sexta-feira, 30 de julho de 2010
Filhote - o primeiro banho
Sempre que um cachorrinho invade nossas vidas, temos uma grande preocupação: "E o banho?" Respondendo... Aos 4 meses! Antes disso, só se lele estiver muito sujo de lama, urina, fezes, algo que possa influenciar na sua saúde. Fora essas situações, banhos muito freqüentes não são recomendáveis porque resseca a pele e remove a oleosidade natural (proteção), deixando o filhote mais vulnerável a desenvolver problemas dermatológicos.
O banho deve ser dado com xampus de uso veterinário. Além de terem um pH adequado, possuem substâncias oleosas que repõem os sistemas naturais de proteção da pele e pêlo.
Escove-o bem antes do banho, removendo os “nós”, sujidades e pêlos soltos. Um chumaço de algodão umedecido com óleo mineral de uso infantil nas duas orelhas, evita que a água penetre no canal do ouvido.
Depois de molhá-lo, espalhe o xampu em toda a superfície de seu corpo, ensaboado-o por alguns minutos. Enxágue-o muito bem para que não fique resíduos em seu pelo.
Use uma toalha macia e finalize o procedimento com um secador em temperatura média. Durante a secagem, escove-o seguindo a direção do crescimento dos pêlos.
Observe se está totalmente seco e retire o algodão das orelhas. deixe-o em local seco e seguro.
O banho deve ser de uma a duas vezes ao mês em condições normais de pele e pêlo, mas deve ser confirmado por um profissional de acordo com o tipo de pêlo e a raça do seu cão. ~Um filhote limpo e asseado é sempre muito bem vindo (até quando "pula" nas visitas!).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário