Pessoalmente já tive problemas com cães, principalmente uma cadelinha de raça Cocker Americano, que muito embora fosse dócil, virava uma fera quando as suas vontades eram, digamos, desrespeitadas”. Muitas vezes, só amar e cuidar, não é o suficiente para uma convivência salutar entre o homem e o seu cão. A nossa cadelinha “Juju”, nos forçou, a mudar de apartamento para uma casa porque latia demais quando estava sozinha.
De acordo com pesquisadores britânicos, um cão que sofre de ansiedade de separação quando deixado sozinho em casa, seus problemas emocionais podem ser mais profundos do que se pensa. Leiam o artigo abaixo.
Um estudo realizado com 24 cães em um abrigo e publicado na revista Current Biology, cujo objetivo era determinar se os cães com comportamentos relacionados com a separação, poderiam desenvolver distúrbios do humor, o que também afetaria o seu comportamento, compovou o que já se discutia.
Os cães foram colocados em locais isolados e foi observado as suas reações - muitos latiram e pularam em cima de móveis e arranharam a porta.
Então eles colocaram comedouros nas duas salas. Um continha alimentos, enquanto outro estava vazio. Após o treinamento, os cães passaram a entender que às vezes podem haver panelas vazias e às vezes cheia, então começaram a colocar as tigelas em locais diferentes
"Cães que chegaram rápido às panelas, como se esperassem a recompensa, na forma de panela cheia, foram classificados como tomadores de decisões e relativamente" otimista ". Curiosamente, esses cães são aqueles que também mostravam um comportamento menos ansioso, como quando deixados sozinhos por um curto espaço de tempo ", disse o professor Mike Mendl da Universidade de Bristol, que liderou a pesquisa.
Os pesquisadores concluíram que a ansiedade de separação acontece quando o cão é deixado sozinho por seu dono, o mais provável é que ele sofra de um humor subjacente, geralmente negativa.
Segundo o professor Mendl: "Sabemos que os estados emocionais das pessoas afetam suas decisões e que pessoas felizes são mais propensas a encontrar soluções de forma mais positiva para situações de tristeza”
Estes resultados podem ser valiosos no estudo da melhor forma de ajudar os cães com problemas de comportamento, como uma forma não só de melhorar a sua qualidade de vida, mas também para reduzir o número de cães abandonados em abrigos * The New York Times outubro 11, 2010
A Dra. Becker declina em seu artigo:
Parece que há duas maneiras de olhar para a questão de um cão 'pessimista'.
A maioria dos meios de comunicação no Reino Unido, onde o estudo foi feito, abordou o assunto sob a perspectiva da genética humana, como se existisse uma porcentagem de cães que nascem com uma tendência natural a ver a vida de forma negativa.
De acordo com Emily Blackwell, especialista em comportamento animal da Universidade de Bristol, no Reino Unido e um dos autores do estudo, os cães com ansiedade de separação se comportam mal, porque eles não foram treinados quando jovens e não sabiam que o fato de estar sozinho, não é algo para se preocupar. "O processo de educação de um cão para saber como se comportar, chamado de socialização, é melhor quando feito durante puppyhood",(infância) - disse Blackwell. E acrescenta que, embora a formação adequada de um cão adulto pode extinguir o mau comportamento, é muito mais trabalhoso treinar um animal de estimação mais velho, do que um filhote.”
O escritor Lopatto também conversou com o diretor do programa de Animais em Risco para a Sociedade Humanitária dos EUA, Adam Goldfarb, que fala sobre o estudo da Universidade de Bristol; “a pesquisa mostra uma ligação direta entre a falta de socialização de cães e uma atitude negativa em relação à vida; Isso nos diz algo que não se reflete na forma como cada cão é tratado", frisou em entrevista por telefone. "Um cão destrutivo é um animal cujas necessidades não estão sendo atendidas."
Então é Natureza ou Criação?
"Na minha experiência, tanto como proprietária e médica veterinária, há quase sempre uma razão para o comportamento inadequado de um cão ou sua incapacidade de se adaptar a certas situações.
Você pode nunca descobrir qual é o motivo, especialmente se o animal chega em sua vida na fase adulta, muito além da fase de formação. Mas se o seu cão amado tem a ansiedade de separação ou outro comportamento infeliz, a probabilidade de que algo aconteceu é nula Se você está lidando com um caso de ansiedade de separação no seu filhote, eu recomendo que leia “O que fazer se o seu cão entra em pânico quando você sai”. Nesse artigo, conselhos úteis e dicas para aplicar e manter o problema sob controle.
Se você acabou de trazer um filhote para casa ou está planejando, é aconselhável ler sobre a importância da socialização. Nada é mais importante do que dar ao seu filhote uma socializado correta, na hora certa (antes de atingir 14 a 16 semanas), porque a formação continuada e a socialização acontecem com eficiência no primeiro ano de vida do seu cão.
Recursos para Ensinar um cão velho
Existem muitos cães com problemas comportamentais, exibindo variados graus de ansiedade de separação ou outros problemas que precisam ser resolvidos para o bem dos animais, de seus familiares e responsáveis.
Problemas de comportamento é a causa numero um de abandono de cães em abrigos. É de cortar o coração, ver um dono com seu cão decidindo por entregar o seu animal já que para ele é impossível resolver o problema. Um programa de exercícios diários, alimentação adequada, ervas calmantes + as essências florais podem ajudar, mas esses passos não vão sanar problemas de comportamento de muito tempo. A maioria destes cães necessitam de ajuda profissional eficiente e, quanto mais cedo for tratado, maiores as chances de ter sucesso.
Se você tiver um cão com problemas de comportamento, por favor não desanime! Há uma grande ajuda disponíveis por aí para ensinar a um cão velho, truques novos.
........................................................
gostaria de uma horientaçao ,pois estou preocupada meu base de 6mese estara completando agora dia 26 de dezembro comeu uma comida que esta fora de sua dieta ,minha filha deu macarrao com salsicha pra ele,vomitou ,depois vomitou uma gosma meio esverdeada,epor ultimo evacuou um liquido com aspecto da cor de sangue ja lhe administrei um antitoxivo sm mais estou muito preocupada
ResponderExcluirMeu Rotwellier tem 3 meses e 15 dias... Ele está tendo diarréia constante, já demos via veterinário +1 via oral de verme(Progard Plus 50) e outra que também é via oral para a flora intestinal, ele tem tomado pela manhã e pela noite 30 gostas de Jofatox mas ainda sim continou apresentando a diarréia, estou sem saber o que fazer :/ não sei se é a ração ou verme afinal ele estava comendo terra, mas já tem todas as vacinas em dia!
ResponderExcluir