sexta-feira, 10 de junho de 2011

O que de fato existe dentro dos alimentos enlatados para animais?


Cada vez me convenço mais que a humanidade está mesmo querendo se destruir. A começar pelo que nos matém vivos – o que comemos. Tudo tão absurdamente alterado que ao invés de nutrir, acaba matando. Isso tem sido observado também nos animais, esses (pobres amigos!) nem têm um órgão fiscalizador como nós humanos possuímos, a cada dia surge uma nova fórmula e ninguém vai atrás pra saber se é saudável ou não. Ao receber esse artigo da Dra. Becker, resolvi postá-lo aqui para alertar os proprietários ou criadores sobre a importância de oferecer também aos nossos animais, comida indicada para sobrevivência enão para engordar os cofres da imensa industria da alimentação animal. Sobre assuntos interessantes como esse, eu indico o site www.cachorroverde.com.br, lá existe uma verdadeira montanha de informações a sua espera.

Um truque que os  fabricantes de ração animal comercial usam na comida enlatada é  o SDP – Plama spray-dried, que atua, possuindo como aglutinante em alimentos molhados, isso possibilita uma maior gelificação, retenção de água e a emulsão com outros ligantes. Mais recentemente, os fabricantes de alimentos para animais de estimação descobriram que o SDP possui também, a capacidade de absorver as diferenças de qualidade de um lote de carne, ou seja, tem aumentado o poder de conservação do alimento.

De acordo com PetFoodIndustry.com:

Os fornecedores de subprodutos animais,  devem considerar a recomendação do uso de SDP em receitas diariamente para evitar variações naturais em seus materiais de matéria-prima e também para evitar diferenças no desempenho entre os ingredientes de carne fresca e congelada. Os criadores de animais de companhia também devem considerar a adição de um aglutinante como o SDP, considerado como um "cinto de segurança" para garantia da qualidade dos alimentos enlatados que são oferecidos aos seus animais.
Fontes:
PetFoodIndustry.com 07 de marco de 2011

Comentários Dr. Becker:

... Minha primeira reação à idéia de que o plasma spray-dried pode "absorver as diferenças de qualidade" na matéria-prima utilizada em alimentos enlatados não é feliz.
Vamos dar uma olhada no estudo discutido no artigo acima.

Comparando Carcaças

O estudo utilizou duas carcaças de aves diferentes de qualidade de um fornecedor na Espanha.
Um deles foi considerado alto para uma carcaça de qualidade média (chamado de carcaça CH) e a outra era considerada média e baixa qualidade (CL). A carcaça de qualidade superior (CH) tinha uma textura melhor e mais umidade do que a carcaça de qualidade inferior (CL).

Ambas as carcaças de qualidade foram usadas
​​para fazer três lotes de ingredientes:

        Um grupo controle sem ligante
        Lote com plasma spray-dried como o fichário
        Lote com glúten de trigo como o fichário

Como é bastante fácil de ver neste gráfico, o fichário do plasma spray-dried (AP820 no gráfico) melhorou a análise do perfil de textura (TPA) de ambas as carcaças de qualidade. A melhora foi drástica, para certas medidas, por exemplo, mastigabilidade.

Nãofoi  só isso, o fichário spray-dried também parece ter trazido os escores TPA da carcaça de qualidade inferior (CL) em alinhamento muito próximo com os escores TPA da carcaça de melhor qualidade (CH).

Então o que é plasma sangüíneo, exatamente?

    Segundo a Associação Europeia de Proteína Animal:

        "... Spray dried plasma e hemoderivados provenientes de animais saudáveis
​​que tenham passado pela inspeção veterinária".

        "Além disso, são produtos tratados termicamente derivados de animais doadores de múltiplos e isso significa que a diluição extensa ocorreu. Então comprovado tratamento térmico com dois efeitos principais, inativação térmica e secagem, foi aplicado para os derivados de sangue inativar microorganismos patógenos (vírus e bactérias). Portanto, é seguro ".


De acordo com um estudo publicado na Alimentação Animal revista Science and Technology,  o plasma animal spray-secas (SDAP) "... é um concentrado de proteínas com a propriedade de produzir um gel muito compacto e estável, quando submetido a altas temperaturas."

    O estudo concluiu que o plasma animal spray-secas pode substituir outros ligantes ou gelificantes com o mesmo custo e ajudar "... na redução da exsudação do bloco de carne e para manter ou aumentar a textura do produto final enlatado."

    O estudo chegou a dizer que gatos, em particular, preferiram o sabor dos alimentos enlatados com SDP a alimentos que continham glúten de trigo como uma pasta.

    A empresa de alimentos para animais de estimação usando plasma suíno em suas fórmulas, diz o seguinte sobre ele:

        "... Plasma animal é um alimento altamente palatável (spray dried sangue com glóbulos vermelhos removidos), composto por altos níveis de albumina e proteínas importantes globulina."

        "... Plasma animal é um ingrediente importante no alimento natural que abastece as fontes naturais de ferro, sódio, cloreto, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, vitaminas numerosas, e mais de 18 aminoácidos. Estes nutrientes encontrados naturalmente no plasma do sangue animal, desempenham um importante papel na criação de uma dieta mais segura e mais natural ajudando a diminuir a necessidade de adicionar elementos tóxicos provenientes de síntese química como suplementos vindos da China”

Minha opinião sobre o plasma sangüíneo em alimentos enlatados

    Por um lado, SDP ou SDAP provavelmente é biologicamente mais adequado para cães e gatos do que outros tipos de ligantes e gelificantes feito de glúten de trigo ou de outros amidos.

O  plasma spray-dried é derivado do sangue de animais, e os carnívoros ingerem esse produtos na natureza rotineiramente quando comem o sangue de sua presa. Eu imagino que no pior caso, que SDP não tem valor nutritivo ou neutro quando adicionadas aos alimentos enlatados.

O que eu não recomendo, no entanto, é alimentar o seu cão ou gatinho com uma marca de alimento enlatado que contenha ingredientes de má qualidade em sua matéria prima.

O que espero é chamar sua atenção sobre o artigo Petfoodindustry.com sobre o termo “subprodutos”.
Como costumo discutir em meus vídeos e escrever no meu boletim, minha recomendação é que você deve ignorar qualquer fórmula de alimentos para animais de estimação onde conste no rótulo carne não-específicada como ingrediente, bem como qualquer fórmula contendo subprodutos.

Carnes de subprodutos, especialmente são aquelas não especificadas como tipo de carne (frango, carne de peru, etc) que freqüentemente contêm ingredientes perigosos para a mistura durante o processamento, como bicos, penas, pés, unhas, cabelo, vísceras - até tumores . Portanto, se um aglutinante como  plasma spray-dried melhora a textura até do que o lixo e o torna mais palatável, você realmente quer utilizá-lo na alimebtação do seu animal?

Claro que não!

Seu objetivo deve ser sempre que, para alimentar o seu cão ou companheiro felino com produtos de alta qualidade, não será preciso utilizar um aditivo, como plasma spray-dried.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENÇA DE USO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.