAVA MUITO DEBILITADA. LOGO EM SEGUIDA TEVE UMA INFECÇÃO ALIMENTAR, DEVIDO AS PORCARIAS QUE COMEU NA RUA. PERDEU PESO. CHEGOU COM 2,300 CAIU PARA 1,700. TOMOU ANTIBIÓTICO, FORTIFICANTE E TAMBÉM UMA POMADA PARA OS OLHINHOS. TOMOU A 1ª DOSE DA VACINA.UM TEMPO DEPOIS PERCEBI QUE ELA TREMIA MUITO E CHORAVA O TEMPO TODO. LEVEI AO VET PARA TOMAR A 2º DOSE DA VACINA. E O VET ME FALOU QUE AQUELA TREMEDEIRA TODA ERA UMA SEQUELA DE CINOMOSE. PEDI A ELE QUE ME INDICASSE UM REMÉDIO PARA TRANQUILIZA- LA A NOITE. ( JÁ QUE NEM ELA NEM NINGUÉM CONSEGUIA DORMIR) ELE PASSOU E REALMENTE ELA DORME MELHOR E AGENTE TAMBÉM. SEI QUE ELA VAI TER ESSES TIQUES PRO RESTO DA VIDA. E EU FICAREI COM ELA ATÉ O FIM. PORÉM GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM EXERCÍCIO OU ALGUMA ALIMENTAÇÃO QUE SUAVISE ESSE SOFRIMENTO. MEU NOME: MARCIA ANDREA e-mail marandrea38@oi.com.br DESDE DE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpa a demora em lhe responder. Tudo o que você precisa saber está aqui nesse site http://blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet/saude-animal/dr-vet-tira-duvidas-sobre-cinomose/
      Como sempre informo, a veterinária do Dr Pet é a minha filha e no momento está fora, eu apenas sou uma criadora e amante da raça canina. Espero que essas informações possam lhe ajudar.

      Um abraço

      Excluir
  2. Família Dr Pet!
    Assim como vocês sou amante da raça canina e trabalho em levar aos amantes o conhecimento do suplemento para cães totalmente natural, o único!PROTEUM ENERGY.
    Gostaria que conhecessem: www.energydog.com.br
    Grande abraço

    ResponderExcluir

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.