Continuo sem acreditar - como é bom caminhar com o "Boona" (Bolinha)!
Estou adorando e, parece, que ele mais ainda! Cheio de disposição, nunca quer voltar para casa, está sempre querendo mais e essa vontade que ele me passa é salutar; eu já nem tinha ânimo para enfrentar uma caminhada ao fim do dia. Por essa razão, deixo aqui mais um artigo de um blog sensacional!
Brincar
O cachorro adora brincar. Esta oportunidade deve ser aproveitada para o educar sem dificuldade, através de pequenos exercícios que o animal realizará com prazer. Por definição, brincar é aprender atitudes e comportamentos adequados para a vida. É também um meio priviligiado para educar o animal e é um prazer compartilhado por ambos.
Os cachorros adoram mordiscar, mastigar ou mesmo morder. Se o cão lhe morder as mãos, deverá impedi-lo. Para tal, é necessário que tenha os seus próprios brinquedos, mas tendo em atenção que estes sejam de tamanho adequado para que o animal não os engula.O prazer e o rigor condicionam o sucesso da educação do cachorro.
Para além dos jogos que lhe permitirão educar o cachorro num clima de alegria partilhada, a aprendizagem do cachorro também deve revestir-se de uma certa firmeza numa envolvente de confiança e paciência. Uma vez que cão é dotado de um grande sentido de justiça, desenvolverá muito melhor o desejo de ganhar a sua confiança e de lhe agradar.
Obediência
Para o cachorro entender uma ordem, a voz utilizada deve ter um tom forte e as palavras devem ser curtas. Por vezes um simples NÃO é suficiente.
Enquanto passeiam, alguns cães não vão ter com os seus donos quando são chamados. Aproximam-se do dono, mas param a alguns metros dele. Basta o dono se aproximar, para fugirem de novo. Nestas situações, o dono deve permanecer calmo e nunca lhe deve gritar. Mesmo que o cão demore o seu tempo a regressar, não deve ser castigado quando chega perto do seu dono, pois irá associar o castigo ao facto de ter voltado.
Ao contrário do que se pensa, em vez de ser castigado, o cachorro deve ser recompensado com elogios, carícias ou biscoitos, e o dono não deve colocar-lhe a trela imediatamente. Em vez disso, o cão deve ser motivado a ir brincar de novo.
Regras do treino:
- Seja paciente;
- Nunca se enerve ou grite;
- Nunca ceda;
- Para cada ordem empregue sempre as mesmas palavras e gestos;
- Nunca se esqueça da recompensa quando é merecida;
- Acabe o treino de um modo positivo ou com uma brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário