Tá chegando o veerão! Pois é, eu vou a praia e junto vou levar minha prole canina também! Como sei que muita gente vai fazer o mesmo, resolvi listar alguns cuidados pra fazer fazer desse verão, dias inesquecíveis!
1°
Proteja seu cão contra a dirofilariose!
Trata-se de um verme causador de uma doença conhecida como dirofilariose. Ocorre geralmente em cães, mas é possível também em gatos.Sua transmissão é feita através da picada de um mosquito (sempre eles!!!), que ali deposita a larva - Dirofilária immitis que se desenvolve dentro do coração e pode chegar a 25 cm de comprimento.
"Os sintomas
O parasita pode levar até 6 meses para adquirir a forma adulta e se aloja no coração e grandes vasos provocando obstrução do fluxo sanguíneo. O animal desenvolve sintomas de insuficiência cardíaca como tosse, perda de peso, cansaço fácil e aumento do volume abdominal. Muitas vezes o animal convive bem com o parasita durante anos, e quando os sintomas aparecem, a doença já está em estagio avançado.
Tratamento
Existe tratamento para a dirofilariose, mas a melhor maneira de evitar que o cão sofra este mal é a prevenção. Alguns medicamentos para controle de pulgas e vermes possuem efeitos contra as larvas jovens da dirofilariose chamadas de microfilarias ou agem repelindo mosquitos. Estes medicamentos devem ser administrados mensalmente por via oral.
Animais que residem em áreas litorâneas são mais propensos a adquirir a infecção, pois a incidência de mosquitos é maior nessas regiões, portanto, devem iniciar o tratamento preventivo desde filhotes. Áreas próximas a represas, rios e lagos também podem ser perigosas.
Se o seu animal freqüenta o litoral ou regiões endêmicas, deve realizar a prevenção periódica. Consulte o seu veterinário e ele saberá indicar qual o melhor medicamento para o seu caso"
(Fonte: BBEL)
Moro em Ilhéus (BA). Meu marido insiste em levar meu lhasa apso para a praia. Como ele é muito peludo, chega cheio de areia. Dou banho apenas em água corrente. As segundas feiras é o dia semanal para o banho no pet.Faz mal estes banhos de mar?
ResponderExcluirAmélia, os banhos de mar são sempre uma alegria para os cães e não devem ser privados aos peludos. Se ele vai regulamente ao veterinário e toma seus banhos com hidratação quinzenal, não existe razão para não lhes dar esse prazer. Tome cuidado apenas com água nos ouvidos.
ResponderExcluir